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Surdez, Educação de Surdos e Língua Gestual

Código: DE118     Sigla: SESLG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 19-12-2013)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-10-30.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A formação em Ciências da Educação deverá ancorar-se numa abordagem multirreferencial, cujos aportes possam permitir enquadrar as questões da comunicação, da interacção, da cultura, da identidade, da cidadania e das políticas de exclusão/inclusão, numa perspectiva antropológica, histórica, social e educativa de entendimento da surdez enquanto realidade biopsicossocial. Com esta Unidade Curricular pretende-se, além de proporcionar a necessária informação sobre assuntos-chave acerca da surdez e da educação de surdos, apresentar uma abordagem sócio-antropológica da surdez e discutir alguns aspectos inerentes às especificidades linguísticas e culturais das comunidades surdas, por forma a que os estudantes estabeleçam uma perspectiva crítica de análise das temáticas em apreço e possam compreender e fundamentar a necessidade de determinadas opções e correspondentes práticas educativas adequadas às crianças e jovens surdos, nomeadamente as consagradas na lei portuguesa e de outros países. A Língua Gestual será, também, objecto de estudo e aprendizagem, nomeadamente a Língua Gestual Portuguesa.

Resultados de aprendizagem e competências

Situar a surdez contribuindo para uma análise que privilegie o carácter singular e relativo, biopsicossocial, linguístico, histórico e cultural da comunidade surda.

Adquirir competências no âmbito do desenvolvimento da criança surda, da aquisição de uma língua gestual e de uma língua escrita/falada.

Reconhecer a importãncia e o processo de emergência das línguas gestuais, bem como a sua passagem de línguas emergentes a línguas comunitárias.

IIdentificar os princípios ético-metodológicos da investigação com surdos isolados.

Tomar contacto com os distintos papeis e competências dos docentes ouvintes, dos docentes surdos, dos professores de LGP, dos intérpretes de LGP, dos terapeutas e de outros técnicos.

Perspectivar a educação de crianças surdas implantadas.

Enquadrar a surdez e as línguas gestuais como analisadores de faculdades humanas da linguagem e do conhecimento.

Capacitar os formandos com conhecimentos e competências no domínio das Ciências da Educação, como contributo para a compreensão e o estudo das temáticas em questão.

Desenvolver nos formandos algumas competências linguísticas em LGP.

Equacionar as questões da cidadania e das políticas da diferença no âmbito da temática da Surdez.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

A Abordagem clínica. Classificação da surdez e medicalização.

História da Educação de surdos. O retomar de uma visão Sócio-antropológica e Cultural. A surdez enquanto realidade biopsicossocial.

Diferença Cultural e Injustiça Social, reprodução, construção e produção das diferenças.

Movimentos Sociais dos 60 e 70. A reivindicação de um novo estatuto e de uma nova forma de encarar a cidadania e o seu exercício.

O exercício da cidadania pelos Surdos.

Enquadramento sócio-histórico das Políticas inclusivas para a população surda.

As especificidades linguísticas e culturais das comunidades minoritárias.

Fundamentos e princípios de uma educação bilingue / bicultural como promotora de inclusão social e educativa dessas comunidades.

Identidade Surda e a importância da língua e da cultura no processo de construção da identidade individual e social. A necessidade de pertença a duas comunidades, duas línguas, duas culturas.

A surdez como relação (Mottez) e a dopção de uma visão sociocultural que a situa como diferença.

Surdez e Metacognição: Comunicação, Reflexividade e Mediação. A metacognição na ausência de uma língua estruturada.

O desenvolvimento da criança surda e a aquisição/participação ou ensino/aprendizagem da LGP.

Princípios de aquisição e desenvolvimento da Língua Gestual na criança surda: Abordagem linguística; Direitos humanos e linguísticos; Bilinguismo; Abordagem interaccionista; Aquisição da Língua Gestual pelas crianças surdas; Repercussões no ensino / educação de crianças surdas

Línguas Gestuais: de línguas emergentes a línguas comunitárias. Os movimentos sociais dos surdos e o seu papel na sociedade. A Língua Gestual Portuguesa: aprendizagem e estudos.

O papel do docente surdo no processo de aquisição da linguagem na criança surda e na construção da identidade surda.

O intérprete como transtradutor e mediador entre línguas e culturas.

Implante coclear. Os 3 pólos de uma questão controversa e os desafios pedagógicos e educativos.

Bibliografia Obrigatória

Coelho Orquídea 570; Perscrutar e escutar a surdez. ISBN: 972-36-0797-2
Coelho Orquídea; Da^lógica da justificação à lógica da descoberta
Coelho Orquídea 570; Um^copo vazio está cheio de ar

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será privilegiada uma metodologia expositiva com recurso a exemplos de situações, análise de textos e de casos, trabalho individual, trabalho de grupo, e debate alargado, bem como uma metodologia interactiva  assente na apresentação de temas pelos estudantes

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia cultural

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas e o respeito pelas normas previstas quanto à assiduidade discente.

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão contemplados os seguintes parâmetros: qualidade da participação, reflexão, apresentação de temas e discussão nas aulas (30%); avaliação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), em regime de trabalho laboratorial diferenciado em dois grupos (30%); resultado do exame escrito, realizado com base em 3 questões (40%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho prático e uma prova destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. O trabalho prático tem a ponderação de 25%, e o exame de 75%, na nota final. A admissão ao exame requer a realização e a aprovação da componente prática, ou seja, uma classificação mínima de 10 valores no trabalho prático. Estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar a docente da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para que seja definida a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular, com a ponderação de 100% na nota final. Não é possível repetir os trabalhos práticos.

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