Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE311

Gestão e Mediação em Supervisão e Formação de Professores

Código: DE311     Sigla: GMSFP

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 15 Plano Oficial 1 - 12 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- conhecer e compreender os sistemas conceptuais e práticos que configuram o campo da supervisão e formação de professores;
- identificar problemas e elaborar problemáticas que se insiram na gestão e mediação em supervisão e formação de professores, integrando-os numa perspectiva compreensiva da educação escolar e da sua inserção no mundo social;
- realizar um estudo empírico no âmbito da gestão e da mediação em supervisão e formação de professores;
- aprofundar conhecimentos sobre projectos no campo da gestão e da mediação em formação de professores;
- identificar e confrontar abordagens teóricas distintas em função das quais se possam analisar opções estratégicas no campo da supervisão e formação de professores;
- elaborar o pré-projecto de dissertação de mestrado.


- realizar uma pesquisa com dimensão empírica
«definir alguns indícios de uma problemática»
*elaborar um quadro teórico
*elaborar dispositivos de recolha de informação
* recolher informação e produzir dados
* sistematizar dados
* interpretar dados
* divulgar conhecimentos produzidos:
organizar uma apresentação do estudo realizado (powerpoint, comunicação, artigo, poster,…)

Programa

1. Administração, Gestão e Implementação das Lideranças
1.1. O que é a autonomia da escola pública?
1.2. O que são lideranças fortes e eficazes?
2. Gestão e organização do trabalho pedagógico
2.1. Escola e organização do trabalho pedagógico: Modelos e Perspectivas
2.2. Modalidades de Gestão e de Organização do Trabalho Pedagógico
3. Modelos de supervisão e formação de professores
3.1. Problemas e tendências actuais da formação de professores
3.2. Modelos de supervisão e formação de professores
3.3. Projectos de investigação no domínio da supervisão e formação de professores
4. Problemáticas da mediação em formação
4.1. Processo narrativo e formação de professores
4.2. Narrativas em formação inicial de professores
4.3. Projectos de investigação sobre problemáticas da mediação em formação






Bibliografia Obrigatória

Alarcão Isabel; Supervisão. ISBN: 978-972-8980-57-3
Lopes Amélia 070; Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Elisabete Ferreira; Políticas educativas, governação democrática e autonomias. In C. Leite, & A. Lopes (Orgs), Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil (pp135-152), CIIE/LIVPSIC, 2008
Elisabete Ferreira; (D)Enunciar as Autonomias na Governação da escola Pública Portuguesa como contributo compreensivo da Mediação Organizacional. In SIMÃO, Ana, CAETANO, Ana Paula & FREIRE, Isabel, Tutoria e Mediação em Educação (pp171-181), EDUCA, 2009
Pereira Fátima; A^formação dos profissionais para a infância
Sergiovanni Thomas J.; O^mundo da liderança. ISBN: 972-41-3714-7
Lopes, A. e Pereira, F.; Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (E)feitos de um processo de investigação-acção. , Educação, Sociedade e Culturas, nº 22, 2004
Cosme Ariana; Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Trindade Rui; Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho. ISBN: 978-85-60911-09-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e o debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados; trabalho em pequeno grupo sobre análise de casos, com recurso a suportes diversos, análise e síntese de pequenos textos e elaboração do projecto de dissertação de mestrado apoiada em pesquisa teórica e empírica.
O trabalho autónomo contempla a leitura e a análise de textos, a pesquisa teórica, o trabalho de campo e a preparação da apresentação do projecto de dissertação e do seu processo de construção.

Organização da unidade curricular
A unidade curricular desenvolve-se através da realização de:
- sessões de grande grupo, para abordagem conceptual e reflexão teórica;
- sessões de pequeno grupo, para orientação na concepção e desenvolvimento de estudos exploratórios que fundamentem a elaboração do projecto de dissertação;
- trabalho autónomo;
- uma «aula aberta» para apresentação dos trabalhos realizados, comentário por especialistas e debate.


Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 120,00
Pesquisa de artigos em bases de dados Trabalho escrito 20,00
Redacção do projecto de dissertação Trabalho escrito 60,00
Realização de trabalho empírico Trabalho laboratorial 64,00
Pesquisa em dissertações e teses Trabalho escrito 20,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Pesquisa bibliográfica Estudo autónomo 40
Total: 40,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação:

Processo de construção do projecto (30%)
factores:
- Pesquisa em dissertações e teses
- Pesquisa de artigos em bases de dados
- Pequeno estudo empírico exploratório

Projecto de dissertação de mestrado (10 a 15 páginas)(60%)
factores:
Identificação da problemática
Aspectos teóricos a considerar
Explicitação dos fundamentos e da metodologia a desenvolver
Adequação entre a problemática de pesquisa e a metodologia a desenvolver


Apresentação do trabalho realizado (10%)
factores:
Sistematização do processo de construção e do projecto de dissertação
Clareza na exposição
Criatividade na apresentação



Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
PARA ISSO, OS ESTUDANTES DEVEM CONTACTAR OS DOCENTES NO INÍCIO DO SEMESTRE

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através de reformulação do projecto de dissertação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 19:36:43 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico