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Introdução às Ciências da Educação

Código: E100     Sigla: ICE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 72 Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:

a) Refletir sobre o contributo da educação na construção e afirmação dos seres humanos; b) relacionar a afirmação da emergência da escola de massas com as transformações históricas e civilizacionais subsequentes à Modernidade; c) relacionar os vínculos epistemológicos entre o positivismo e a emergência da área das Ciências da Educação; d) refletir sobre o desenvolvimento das Ciências da Educação como uma área abrangente e multirreferencial.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o programa de trabalho nesta unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de: - Contextualizar, nos planos sócio-histórico e epistemológico, alguns dos principais problemas educativos que balizam os objectos de investigação da área de saber que as Ciências da Educação constitui. - Caracterizar as diferentes contribuições e a plurireferencialidade das Ciências da Educação na abordagem dos fenómenos educativos. - desenvolver um conjunto de competências ao nível da leitura e análise de textos, ao nível da escrita académica e, ainda, ao nível do trabalho em grupo, dos debates e da apresentação pública de trabalhos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não são necessários

Programa

I – A EDUCAÇÃO COMO DEDUÇÃO FILOSÓFICA DE CONCEITOS DE SER HUMANO 1) Os conceitos de "natureza humana" e de “educação”. 2) Da educação enquanto “aperfeiçoamento” à educação enquanto “inacabamento”. 3) Da abordagem filosófica à abordagem científica em educação. A educação como questão central da antropologia contemporânea. II – A PROBLEMÁTICA SÓCIO-HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1) Condições histórico-sociais: a produção da escola de massas. 2) Condicionantes epistemológicas: o positivismo e a fenomenologia nas ciências sociais e humanas. 3) O estatuto da Pedagogia e das Ciências da Educação: origem e desenvolvimento de uma problemática. Do tempo dos especialistas ao retorno da Pedagogia. III – DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA FORMAÇÃO 1) Formação de adultos e autoformação: características e orientações 2) A formação permanente e a cidade educativa.

Bibliografia Obrigatória

Carvalho Adalberto Dias de; A educaçao como projecto antropológico. ISBN: ISBN 972-36-0293-8
Santos Delfim; Fundamentação existencial da pedagogia
Estrela Albano; O^tempo e o lugar das ciências da educação. ISBN: 972-0-91100-X
Correia josé Alberto; Para uma crítica das teorias em Educação, Porto Editora, 1998
Revista de Psicologia e Ciências da Educação, 1992
Carvalho Adalberto Dias de; Epistemologia das ciências da educação
Pombo Olga; Quatro textos excêntricos, Relógio d'Água, 2000

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica em cada sumário.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto - Exposição -Trabalhos de Grupos - Discussão em pequeno e grande grupo Actividades de trabalho autónomo -Leitura e análise de textos -Redacção de textos -Trabalho de grupo -Elaboração de um "roteiro de formação"

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 92,00

Obtenção de frequência

A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída com exame final garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos: 1.Participação activa nas aulas na realização dos trabalhos propostos e que integram os conteúdos discutidos. 2. Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de um pequeno “Roteiro de formação”, individual, que mostrará o investimento feito na disciplina. Este roteiro será entregue no final do semestre mas haverá momentos intercalares que darão conta do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina. 3. Haverá também um momento de avaliação formal, escrita e presencial, o qual se concretiza por via da realização de um trabalho individual que terá lugar nas datas referentes às diversas épocas destinadas à avaliação que estão prevista no calendário escolar.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação activa nas aulas - 2 valores; Roteiro de formação, individual - 8 valores; Trabalho escrito de carácter individual e presencial - 10 valores No caso de uma classificação inferior a dez valores quer na componente «Roteiro de formação» quer na componente «Trabalho escrito de carácter individual e presencial» o estudante terá de, no primeiro caso, reformular o «Roteiro de Formação», podendo apresentá-lo e discuti-lo em data a marcar pela professora na época Normal e de Recurso e, no segundo caso, terá de realizar um novo trabalho escrito de carácter individual e presencial nas datas estipuladas no calendário de exames, referentes às épocas Normal e de Recurso ou, caso se cumpram as condições estipuladas no artº 10º do Despacho nº GR. 02105/2010, na Época Especial. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Trabalho de estágio/projeto

Não está previsto

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes detentores de estatutos e numa situação que os possa dispensar do cumprimento da regra da assiduidade terão que encontrar em contacto com a docente da u.c. de forma a que esta possa definir um programa de trabalho que estes deverão cumprir em regime de carácter tutorial. Tal como todos os outros estudantes, também estes terão que realizar o «Trabalho escrito de carácter individual e presencial» nas datas estipuladas no calendário escolar, referentes às épocas Normal e de Recurso ou, caso se cumpram as condições estipuladas no artº 10º do Despacho nº GR. 02105/2010, na Época Especial.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final cumpre o estipulado no artº 11º do Despacho nº GR. 02105/2010, podendo ser concretizada através de duas vias: a) por via da reformulação do «Roteiro de Formação» e da discussão do mesmo; b) por via do «Trabalho escrito de carácter individual e presencial». Um/a estudante pode realizar a melhoria às duas tarefas ou realizar, apenas, a melhoria a uma delas. Em qualquer dos casos, a melhoria ocorrerá tendo por referência as datas da avaliação estipuladas no calendário escolar, seja na época Normal, seja na época de Recurso, subsequentes ao ano letivo em que obtiveram aprovação.

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