Gestão e Mediação em Supervisão e Formação de Professores
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
10 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- conhecer e compreender os sistemas concetuais e práticos que configuram o campo da supervisão e formação de professores;
- identificar problemas e elaborar problemáticas que se insiram na gestão e mediação em supervisão e formação de professores, integrando-os numa perspetiva compreensiva da educação escolar e da sua inserção no mundo social;
- realizar um estudo empírico no âmbito da gestão e da mediação em supervisão e formação de professores;
- aprofundar conhecimentos sobre projetos no campo da gestão e da mediação em formação de professores;
- identificar e confrontar abordagens teóricas distintas em função das quais se possam analisar opções estratégicas no campo da supervisão e formação de professores;
- elaborar o pré-projeto de dissertação de mestrado.
- realizar uma pesquisa com dimensão empírica
«definir alguns indícios de uma problemática»
*elaborar um quadro teórico
*elaborar dispositivos de recolha de informação
* recolher informação e produzir dados
* sistematizar dados
* interpretar dados
* divulgar conhecimentos produzidos:
organizar uma apresentação do estudo realizado (powerpoint, comunicação, artigo, poster,…)
Programa
1. Gestão e organização do trabalho pedagógico
1.1. Escola e organização do trabalho pedagógico: Modelos e Perspectivas
1.2. Modalidades de Gestão e de Organização do Trabalho Pedagógico
2. Modelos de supervisão e formação de professores
2.1. Problemas e tendências atuais da formação de professores
2.2. Modelos de supervisão e formação de professores
2.3. Projetos de investigação no domínio da supervisão e formação de professores
3. Administração, Gestão e Implementação das Lideranças
3.1. O que é a autonomia da escola pública?
3.2. O que são lideranças fortes e eficazes?
4. Problemáticas da mediação em formação
4.1. Epistemologia das práticas de mediação
4.12. Processo narrativo e formação de professores
4.3. Projectos de investigação sobre problemáticas da mediação em formação
Bibliografia Obrigatória
Alarcão Isabel;
Supervisão. ISBN: 978-972-8980-57-3
Lopes Amélia 070;
Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Elisabete Ferreira; Políticas educativas, governação democrática e autonomias. In C. Leite, & A. Lopes (Orgs), Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil (pp135-152), CIIE/LIVPSIC, 2008
Elisabete Ferreira; (D)Enunciar as Autonomias na Governação da escola Pública Portuguesa como contributo compreensivo da Mediação Organizacional. In SIMÃO, Ana, CAETANO, Ana Paula & FREIRE, Isabel, Tutoria e Mediação em Educação (pp171-181), EDUCA, 2009
Pereira Fátima;
A^formação dos profissionais para a infância
Sergiovanni Thomas J.;
O^mundo da liderança. ISBN: 972-41-3714-7
Lopes, A. e Pereira, F.; Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (E)feitos de um processo de investigação-acção. , Educação, Sociedade e Culturas, nº 22, 2004
Cosme Ariana;
Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Trindade Rui;
Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho. ISBN: 978-85-60911-09-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e o debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados; trabalho em pequeno grupo sobre análise de casos, com recurso a suportes diversos, análise e síntese de pequenos textos e elaboração do projecto de dissertação de mestrado apoiada em pesquisa teórica e empírica.
O trabalho autónomo contempla a leitura e a análise de textos, a pesquisa teórica, o trabalho de campo e a preparação da apresentação do projeto de dissertação e do seu processo de construção.
Organização da unidade curricular
A unidade curricular desenvolve-se através da realização de:
- sessões de grande grupo, para abordagem concetual e reflexão teórica;
- sessões de pequeno grupo, para orientação na conceção e desenvolvimento de estudos exploratórios que fundamentem a elaboração do projeto de dissertação;
- trabalho autónomo;
- uma «aula aberta» para apresentação dos trabalhos realizados, comentário por especialistas e debate.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
104,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação de todas as componentes de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores.
Componentes de avaliação:
Processo de construção do projeto (30%)
fatores:
- Pesquisa em dissertações e teses ou relatórios de estágio
- Pesquisa de artigos em bases de dados
- Pequeno estudo empírico exploratório
Projeto de dissertação/estágio (10 a 15 páginas)(60%)
fatores:
Identificação da problemática/caraterização da instituição
Aspetos teóricos a considerar
Explicitação dos fundamentos e da metodologia a desenvolver
Adequação entre a problemática de pesquisa e a metodologia a desenvolver/adequação entre o projeto de estágio e as caraterísticas da instituição
Apresentação do trabalho realizado (10%)
fatores:
Sistematização do processo de construção e do projeto de dissertação/estágio
Clareza na exposição
Criatividade na apresentação
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
PARA ISSO, OS ESTUDANTES DEVEM CONTATAR OS DOCENTES NO INÍCIO DO SEMESTRE
Melhoria de classificação
Em consonância com o despacho n.º GR.02105/2010 os/as estudantes poderão efetuar melhoria de classificação de exame realizado uma única vez numa das duas épocas de exame final imediatamente subsequentes àquela em que obtiverem aprovação.
A melhoria realizar-se-à através de reformulação do projeto de dissertação/estágio.