| Código: | EFA02 | Sigla: | MIEFA |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologias de Investigação/Intervenção Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação e Formação de Adultos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEFA | 13 | Plano oficial | 1 | - | 6 | 65 | 162 |
Esta disciplina visa:
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de investigação e de intervenção em educação,
- capacitar os estudantes para porem e resolverem problemas de investigação e de intervenção no campo educativo.
Ser capaz de:
- identificar várias metodologias de recolha e análise de dados;
- desenhar, de forma coerente, projetos de investigação e de intervenção no campo educativo;
- aplicar de forma adequadas várias metodologias de recolha e análise de dados;
- reconhecer implicações relevantes do trabalho de campo realizado para a investigação e a intervenção educativas.
1. Relação, colaboração, participação enquanto condimentos para pensar (e fazer) a investigação- e a intervenção-em-contexto.
2. O processo de construção de projectos de investigação ou de intervenção.
3. Relação e poder como estruturadores da intervenção: apoio social, capital social e empoderamento.
4. O que é investigar? Questões epistemológicas subjacentes ao que-fazer investigativo.
5. Métodos de recolha e análise de dados.
6. Escrita académica.
7. Levantamento de projetos de investigação e de intervenção em EFA.
Exposição, debate, trabalho grupo, trabalho de campo e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Prova oral | 25,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 35,00 |
| Total: | 100,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função da qualidade da apresentação e discussão do trabalho de campo e do relatório.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Segue o regulamento da FCPEUP.
Através da melhoria do relatório.