| Código: | E101 | Sigla: | ICS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Sociologia da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 86 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Apresentação:
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente. Pretende-se contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais. Do ponto de vista pedagógico, mobilizam-se temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrista. Em conformidade, visa-se o entendimento da ciência como forma particular de conhecimento e como prática científica, por um lado, chamando à atenção para os procedimentos específicos de carácter teórico e metodológico, e por outro, estimulando, o desenvolvimento da imaginação sociológica e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica.
Deste modo, consideram-se os seguintes objectivos para a UC:
- Observar e analisar contextos e situações da vida quotidiana;
- Identificar nos contextos observados temas e problemas educativos e neles a expressão de fenómenos sociais mais gerais;
- Reflectir sobre a complexidade dos fenómenos identificados, mobilizando, privilegiadamente, o contributo da História, Antropologia e Sociologia;
- Percepcionar e interrogar criticamente a realidade sócio-educativa; - Adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação e comunicação;
- Iniciar o contacto com os procedimentos teoricos, metodológicos e éticos requeridos na prática científica, bem como com os seus aspectos mais formais
Pretende-se que os/as estudantes revelem as seguintes competências/resultados da aprendizagem:
- aquisição e domínio dos conteúdos abordados no programa
- manifestação de competências de articulação teórica e análise crítica na abordagem de problemáticas socioeducativas;
- ser capaz de detectar e analisar a presença de obstáculos ao conhecimento em contextos e situações da vida quotidiana;
- ser capaz de desenvolver o auto-conhecimento (crenças, estereótipos, valores…) e procedimentos de auto-reflexão crítica
- ser capaz der pesquisar bibliografia relevante de forma autónoma e informada e usá-la adequadamente, segundo as temáticas em estudo e os modos de concretizar a avaliação;
- ser capaz de produzir documentos escritos de modo estruturado e teórica e analiticamente fundamentados.
1. As Ciências Sociais como forma particular de conhecimento sobre a realidade social - introdução ao problema do conhecimento da realidade social
2. Unidade e pluralidade das Ciências Sociais
3. Produzir conhecimento sobre a realidade social. O conhecimento social como uma relação social com a realidade
3.1. Explicar o social pelo social: os obstáculos ao conhecimento nas Ciências Sociais e os instrumentos de ruptura epistemológica.
4. Entendendo a especificidade da realidade humana como realidade social: individuo, sociedade, natureza, culturas
4.1. Desconstruindo as dicotomias natureza/cultura, individuo/sociedade a partir das Ciências Sociais
A - Actividades de contacto (total de horas 65)
Aulas de exposição de conteúdos pela docente - 32h
Visualização de filmes e/ou documentários seguidos de debate em grande grupo - 15h
Tutorias dedicadas à orientação dos trabalhos individuais ou de pequeno grupo - 17h
B - Trabalho autónomo (total de 97h)
Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica - 50h
Pequeno trabalho de análise e reflexão teórico-prática, realizado em pequeno grupo: 40h
incluindo i) pesquisa bibliográfica; ii) análise e interpretação das informações pertinentes nos materiais fornecidos; iii) redacção do trabalho
Trabalho escrito de reflexão teórico-prático, individual - 15h
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 70,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.
Na modalidade de avaliação distribuída com exame final, os estudantes obtêm aprovação a esta unidade curricular quando simultaneamente obtêm:
- nota igual ou superior a 10 valores no trabalho realizado em pequeno grupo, a apresentar no semestre, em formato escrito;
- nota igual ou superior a 10 valores no exame final individual
A não obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores em cada uma das duas componentes de avaliação implica a reprovação na UC.
A fraude cometida na realização de uma prova — em qualquer das suas modalidades — implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.
A classificação do exame final individual realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 70% no cálculo da nota final da UC.
A classificação do trabalho de pequeno grupo realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 30% no cálculo da nota final da UC.
Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.
A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.
Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação.
Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.
Critérios de avaliação no trabalho escrito de pequeno grupo:
- rigor conceptual,
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica dos dados a analisar
- coerência interna da exposição
- originalidade e pertinência
- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor (referências bibliográficas, citações)
Critérios de avaliação no trabalho de pequeno grupo
- apropriação de conceitos e seu uso adequado
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica dos dados a analisar
- capacidade de síntese
- gestão do tempo