| Código: | E613 | Sigla: | PES |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 25 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
Esta unidade curricular visa:
- a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos e de competências em torno de metodologias de educação para a saúde;
- a exploração de instrumentos e estratégias de promoção e educação para a saúde;
- promover condições para refletir criticamente sobre potencialidades e riscos inerentes à promoção da saúde em contextos de educação formal, não-formal e informal.Em termos de resultados de aprendizagem, é esperado que esta unidade curricular permita:
- pensar e operacionalizar estratégias de promoção e educação para a saúde;
- adaptar mensagens e iniciativas de promoção de saúde a diferentes públicos e em diferentes contextos;
- trabalhar em equipas multidisciplinares diferentes tópicos de educação para a saúde;
- analisar criticamente projetos e/ou iniciativas de educação para a saúde, perspetivando os seus efeitos do ponto de vista social, educativo, cultural, económico, etc..Conteúdos programáticos:
A educação para a saúde enquanto campo de intervenção co construído;
Os agentes e os contextos de promoção e educação para a saúde;
O desenho de estratégias de educação para a saúde enquanto formas de participação comunitária.Horas de contacto: Exposição, Debate, Dinâmica de grupo e Orientação
tutorial.
Trabalho autónomo: Pesquisa bibliográfica, Escrita e Trabalho de terreno.
As metodologias de ensino incluem três dimensões centrais, designadamente: a pesquisa bibliográfica sobre projetos/iniciativas de educação para a saúde; a apresentação e o debate em torno das suas especificidades; e a análise crítica das suas potencialidades e fragilidades.
Ao longo do semestre os estudantes são convidados a recolher projetos/iniciativas de educação para a saúde, registando as suas notas críticas, com base na leitura e análise dos mesmos, num diário de bordo. No final do semestre é esperado que os estudantes selecionem um projeto/iniciativa de educação para a saúde para apresentar ao grupo discutindo as suas potencialidades e fragilidades. Este projeto/iniciativa de educação para a saúde deverá ser também explorado do ponto de vista teórico em registo escrito e sob a forma de trabalho final.
As componentes de avaliação incluem: qualidade da componente presencial (30%), apresentação de projetos/iniciativas de educação para a saúde (30%) e diário de bordo e trabalho/reflexão final de integração (40%).| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 30,00 |
| Prova oral | 30,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |