Gestão e Mediação em Supervisão e Formação de Professores
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
15 |
Plano Oficial |
1 |
- |
12 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- conhecer e compreender os sistemas conceptuais e práticos que configuram o campo da supervisão e formação de professores;
- identificar problemas e elaborar problemáticas que se insiram na gestão e mediação em supervisão e formação de professores, integrando-os numa perspectiva compreensiva da educação escolar e da sua inserção no mundo social;
- realizar um estudo empírico no âmbito da gestão e da mediação em supervisão e formação de professores;
- aprofundar conhecimentos sobre projectos no campo da gestão e da mediação em formação de professores;
- identificar e confrontar abordagens teóricas distintas em função das quais se possam analisar opções estratégicas no campo da supervisão e formação de professores;
- elaborar o pré-projecto de dissertação de mestrado.
- realizar uma pesquisa com dimensão empírica
«definir alguns indícios de uma problemática»
*elaborar um quadro teórico
*elaborar dispositivos de recolha de informação
* recolher informação e produzir dados
* sistematizar dados
* interpretar dados
* divulgar conhecimentos produzidos:
organizar uma apresentação do estudo realizado (powerpoint, comunicação, artigo, poster,…)
Programa
1. Administração, Gestão e Implementação das Lideranças
1.1. O que é a autonomia da escola pública?
1.2. O que são lideranças fortes e eficazes?
2. Gestão e organização do trabalho pedagógico
2.1. Escola e organização do trabalho pedagógico: Modelos e Perspectivas
2.2. Modalidades de Gestão e de Organização do Trabalho Pedagógico
3. Modelos de supervisão e formação de professores
3.1. Problemas e tendências actuais da formação de professores
3.2. Modelos de supervisão e formação de professores
3.3. Projectos de investigação no domínio da supervisão e formação de professores
4. Problemáticas da mediação em formação
4.1. Processo narrativo e formação de professores
4.2. Narrativas em formação inicial de professores
4.3. Projectos de investigação sobre problemáticas da mediação em formação
Bibliografia Obrigatória
Alarcão Isabel;
Supervisão. ISBN: 978-972-8980-57-3
Lopes Amélia 070;
Fazer da formação um projecto. ISBN: 978-972-8082-83-3
Elisabete Ferreira; Políticas educativas, governação democrática e autonomias. In C. Leite, & A. Lopes (Orgs), Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil (pp135-152), CIIE/LIVPSIC, 2008
Elisabete Ferreira; (D)Enunciar as Autonomias na Governação da escola Pública Portuguesa como contributo compreensivo da Mediação Organizacional. In SIMÃO, Ana, CAETANO, Ana Paula & FREIRE, Isabel, Tutoria e Mediação em Educação (pp171-181), EDUCA, 2009
Pereira Fátima;
A^formação dos profissionais para a infância
Sergiovanni Thomas J.;
O^mundo da liderança. ISBN: 972-41-3714-7
Lopes, A. e Pereira, F.; Escritos de trabalho e construção social da acção educativa institucional: (E)feitos de um processo de investigação-acção. , Educação, Sociedade e Culturas, nº 22, 2004
Cosme Ariana;
Ser professor. ISBN: 978-989-8148-24-7
Trindade Rui;
Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho. ISBN: 978-85-60911-09-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e o debate em torno das ideias e dos conceitos apresentados; trabalho em pequeno grupo sobre análise de casos, com recurso a suportes diversos, análise e síntese de pequenos textos e elaboração do projecto de dissertação de mestrado apoiada em pesquisa teórica e empírica.
O trabalho autónomo contempla a leitura e a análise de textos, a pesquisa teórica, o trabalho de campo e a preparação da apresentação do projecto de dissertação e do seu processo de construção.
Organização da unidade curricular
A unidade curricular desenvolve-se através da realização de:
- sessões de grande grupo, para abordagem conceptual e reflexão teórica;
- sessões de pequeno grupo, para orientação na concepção e desenvolvimento de estudos exploratórios que fundamentem a elaboração do projecto de dissertação;
- trabalho autónomo;
- uma «aula aberta» para apresentação dos trabalhos realizados, comentário por especialistas e debate.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
120,00 |
|
|
| Pesquisa de artigos em bases de dados |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
| Redacção do projecto de dissertação |
Trabalho escrito |
60,00 |
|
|
| Realização de trabalho empírico |
Trabalho laboratorial |
64,00 |
|
|
| Pesquisa em dissertações e teses |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa bibliográfica |
Estudo autónomo |
40 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação:
Processo de construção do projecto (30%)
factores:
- Pesquisa em dissertações e teses
- Pesquisa de artigos em bases de dados
- Pequeno estudo empírico exploratório
Projecto de dissertação de mestrado (10 a 15 páginas)(60%)
factores:
Identificação da problemática
Aspectos teóricos a considerar
Explicitação dos fundamentos e da metodologia a desenvolver
Adequação entre a problemática de pesquisa e a metodologia a desenvolver
Apresentação do trabalho realizado (10%)
factores:
Sistematização do processo de construção e do projecto de dissertação
Clareza na exposição
Criatividade na apresentação
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
PARA ISSO, OS ESTUDANTES DEVEM CONTACTAR OS DOCENTES NO INÍCIO DO SEMESTRE
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida através de reformulação do projecto de dissertação.