| Código: | E401 | Sigla: | OAE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Estudos Curriculares |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 66 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
Nesta UC espera-se que o estudante seja capaz de demonstrar capacidades de:
Domínio do conhecimento sobre Organizações e Administração Educacional;
Mediar processos de intervenção social e educativa nas organizações construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;
Acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta a mudança organizacional no impacto da formação;
Acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta o contexto organizacional promovendo a mudança e a mediação social e educativa;
Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);
Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;
Problematizar a Gestão Democrática das Organizações e especificamente da Escola;
Analisar criticamente Processos Democráticos, a Autonomia, as Lideranças e a tomada de decisão dos jovens em contextos organizacionais.
Contribuí para o desenvolvi/ teórico no domínio da análise crítica, psicossociológica, organizacional e administrativa da Educação, com enfoque nas organizações Educativas escolares e não escolares. Os conteúdos estruturam-se em 5 temáticas relevantes para a mudança organizacional, com destaque nos processos de governação democrática, de autonomia, de lideranças e tomada de decisão nas Organizações. Nesta abordagem realça -se a relação direta entre os conteúdos, os objetivos e as aprendizagens nucleares a serem realizadas pelos estudantes e com significado para o perfil do LCE pois através do domínio destes conhecimentos de OAE tornam-se capazes de mediar e intervir em processos sociais e educativos nas Organizações.
Teorias Organizacionais e Comunicacionais na Contemporaneidade
As Organizações Educativas e a Mudança Organizacional
Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas
Dimensões de análise institucional e organizacional
Eixos teóricos do pensamento organizacional
Escola Clássica, Teorias: das Relações Humanas, Sistémica ou Contingencial, Institucionais e Neoinstitucionais
Administração Educacional em Portugal - Ensino e Investigação
Perspetivas de estudo e desafios em Administração e nas Organizações Educacionais
Perspetivas jurídicas, normativas e legais
Área curricular interdisciplinar
A Educação e a “Governação Democrática” das Organizações
As organizações educativas e a escola como organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
Modelos: Burocrático, Político, Ambiguidade e Cultural
Democracia, autonomia e lideranças organizacionais
A Agência humana, as relações de poder e o desenvolvimento da autonomia
Questões de liderança
Tempo de contacto
Sessões Teóricas: exposição de conteúdos e debate
Sessões Teórico-práticas: análise de textos e realização de exercícios orientados
Dinâmicas de Pesquisa de grupo e role-play
Leitura de textos individualmente/ grupo de coletânea organizada pela docente
Apresentação de textos em grupo
Acompanhamento tutorial
Organização de debates
Escrita de síntese pessoal do texto analisado e apresentado em grupo
Prova escrita final
Trabalho autónomo: leitura de textos, análise individual de textos e de exercícios, pesquisa e estudo
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 4,00 |
| Frequência das aulas | 36,00 |
| Total: | 40,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade. Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.
A classificação final é função da participação nas aulas (10%); da qualidade da apresentação, discussão de síntese de um texto trabalhado e da realização de um role play em grupo acompanhada da entrega de discussão de síntese (1 página), por cada elemento do grupo, de uma situação-problema ocorrida numa organização educativa (50%); e prova escrita (40%) a realizar-se nos períodos de avaliação previstos.
As necessárias para assegurar a avaliação adequada de alunos em DA.
Os estudantes trabalhadores têm de se apresentar à docente no início das aulas e informar que vão necessitar/usufruir do estatuto e por conseguinte de avaliação especial. A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência ou optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consiste na realização de um exame final ( 70%data a divulgar) e de uma Ficha de Leitura de um Texto da Bibliografia (3pgs) a entregar à docente em Abril (30%). A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos escritos ou orais que se lhe adeqúem.
A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época ou épocas previstas, por um exame.