Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P817

Saúde, Idade e Trabalho

Código: P817     Sigla: SIT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 0 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-02-05.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A uc Saúde, Idade e Trabalho estuda o fenómeno do envelhecimento no trabalho. Este fenómeno é colocado ao nivel das preocupações de natureza social, ao nivel biológico e cognitivo. São 2 os objetivos principais deste curso:

- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as evoluções do trabalho, transformações tecnológicas, transformações na organização do trabalho

- como é que os trabalhadores mais velhos vivem as situações de trabalho com uma forte componente cognitiva e fisica 

Resultados de aprendizagem e competências

1 - possuir conhecimentos e capacidades de compreensão ao nivel das relações saúde, idade e trabalho

2 -aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português

3 - incentivar competências de comunicação da informação

4 - compreender a relação entre o contexto de trabalho e a saúde do trabalhador

5 - mobilizar os conhecimentos em contexto de discussão

6 -descrever as condições de trabalho de um posto de trabalho

7 - elaborar um relatório escrito sobre a recolha de dados efetuada

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

1. Evoluções teórico metodológicas no estudo do envelhecimento no trabalho

2. Preocupações sociais no estudo do envelhecimento no trabalho

3. O envelhecimento biológico e trabalho

4. O envelhecimento cognitivo e trabalho

5. Experiência e a gestão dos riscos no trabalho

6. Apresentação do Inquérito Saúde e Trabalho 2010

7. Realização de um trabalho de campo

Bibliografia Obrigatória

Ramos, S. & Lacomblez, M. ; Envelhecimento, trabalho e cognição: 80 anos de investigação. , Laboreal, 1, (1), 52-60., 2005
Barros Carla, Cunha Liliana; INSAT 2010 Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações, Laboreal, 6, (2), 19-26, 2010
Marquié, Jean Claude ; Working with age, Taylor & Francis: London, 1998
Actes du séminaire Vieillissement et Travail, Centre d' étude de l' emploi, 2007
Actes du séminaire Expérience professionnelle et gestion de la sécurité au travail, Centre d’etude de l’emploi, 2010
Gollac, M., Volkof, S.; Les conditions de travail, Editions la Découverte

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Atividades de contato: Aulas expositivas, discussão em grupo, acompanhamento dos trabalhos de grupo, discussão do relatório

2. Atividades autónomas: pesquisa de fontes de informação, leitura e análise de fontes escritas e documentais, realização de observações de um trabalhador durante a realização do trabalho, entrevista, elaboração de um relatório

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os alunos são obrigados a frequentar 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação são ponderadas a componente prova escrita (50%) e o relatório escrito de grupo (50%). A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente. A classificação mínima exigida é 25% na prova escrita e 25% no relatório escrito de grupo

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final será feita em exame de recurso, sendo que apenas a componente teórica será alvo de avaliação (com a valoração de 50%). A componente prática não é susceptível de ser melhorada (mantendo-se a avaliação do trabalho de campo).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 21:43:22 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico