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Questões Aprofundadas em Reabilitação e Saúde Mental II

Código: PRPSM18     Sigla: QARSM II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia Aplicada

Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 23-02-2015 a 12-06-2015) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 14 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Problematizar a saúde e a doença mental enquanto fenómenos socialmente construídos e enquanto área de atuação profissional que implica o indivíduo, a família e a comunidade.

- Descrever estudos portugueses sobre doença mental e reabilitação efetuados por investigadores de outras universidades ou faculdades, convidados para partilha de experiências.

- Promover a reflexão crítica sobre a reabilitação psicossocial e a doença mental.

Resultados de aprendizagem e competências

Pensar criticamente sobre algumas questões práticas da Reabilitação Psicossocial e sobre a doença mental.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Saúde, doença mental e reabilitação: conceitos, intervenção e combate ao estigma; papel dos cuidadores; motivação para a recuperação.

2. Psicologia Positiva e Psicologia Comunitária: contributo para a reabilitação na doença mental; empowerment e a atitude do individuo com doença mental, sua família e comunidade.

3. Exemplos de investigações e estudos efetuados em Portugal e reflexão crítica sobre estes estudos.

4. Questões Éticas e Deontológicas na Reabilitação Psicossocial.

Bibliografia Obrigatória

Bennett-Levy James 340; Oxford guide to low intensity CBT interventions. ISBN: 978-0-19-959011-7
Brito Luisa; A^saúde mental dos prestadores de cuidados a familiares idosos. ISBN: 972-8717-19-9
Carapinheiro Graça; Saberes e poderes no hospital. ISBN: 972-36-0306-3
Cordo, M. ; Reabilitação de pessoas com doença mental, Lisboa: Climepsi., 2003
Corrigan P. et al. ; Blame, shame and contamination., J. Family Psychology, 20, 239-246., 2006
Goffman Erving; Stigma. ISBN: 978-0-14-012475-0
Guerra Marina Prista 570; Intervenção psicológica em grupos em contextos de saúde. ISBN: 972-796-161-4
Hackmann Ann; Oxford guide to imagery in cognitive therapy. ISBN: 978-0-19-923402-8
Seligman, E. et al. ; Positive psychology progress., American Psychologist, 60, 410-421., 2005
Zimmerman, M. et al. ; Empowerment theory for rehabilitation research., Rehabilitation Psychology, 43, 3-16., 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas teóricas ou com discussão de casos em grupo, e exame escrito final que representa 100% da classificação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão assistir às aulas e atingir no exame a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina, sendo o exame final obrigatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é obtida no exame, que representa 100% da nota.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria é possível repetindo o exame conforme regulamento da FPCEUP.

Observações

A disciplina existe na plataforma Moodle, em comum com as outras UC desta área do MTP
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