| Código: | MED301 | Sigla: | MAP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 26 | Plano Oficial | 2 | - | 4 | - |
A UC de Metodologia de Avaliação de Projetos (MAP) orienta-se pelos objetivos:
1. Aprofundar conhecimentos sobre modelos teórico-metodológicos de AP
a) debater especificidades de diversos modelos de avaliação;
b) conhecer e problematizar critérios de cientificidade da avaliação;
2. Desenvolver um pensamento crítico sobre MAP;
a) refletir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes
b) caraterizar papéis atribuídos a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos;
Para a concretização dos obejtivos da UC são abordados os seguintes conteúdos:
1. De que falamos quando falamos em avaliação?- enquadramento da problemática
2. Modelos objetivista e subjetivistas da avaliação
3. Avaliação de projetos: princípios, conceitos e perspetivas
a) Avaliação interna, avaliação externa e autoavaliação: conceitos, procedimentos e instrumentos
b) A autoavaliação das escolas: conceitos, procedimentos e instrumentos
4. Avaliação como construção de sentido
a) A avaliação participativa: funções e características
b) Avaliação, controlo e gestão: conceitos e lógicas
c)Etapas de planeamento de um projecto e respectivos critérios de avaliação
5. A avaliação comunitária de projectos
a) A avaliação de projectos em contextos de inserção social: reflexões a partir de uma prática
A metodologia assenta numa pedagogia ativa, de reconhecimento dos estudantes como protagonistas na construção da sua formação. A abordagem de conceitos e de perspetivas teóricas sobre avaliação educacional é acompanhada de debate e ampliada com as reflexões produzidas a partir da apresentação de um projeto. Assim, em tempo de contacto, os estudantes, em grupo, apresentam à turma um projeto de avaliação socioeducacional, dando ênfase à dimensão metodológica. Em tempo de trabalho autónomo analisam um projeto e organizam a sua apresentação à turma; estruturam uma dinâmica de debate e pesquisam bibliografia para apoio ao trabalho individual. Os estudantes são acompanhados em sessões tutoriais.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 35,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
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