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Práticas de Educação para a Saúde

Código: E613     Sigla: PES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 25 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular visa:

- a aquisição e o desenvolvimento de  conhecimentos e de competências em torno de metodologias de educação para a saúde;

- a exploração de instrumentos e estratégias de promoção e educação para a saúde;

- promover condições para refletir criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes à promoção da saúde em contextos de educação formal, não-formal e informal.

Resultados de aprendizagem e competências

Em termos de resultados de aprendizagem, é esperado que esta unidade curricular permita:

- pensar e operacionalizar estratégias de promoção e educação para a  saúde;

- adaptar mensagens e iniciativas de promoção de saúde a diferentes públicos e em diferentes contextos;

- trabalhar em equipas multidisciplinares diferentes tópicos de educação para a saúde;

- analisar criticamente projetos e/ou iniciativas de educação para a saúde, perspetivando os seus efeitos do ponto de vista social, educativo, cultural, económico, etc..

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

A educação para a saúde enquanto campo de intervenção co construído;

Os agentes e os contextos de promoção e educação para a saúde;

O desenho de estratégias de educação para a saúde enquanto formas de participação comunitária. 

Bibliografia Obrigatória

Carapinheiro Graça; Saberes e poderes no hospital. ISBN: 972-36-0306-3
SONTAG, Susan; A Doença como Metáfora. A Sida e as suas Metáforas, Quetzal, 2009
CARAPINHEIRO, Graça (Org.); Sociologia da Saúde. Estudos e Perspectivas, 2006
SWAIN, John; FRENCH, Sally; BARNES, Colin & THOMAS, Carol (Eds.) ; Disabling Barriers – Enabling Environments , Sage Publications, 2004
Rodrigues, David (Org.); Educação e Diferença. Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva, Porto Editora, 2001
PAIS, Sofia Castanheira; Vivência e qualidade de vida escolar, empoderamento e participação: O caso das crianças e jovens com doença crónica e suas famílias, 2012
ABREU, José Luís Pio ; Comunicação e Medicina, Virtualidade, 1998
ALVES, Fátima (Coord.); Saúde, Medicina e Sociedade, Factor, 2013
LEANDRO, Maria Engracia; NOSSA, Paulo Nuno & RODRIGUES, Vitor (Orgs.); Saúde e Sociedade. Os Contributos (In)visíveis da Família, Psicosoma, 2009
SONTAG, Susan; A Doença como Metáfora. A Sida e as suas Metáforas, Quetzal, 2009
COSTA, Rui Manuel Pinto ; O Poder médico no Estado Novo (1945-1974). Afirmação, legitimação e ordenamento profissional, Editorial da Universidade do Porto, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto: Exposição, Debate, Dinâmica de grupo e Orientação
tutorial.

Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica, Escrita e Trabalho de terreno.

As metodologias de ensino incluem três dimensões centrais, designadamente: a pesquisa bibliográfica sobre projetos/iniciativas de educação para a saúde; a apresentação e o debate em torno das suas especificidades; e a análise crítica das suas potencialidades e fragilidades.

Ao longo do semestre os estudantes são convidados a recolher projetos/iniciativas de educação para a saúde, registando as suas notas críticas, com base na leitura e análise dos mesmos, num diário de bordo. No final do semestre é esperado que os estudantes selecionem um projeto/iniciativa de educação para a saúde para apresentar ao grupo discutindo as suas potencialidades e fragilidades. Este projeto/iniciativa de educação para a saúde deverá ser também explorado do ponto de vista teórico em registo escrito e sob a forma de trabalho final.

As componentes de avaliação incluem: qualidade da componente presencial (30%), apresentação de projetos/iniciativas de educação para a saúde (30%) e diário de bordo e trabalho/reflexão final de integração (40%).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

30% + 30% + 40% = 100%
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