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Psicologia Social

Código: P301     Sigla: PS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 194 Plano Oficial 2 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-10-31.

Campos alterados: Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São três os objectivos principais deste curso:

1) demonstrar o poder da influência que as pessoas têm sobre as atitudes, os sentimentos e os comportamentos dos outros;

2) apresentar e avaliar algumas das principais teorias da Psicologia Social;

3) discutir como a investigação em Psicologia Social pode ser aplicada a questões sociais importantes.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Competências a adquirir:

- Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão ao nível das relações interpessoais;

- Aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão ao contexto português; •

- Comprovar capacidade de resolução de problemas psico-sociais;

- Incentivar competências de comunicação de informação;

- Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

Os temas a abordar giram em torno de seis capítulos:

I. Domínio da Psicologia Social

1. O que é a Psicologia Social

2. Esboço histórico da Psicologia Social

3. A Psicologia Social como Ciência

4. Teorias em Psicologia Social

5. A Psicologia Social Contemporânea

6. Perspetivas internacionais

II. Crenças de controlo e atribuições

1. Introdução

2. A ilusão de controlo

3. Locus de controlo

3.1. Popularidade e definição

3.2. Diferenças comportamentais

3.3. Investigação intercultural

3.4. Desejo de controlo

4. reações à perda de controlo

4.1. teoria da reactância

4.2. Desãnimo aprendido

4.3. Dependência auto-induzida

5. Atribuições

5.1. O que é uma atribuição

5.2. Teorias

5.3.Aplicações da teoria da atribuição

5.4. Erros de atribuição

5.5 Atribuições e relações integrupais

5.6. Atribuições e diferenças culturais

6. normas de internalidade

6.1. definição de norma de internalidade

6.2. A norma de internalidade na sociedade portuguesa

7. aplicações - estilo atribucional

 III. Atitudes

1. Introdução

2. Sinopse histórica

3. O que são as atitudes

3.1. Modelos de atitudes

3.2. Caracteristicas

3.3. Funções psicológicas das atitudes

4. Atitudes e noções conexas

4.1. crnças

4.2. Opiniões

4.3. Valores

4.4. Ideologia

5. Formação das atitudes

5.1. Fontes de aprendizagem

5.2. Condicionamento clássico

5.3. Condicionamento operante

5.4. Parendizagem social

5.5. Aprendizagem por exepriência direta

5.6. Observação do próprio comportamento

6. Medidas de atitudes

6.1. Análise de conteúdo das comunicações

6.2. Escala de avaliação com um item

6.3. Escala de distância social

6.4. Escala de Thurstone

6.5. Escala de Likert

6.6. Escala de Guttman

6.7. Diferenciador semântico

6.8. Medidas indiretas

7. Atitudes e comportamento

7.1. Dilema da consistência  atitude-comportamento

7.2. Condições metodológicas de predição atitude-comportamento

7.3. Modelos teóricos de predição do comportamento

 

IV. Representações sociais

1. Introdução

2. Origens

3. Noção

4. Representação e comunicação social

5. Análise psicossociológica da repreentação social

5.1. A representação social produto

5.2 A representação social processo

6. Investigação

7. Variações sobre representação sociais

7.1. Representações sociais e educação

7.2. Estudo experimental das representações sociais: teoria do nucleo central

7.3. Representações sociais da emigração

V. Preconceito e discriminação

1. Definições: preconceito, discriminação e grupos minoritários

2. categorias de preconceito

3. A face mutável do preconceito

4. avaliação explícita e implicita do preconceito

5. Discriminação e genese do preconceito

6. Consequências do preconceito e discriminação

7. Aplicações estratégias para mudar atitudes negativas

Bibliografia Obrigatória

Félix Neto; Psicologia Social, volume I, Universidade Aberta, 1998
Félix Neto; Psicologia Social, volume II, Universidade Aberta, 2000
Acevedo, B., e Aron, A; Does a long-term relationship kill romantic love?
Marcel Gauchet; Un Monde désenchanté ?, Editions de l'Atelier, 2004
marcel Gauchet; Un Monde désenchanté ?, Editions de l'Atelier, 2004

Bibliografia Complementar

Aronson, E., & Pratkanis, A.; Social Psychology, New York University Press, 1993
Félix Neto; Estudos de Psicologia Intercultural, 3ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
Félix Neto; Psicologia Intercultural, Universidade Aberta, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas apresentar-se-ão sínteses, demonstrações, vídeos, aplicações experimentais, atividades de grupo, bem como será proporcionada uma avaliação formativa. Todavia o mais importante é que os estudantes participem ativamente no processo de aprendizagem.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os alunos são obrigados a estar presentes em 75% das aulas muito embora não haja condições logísticas para controlar as presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização de um exame A nota final será expressa numa escala de 0-20. Nota inferior a 10 no exame corresponde a reprovação.

Os alunos que obtiverem aprovação no teste de conhecimentos (componente distribuida)estão dispensados de realizarem exame na época normal.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais (estudantes trabalhadores, etc.) a componente de avaliação é igual à dos demais estudantes. 

Melhoria de classificação

Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação de uma unica vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes aquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tehna exame previsto.

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