Questões Aprofundadas em Reabilitação e Saúde Mental II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia Aplicada |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 23-02-2015 a 12-06-2015) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
14 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade.
- Descrever estudos portugueses sobre doença mental e reabilitação efetuados por investigadores de outras universidades ou faculdades, convidados para partilha de experiências.
- Promover a reflexão crítica sobre a reabilitação psicossocial e a doença mental.
Resultados de aprendizagem e competências
Pensar criticamente sobre algumas questões práticas da Reabilitação Psicossocial e sobre a doença mental.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Saúde, doença mental e reabilitação: conceitos, intervenção e combate ao estigma; papel dos cuidadores; motivação para a recuperação.
2. Psicologia Positiva e Psicologia Comunitária: contributo para a reabilitação na doença mental; empowerment e a atitude do individuo com doença mental, sua família e comunidade.
3. Exemplos de investigações e estudos efetuados em Portugal e reflexão crítica sobre estes estudos.
4. Questões Éticas e Deontológicas na Reabilitação Psicossocial.
Bibliografia Obrigatória
Bennett-Levy James 340;
Oxford guide to low intensity CBT interventions. ISBN: 978-0-19-959011-7
Brito Luisa;
A^saúde mental dos prestadores de cuidados a familiares idosos. ISBN: 972-8717-19-9
Carapinheiro Graça;
Saberes e poderes no hospital. ISBN: 972-36-0306-3
Cordo, M. ; Reabilitação de pessoas com doença mental, Lisboa: Climepsi., 2003
Corrigan P. et al. ; Blame, shame and contamination., J. Family Psychology, 20, 239-246., 2006
Goffman Erving;
Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Guerra Marina Prista 570;
Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde. ISBN: 972-796-161-4
Hackmann Ann;
Oxford guide to imagery in cognitive therapy. ISBN: 978-0-19-923402-8
Seligman, E. et al. ; Positive psychology progress., American Psychologist, 60, 410-421., 2005
Zimmerman, M. et al. ; Empowerment theory for rehabilitation research., Rehabilitation Psychology, 43, 3-16., 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas teóricas ou com discussão de casos em grupo, e exame escrito final que representa 100% da classificação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão assistir às aulas e atingir no exame a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina, sendo o exame final obrigatório.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é obtida no exame, que representa 100% da nota.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
A melhoria é possível repetindo o exame conforme regulamento da FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle, em comum com as outras UC desta área do MTP