| Código: | EFA06 | Sigla: | ATFP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Educação e Formação de Adultos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEFA | 13 | Plano oficial | 1 | - | 6 | 65 | 81 |
Conhecimento e compreensão de diferentes formas de articular a análise do trabalho com a formação profissional, demonstrando capacidade de integração dos diferentes contributos teóricos e metodológicos explanados nas aulas teóricas, nos trabalhos de campo e nos exercícios teórico práticos, bem como nos momentos formais de avaliação.
Capacidade de organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações.
Capacidade de produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise.
Capacidade de auto-crítica e de compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores (clientes, parceiros, alvos da intervenção).
1. Capacidade de integração de diferentes tipos de contributos;
2. Capacidade em organizar com clareza, precisão e coerência uma argumentação e a justificação das opções teóricas e metodológicas assumidas;
3. Capacidade para a produção de reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
4. Capacidade de auto-crítica e compreensão do ponto de vista dos interlocutores.
I.Enquadramentohistórico da formação: o caso português e brasileiro
II.Análise da atividade de trabalho: conceitos e métodos
III.Relações entre a análise do trabalho e a formaçãoprofissional
Aulas teórico-práticas:
- exposição dos quadros teóricos
- apresentação e discussão de casos práticos
- análise e discussão de textos
- trabalho de campo com orientação/tutoria
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 5,00 |
| Frequência das aulas | 65,00 |
| Trabalho de campo | 11,00 |
| Total: | 81,00 |
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Na avaliação da unidade curricular (UC) são ponderados os seguintes componentes:
a) Apresentaçãoem sala de trabalho prático/campo correspondente à formação de um trabalhador para o exercício da sua atividade profissional (trabalhorealizado em grupos de 2 elementos);
b) Síntese escrita de reflexão teórica (trabalho escrito individual com um limite máximo de 5 páginas).
A classificação final é obtida ponderando os componentes de avaliação acima enunciados com o seguinte peso, respectivamente, a) 50% e b) 50%.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores. A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e, conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
O recurso das classificações parciais é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso.
O recurso está circunscrito aos componentes que pela sua natureza sejam passíveis de repetição e, por conseguinte, permitam a redefinição inicialmente atribuída.
Os trabalhadores-estudantes não estão obrigados ao cumprimento da assiduidade e à verificação da frequência nas aulas. No cálculo da sua classificação final serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. Sendo, portanto, que a realização dos trabalhos será regida pelas regras de funcionamento acordadas e comuns a todos os estudantes.
A melhoria das classificações parciais é possível mediante a reformulação dos trabalhos numa ou em mais componentes da avaliação. A melhoria é limitada aos elementos de avaliação que pela sua natureza possam ser repetidos e, por conseguinte, permitam a reavaliação inicialmente atribuída.
O estudante poderá submeter-se a novas avaliações para efeito de melhoria de classificação final no ano seguinte àquele em que tiver obtido aproveitamento.
Situações especiais relativas à avaliação serão discutidas com a equipa docente no início da UC.