| Código: | E100 | Sigla: | ICE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 72 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Os objetivos nesta unidade curricular são os seguintes:
a) Refletir sobre o contributo da educação na construção e afirmação dos seres humanos; b) relacionar a afirmação da emergência da escola de massas com as transformações históricas e civilizacionais subsequentes à Modernidade; c) relacionar os vínculos epistemológicos entre o positivismo e a emergência da área das Ciências da Educação; d) refletir sobre o desenvolvimento das Ciências da Educação como uma área abrangente e multirreferencial.
Espera-se que o programa de trabalho nesta unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de: - Contextualizar, nos planos sócio-histórico e epistemológico, alguns dos principais problemas educativos que balizam os objectos de investigação da área de saber que as Ciências da Educação constitui. - Caracterizar as diferentes contribuições e a plurireferencialidade das Ciências da Educação na abordagem dos fenómenos educativos. - desenvolver um conjunto de competências ao nível da leitura e análise de textos, ao nível da escrita académica e, ainda, ao nível do trabalho em grupo, dos debates e da apresentação pública de trabalhos.
Não são necessários
I – A EDUCAÇÃO COMO DEDUÇÃO FILOSÓFICA DE CONCEITOS DE SER HUMANO 1) Os conceitos de "natureza humana" e de “educação”. 2) Da educação enquanto “aperfeiçoamento” à educação enquanto “inacabamento”. 3) Da abordagem filosófica à abordagem científica em educação. A educação como questão central da antropologia contemporânea. II – A PROBLEMÁTICA SÓCIO-HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 1) Condições histórico-sociais: a produção da escola de massas. 2) Condicionantes epistemológicas: o positivismo e a fenomenologia nas ciências sociais e humanas. 3) O estatuto da Pedagogia e das Ciências da Educação: origem e desenvolvimento de uma problemática. Do tempo dos especialistas ao retorno da Pedagogia. III – DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA FORMAÇÃO 1) Formação de adultos e autoformação: características e orientações 2) A formação permanente e a cidade educativa.
Actividades de contacto - Exposição -Trabalhos de Grupos - Discussão em pequeno e grande grupo Actividades de trabalho autónomo -Leitura e análise de textos -Redacção de textos -Trabalho de grupo -Elaboração de um "roteiro de formação"
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 90,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Frequência das aulas | 42,00 |
| Total: | 92,00 |
A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída com exame final garantida a frequência de 75% das aulas dadas. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos: 1.Participação activa nas aulas na realização dos trabalhos propostos e que integram os conteúdos discutidos. 2. Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de um pequeno “Roteiro de formação”, individual, que mostrará o investimento feito na disciplina. Este roteiro será entregue no final do semestre mas haverá momentos intercalares que darão conta do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina. 3. Haverá também um momento de avaliação formal, escrita e presencial, o qual se concretiza por via da realização de um trabalho individual que terá lugar nas datas referentes às diversas épocas destinadas à avaliação que estão prevista no calendário escolar.
Participação activa nas aulas - 2 valores; Roteiro de formação, individual - 8 valores; Trabalho escrito de carácter individual e presencial - 10 valores No caso de uma classificação inferior a dez valores quer na componente «Roteiro de formação» quer na componente «Trabalho escrito de carácter individual e presencial» o estudante terá de, no primeiro caso, reformular o «Roteiro de Formação», podendo apresentá-lo e discuti-lo em data a marcar pela professora na época Normal e de Recurso e, no segundo caso, terá de realizar um novo trabalho escrito de carácter individual e presencial nas datas estipuladas no calendário de exames, referentes às épocas Normal e de Recurso ou, caso se cumpram as condições estipuladas no artº 10º do Despacho nº GR. 02105/2010, na Época Especial. A classificação final atribuída será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Não estão previstos
Não está previsto
Os estudantes detentores de estatutos e numa situação que os possa dispensar do cumprimento da regra da assiduidade terão que encontrar em contacto com a docente da u.c. de forma a que esta possa definir um programa de trabalho que estes deverão cumprir em regime de carácter tutorial. Tal como todos os outros estudantes, também estes terão que realizar o «Trabalho escrito de carácter individual e presencial» nas datas estipuladas no calendário escolar, referentes às épocas Normal e de Recurso ou, caso se cumpram as condições estipuladas no artº 10º do Despacho nº GR. 02105/2010, na Época Especial.
A melhoria da classificação final cumpre o estipulado no artº 11º do Despacho nº GR. 02105/2010, podendo ser concretizada através de duas vias: a) por via da reformulação do «Roteiro de Formação» e da discussão do mesmo; b) por via do «Trabalho escrito de carácter individual e presencial». Um/a estudante pode realizar a melhoria às duas tarefas ou realizar, apenas, a melhoria a uma delas. Em qualquer dos casos, a melhoria ocorrerá tendo por referência as datas da avaliação estipuladas no calendário escolar, seja na época Normal, seja na época de Recurso, subsequentes ao ano letivo em que obtiveram aprovação.