Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P743

Neuropsicologia

Código: P743     Sigla: NPSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 63 Plano Oficial 4 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características. 2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental. 3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital. 4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia. 5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características. 2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental. 3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital. 4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia. 5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Enquadramento conceptual e histórico da neuropsicologia. Métodos e técnicas de investigação experimental e clínica em neuropsicologia. Causas de dano cerebral ao longo do ciclo vital. Os lobos cerebrais: funções e síndromes associados. As funções cognitivas e défices associados: processamento visuo-espacial, atenção, memória, linguagem, funções executivas, e consciência; cognição numérica; emoção e afecto. Neuropsicologia desenvolvimental: a criança, o adulto e o idoso. Neuropsicologia e neuropsiquiatria.

Bibliografia Obrigatória

Code Chris 340; Classic cases in neuropsychology. ISBN: 0-86377-396-6 (vol.1)
Gurd Jennifer M. 340; Handbook of clinical neuropsychology. ISBN: 978-0-19-964581-7
Kolb Bryan; Fundamentals of human neuropsychology. ISBN: 0-7167-5300-6
Rapp Brenda 340; The^handbook of cognitive neuropsychology. ISBN: 0-86377-592-6

Observações Bibliográficas

Bibliografia: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y., & Roch Lecours, A. (Eds.). (2003). Classic cases in neuropsychology (Vol. I e II). London: Psychology Press. Donders, J., & Hunter, S. J. (2010) Principles and practices of developmental neuropsychology. Cambridge: Cambridge University Press. Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C. (Eds.). (2010). Handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press. Kolb, B., & Wishaw, I. Q. (2008). Fundamentals of human neuropsychology (6th ed.). New York: Worth Publishers. Ogden, J. A. (2005). Fractured minds: A case study approach to clinical neuropsychology (2nd ed.). New York. Oxford University Press. Rapp, B. (Ed.). (2000). The handbook of cognitive neuropsychology. What deficits reveal about the human mind. Philadelphia: Taylor & Francis. Shallice, T. & Cooper, R. (2011). The organisation of the mind. London: Oxford University Press.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões semanais de grupo, parte expositivas e parte seminários de apresentação de recensões (artigos de investigação experimental e de casos clínicos). Sessões tutoriais entre estudante e professor para preparar as recensões. Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaNP “). A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de duas recensões escritas (750 palavras cada), e de reflexões curtas sob a forma de Pensar Pós-Seminário (200 palavras cada). As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais. Ponderação para a classificação final: recensões 35% + 35%; pensar pós-seminário 20%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ponderação para a classificação final: recensões 35% + 35%; pensar pós-seminário 20%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Situações especiais serão discutidas caso a caso com o professor.

Melhoria de classificação

Dada a natureza contínua da avaliação, apenas é possível melhorias em casos excepcionais devidamente justificados e com parecer favorável prévio dos professores.

Observações

Bibliografia: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y., & Roch Lecours, A. (Eds.). (2003). Classic cases in neuropsychology (Vol. I e II). London: Psychology Press. Donders, J., & Hunter, S. J. (2010) Principles and practices of developmental neuropsychology. Cambridge: Cambridge University Press. Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C. (Eds.). (2010). Handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press. Kolb, B., & Wishaw, I. Q. (2008). Fundamentals of human neuropsychology (6th ed.). New York: Worth Publishers. Ogden, J. A. (2005). Fractured minds: A case study approach to clinical neuropsychology (2nd ed.). New York. Oxford University Press. Rapp, B. (Ed.). (2000). The handbook of cognitive neuropsychology. What deficits reveal about the human mind. Philadelphia: Taylor & Francis. Shallice, T. & Cooper, R. (2011). The organisation of the mind. London: Oxford University Press.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 15:42:01 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico