| Código: | MED301 | Sigla: | MAP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 23 | Plano Oficial | 2 | - | 4 | - |
APRESENTAÇÃO Inserida no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, a unidade curricular, Metodologia de Avaliação de Projectos, tem como objectivos constituir-se num espaço de formação e de aprendizagem em que os/as estudantes construam competências que lhes permita conhecer e confrontarem representações pessoais sobre avaliação; conhecer e compreender critérios de cientificidade da avaliação; reflectir sobre princípios subjacentes ao conceito de avaliação; debater especificidades de diversos modelos de avaliação; reflectir sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes e analisar papéis que incumbem a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos. Pretende-se, assim, promover a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências: Discutir e tomar posição em relação a critérios de cientificidade da avaliação. Debater especificidades de diversos modelos de avaliação Analisar características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes. Analisar papéis de avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos Analisar/aplicar modos de avaliar diversos a propósito de projectos.
Pretende-se que esta unidade curricular contribua para que os estudantes aprofundem conhecimentos teóricos sobre metodologias de avaliação de projetos e desenvolvam competências de análise e de avaliação de projetos de intervenção sócio-educacional.
A centralidade que a existência de projectos tem vindo a ganhar, nas últimas décadas, em todos os campos da vida social e, assim, também, no campo educativo, justifica que se aprofunde a reflexão em torno das consequências que esta presença origina, no campo da educação. Por seu turno, a avaliação pode contribuir, de forma relevante, para impulsionar a reflexão, promover a melhoria e a mudança nos processos formativos. No entanto, para que a avaliação dê lugar a este tipo de contributos, isto é, para que possa promover o desenvolvimento e a melhoria de projectos e de outros processos formativos, é importante que ela se desenvolva numa dinâmica de implicação e de participação dos sujeitos no decurso da produção dos projectos como processos de (des)envolvimento. Serão, assim, abordados, os seguintes conteúdos programáticos: Conceitos de avaliação De que falamos quando falamos em projecto? Princípios gerais para avaliação de projectos Etapas de planeamento de um projecto e respectivos critérios de avaliação Modelos e lógicas de avaliação Avaliação interna, avaliação externa: conceitos, procedimentos e instrumentos A auto-avaliação das escolas: conceitos, procedimentos e instrumentos A avaliação participativa: funções e características A avaliação comunitária de projectos: reflexões a partir de um exemplo A avaliação de projectos em contextos de inserção social: reflexões a partir de uma prática Avaliação, controlo e gestão: conceitos e lógicas
Apresentação e debate de textos; Análise de projectos- trabalho em pequenos grupos seguido de debate em grande grupo. Pesquisas, consultas e revisões da literatura. Estudo autónomo
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial | 50,00 | |||
| Trabalho escrito | 50,00 | |||
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | 15 | ||
| Total: | 15,00 |
1. A avaliação distribuída sem exame final 2. A obtenção de frequência exige que o estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas. 3. A classificação a atribuir nesta cadeira apoia-se: a) Apresentação à turma de um texto/projeto de avaliação com dinâmica de debate;
Elaboração, individual, de trabalho escrito, devidamente fundamentado, sobre o projeto de estágio
- Qualquer um dos elementos acima referidos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.
-Apresentação, em grupo, à turma de um texto/projeto de avaliação com dinâmica de debate (50%)
- Elaboração, individual, de trabalho escrito, devidamente fundamentado, sobre o projeto de estágio (meta-avaliação) (50%)
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos de avaliação implicará como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos relacionados com esse elemento de avaliação, classificado numa escala de 0 a 20 valores.
1.Os estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.” 2. A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos (cf. ponto 8 do art. 9 do Regulamento de Avaliação).
Para efeitos de melhoria de nota, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita, sem consulta que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da cadeira.