| Código: | P743 | Sigla: | NPSI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MIPSI | 63 | Plano Oficial | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
| Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) | 4 | - | 6 | 54 | 162 |
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características. 2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental. 3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital. 4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia. 5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características. 2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através da análise cognitiva e da observação comportamental. 3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital. 4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia. 5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.
Enquadramento conceptual e histórico da neuropsicologia. Métodos e técnicas de investigação experimental e clínica em neuropsicologia. Causas de dano cerebral ao longo do ciclo vital. Os lobos cerebrais: funções e síndromes associados. As funções cognitivas e défices associados: processamento visuo-espacial, atenção, memória, linguagem, funções executivas, e consciência; cognição numérica; emoção e afecto. Neuropsicologia desenvolvimental: a criança, o adulto e o idoso. Neuropsicologia e neuropsiquiatria.
Bibliografia: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y., & Roch Lecours, A. (Eds.). (2003). Classic cases in neuropsychology (Vol. I e II). London: Psychology Press. Donders, J., & Hunter, S. J. (2010) Principles and practices of developmental neuropsychology. Cambridge: Cambridge University Press. Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C. (Eds.). (2010). Handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press. Kolb, B., & Wishaw, I. Q. (2008). Fundamentals of human neuropsychology (6th ed.). New York: Worth Publishers. Ogden, J. A. (2005). Fractured minds: A case study approach to clinical neuropsychology (2nd ed.). New York. Oxford University Press. Rapp, B. (Ed.). (2000). The handbook of cognitive neuropsychology. What deficits reveal about the human mind. Philadelphia: Taylor & Francis. Shallice, T. & Cooper, R. (2011). The organisation of the mind. London: Oxford University Press.
Sessões semanais de grupo, parte expositivas e parte seminários de apresentação de recensões (artigos de investigação experimental e de casos clínicos). Sessões tutoriais entre estudante e professor para preparar as recensões. Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados materiais relevantes, incluindo guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis: http://moodle.up.pt/ (acesso como visitante com senha “ visitaNP “). A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de duas recensões escritas (750 palavras cada), e de reflexões curtas sob a forma de Pensar Pós-Seminário (200 palavras cada). As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais. Ponderação para a classificação final: recensões 35% + 35%; pensar pós-seminário 20%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 90,00 |
| Total: | 100,00 |
As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade, sendo requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais.
Ponderação para a classificação final: recensões 35% + 35%; pensar pós-seminário 20%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.
Situações especiais serão discutidas caso a caso com o professor.
Dada a natureza contínua da avaliação, apenas é possível melhorias em casos excepcionais devidamente justificados e com parecer favorável prévio dos professores.
Bibliografia: Code, C., Wallesch, C-W., Joanette, Y., & Roch Lecours, A. (Eds.). (2003). Classic cases in neuropsychology (Vol. I e II). London: Psychology Press. Donders, J., & Hunter, S. J. (2010) Principles and practices of developmental neuropsychology. Cambridge: Cambridge University Press. Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C. (Eds.). (2010). Handbook of clinical neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press. Kolb, B., & Wishaw, I. Q. (2008). Fundamentals of human neuropsychology (6th ed.). New York: Worth Publishers. Ogden, J. A. (2005). Fractured minds: A case study approach to clinical neuropsychology (2nd ed.). New York. Oxford University Press. Rapp, B. (Ed.). (2000). The handbook of cognitive neuropsychology. What deficits reveal about the human mind. Philadelphia: Taylor & Francis. Shallice, T. & Cooper, R. (2011). The organisation of the mind. London: Oxford University Press.