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Metodologias de Investigação em Educação e Formação de Adultos

Código: EFA02     Sigla: MIEFA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação/Intervenção Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 13 Plano oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina visa:
- capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de investigação e de intervenção em educação,
- capacitar os estudantes para porem e resolverem problemas de investigação e de intervenção no campo educativo.

Resultados de aprendizagem e competências

Ser capaz de:

- identificar várias metodologias de recolha e análise de dados;

- desenhar, de forma coerente, projetos de investigação e de intervenção no campo educativo;

- aplicar de forma adequadas várias metodologias de recolha e análise de dados;

- reconhecer implicações relevantes do trabalho de campo realizado para a investigação e a intervenção educativas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Relação, colaboração, participação enquanto condimentos para pensar (e fazer) a investigação- e a intervenção-em-contexto.
2. O processo de construção de projectos de investigação ou de intervenção.
3. Relação e poder como estruturadores da intervenção: apoio social, capital social e empoderamento.
4. O que é investigar? Questões epistemológicas subjacentes ao que-fazer investigativo.
5. Métodos de recolha e análise de dados.
6. Escrita académica.
7. Levantamento de projetos de investigação e de intervenção em EFA.

Bibliografia Obrigatória

Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Flick Uwe 340; A companion to qualitative research. ISBN: 978-0-7619-7375-1
Menezes Isabel; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
Bruyne Paul de; Dinâmica da pesquisa em ciências sociais
Ketele Jean-Marie De; Metodologia da recolha de dados. ISBN: 972-771-074-3
Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho grupo, trabalho de campo e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função da qualidade da apresentação e discussão do trabalho de campo e do relatório.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue o regulamento da FCPEUP.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do relatório.

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