| Código: | MED102 | Sigla: | MIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 70 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina visa: - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências no no domínio das metodologias de intervenção em educação, - capacitar os estudantes com conhecimentos e competências de diversos métodos de intervenção,
- capacitar os estudantes para a análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção, - propiciar a reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.
Metodologia de construção de projectos em intervenção comunitária. Contornos da intervenção em contextos educacionais. Consultoria e mudança organizacional. Redes sociais. A rede social como suporte da política social e da intervenção. Deficiência, diferença e singularidades. Análise e discussão de projectos de intervenção em contextos educacionais diversos.
Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 50,00 |
| Teste | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | |
| Estudo autónomo | |
| Frequência das aulas | |
| Trabalho de campo | |
| Total: | 0,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função da qualidade da apresentação e discussão de projectos de intervenção no contexto das horas de contacto e da qualidade da reflexão produzida no exame final. O exame final constitui uma síntese pessoal reflexiva a partir do confronto com as diversas estratégias e projectos de intervenção, realizada em sala de aula. A síntese pode tomar como ponto de partida os projectos discutidos na aula, mas constituir uma reflexão mais geral sobre a intervenção educativa em relação com os conteúdos da disciplina. A componente de trabalho oral corresponde a 50% (10 valores) e a componente escrita a 50% (10 valores) da avaliação.
Não se aplica.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Através da melhoria do exame final.