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Introdução às Ciências Sociais

Código: E101     Sigla: ICS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 86 Plano Oficial 1 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-10-02.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Tipo de avaliação, Observações, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentação:

Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente. Pretende-se contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais. Do ponto de vista pedagógico, mobilizam-se temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrista. Em conformidade, visa-se o entendimento da ciência como forma particular de conhecimento e como prática científica, por um lado, chamando à atenção para os procedimentos específicos de carácter teórico e metodológico, e por outro, estimulando, o desenvolvimento da imaginação sociológica e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica.

Deste modo, consideram-se os seguintes objectivos para a UC:

- Observar e analisar contextos e situações da vida quotidiana;

- Identificar nos contextos observados temas e problemas educativos e neles a expressão de fenómenos sociais mais gerais;

- Reflectir sobre a complexidade dos fenómenos identificados, mobilizando, privilegiadamente, o contributo da História, Antropologia e Sociologia;

- Percepcionar e interrogar criticamente a realidade sócio-educativa; - Adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação e comunicação;

- Iniciar o contacto com os procedimentos teoricos, metodológicos e éticos requeridos na prática científica, bem como com os seus aspectos mais formais

Resultados de aprendizagem e competências

 Pretende-se que os/as estudantes revelem as seguintes competências/resultados da aprendizagem:

- aquisição e domínio dos conteúdos abordados no programa

- manifestação de competências de articulação teórica e análise crítica na abordagem de problemáticas socioeducativas;

- ser capaz de detectar e analisar a presença de obstáculos ao conhecimento em contextos e situações da vida quotidiana;

- ser capaz de desenvolver o auto-conhecimento (crenças, estereótipos, valores…) e procedimentos de auto-reflexão crítica

- ser capaz der pesquisar bibliografia relevante de forma autónoma e informada e usá-la adequadamente, segundo as temáticas em estudo e os modos de concretizar a avaliação;

- ser capaz de produzir documentos escritos de modo estruturado e teórica e analiticamente fundamentados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. As Ciências Sociais como forma particular de conhecimento sobre a realidade social - introdução ao problema do conhecimento da realidade social

2. Unidade e pluralidade das Ciências Sociais

3. Produzir conhecimento sobre a realidade social. O conhecimento social como uma relação social com a realidade

3.1. Explicar o social pelo social: os obstáculos ao conhecimento nas Ciências Sociais e os instrumentos de ruptura epistemológica.

4. Entendendo a especificidade da realidade humana como realidade social: individuo, sociedade, natureza, culturas

4.1. Desconstruindo as dicotomias natureza/cultura, individuo/sociedade a partir das Ciências Sociais

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

Berger Peter L.; A^construção social da realidade. ISBN: 85-326-0598-2
Cuche Denys; A noção de cultura nas ciências sociais. ISBN: ISBN 972-754-142-9
Giddens Anthony; Sociologia. ISBN: 972-31-0758-9
Nunes A. Sedas; Questões preliminares sobre as ciências sociais
Nunes Adérito Sedas; Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais
Sacarrão Germano da Fonseca; Biologia e sociedade. ISBN: 972-1-02694-8
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Silva A. Santos 570; Metodologia das ciências sociais

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A - Actividades de contacto (total de horas 65)

Aulas de exposição de conteúdos pela docente - 32h

Visualização de filmes e/ou documentários seguidos de debate em grande grupo - 15h

Tutorias dedicadas à orientação dos trabalhos individuais ou de pequeno grupo - 17h

 

B - Trabalho autónomo (total de 97h)

Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica - 50h

Pequeno trabalho de análise e reflexão teórico-prática, realizado em pequeno grupo: 40h

incluindo i) pesquisa bibliográfica; ii) análise e interpretação das informações pertinentes nos materiais fornecidos; iii) redacção do trabalho

Trabalho escrito de reflexão teórico-prático, individual - 15h 

Palavras Chave

Humanidades > História
Ciências Sociais > Antropologia
Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.

Na modalidade de avaliação distribuída com exame final, os estudantes obtêm aprovação a esta unidade curricular quando simultaneamente obtêm:

- nota igual ou superior a 10 valores no trabalho realizado em pequeno grupo, a apresentar no semestre, em formato escrito;

- nota igual ou superior a 10 valores no exame final individual 

A não obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores em cada uma das duas componentes de avaliação implica a reprovação na UC.

A fraude cometida na realização de uma prova — em qualquer das suas modalidades — implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do exame final individual realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 70% no cálculo da nota final da UC.

A classificação do trabalho de pequeno grupo realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 30% no cálculo da nota final da UC.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.

A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.

Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação.

Melhoria de classificação

Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.

A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.

Observações

Critérios de avaliação no trabalho escrito de pequeno grupo:

- rigor conceptual,

- articulação teoria-prática

- nível de interpretação crítica dos dados a analisar

- coerência interna da exposição

- originalidade e pertinência

- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor (referências bibliográficas, citações)

 

Critérios de avaliação no trabalho de pequeno grupo

- apropriação de conceitos e seu uso adequado

- articulação teoria-prática

- nível de interpretação crítica dos dados a analisar

- capacidade de síntese

- gestão do tempo

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