Inovação III
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
4 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A.
De Formaçao: fornecer instrumentos conceptuais de natureza sociológica capazes de problematizar a família contemporânea enquanto espaço de diferença; situar a emergência e desenvolvimento da família como instituição educativa no quadro da modernidade e da contemporaneidade; elucidar os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção em educação familiar como sejam a educação e a formação parental, a intervenção sócio-educativa com os pais e a substituição familiar.
DE Aprendizagem:
desenvolver competências de pesquisa sobre as famílias enquanto agentes educativos.
Competencias:
- analisar processos e programas de educaçao parental/intervençao familiar
- formular problemas educativos e definir estrategias de intervençao na perspectiva das Ciencias da educaçao
B -
Nesta disciplina procura-se dar a conhecer o movimento associativo português, situando-o em função de diferentes momentos socio-políticos. Por um lado, visa-se o aprofundamento de uma reflexão crítica sobre as experiências actuais, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade do movimento associativo e, por outro lado, defende-se uma formação no âmbito do desenvolvimento de estratégias de animação sociocultural, assentes em lógicas de democracia participativa.
Competências visadas
O trabalho nesta disciplina contribui para o desenvolvimento das capacidades de concepção e análise de projectos no campo do associativismo e da animação sociocultural e de planificação de dispositivos de intervenção no campo da educação não formal.
-
Programa
I_ Da família aos grupos domésticos: Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos; Os grupos domésticos contemporâneos; A composição dos grupos domésticos em Portugal.
II - A construção da família moderna:A família como unidade afectiva; Transformação do estatuto da criança na família.
III - Família, Educação Familiar e e Intervenção social: Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental; Os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias; A substituição familiar: modalidades de acolhimento institucional para a infância e juventude.
B.
1.O movimento associativo português e a sua expressão em diferentes momentos socio-políticos.
2. Mudança social, colectivismo e Sindicalismo: associativismo e cultura do conflito
3. Sustentabilidade do movimento associativo: a relação i) Associações/Estado; ii) Associações/Entidades Financiadoras; iii) Dinâmicas internas ao movimento associativo
4. Lógicas de democracia participativa e desenvolvimento de estratégias de animação socio-cultural
Bibliografia Obrigatória
ARIÈS, Philippe; Historia social da criança e da família, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1978
SEGALEN, Martine ; Sociologia da Família, Lisboa, Terramar, 1999
WALL, Karin (org.),; Famílias em Portugal,, Lisboa, ICS,, 2005
Durning, Paul; Ééducation Familiale
LAVILLE, Jean-Louis e SAINSAULIEU, Renaud (dir) (1997) Sociologie de l´association. Paris: Desclée De Brouwer (. )
BOULIER e outros; Le génie Associatif, Ed Textuel dif Seuil, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição; Debate;Trabalho de grande e pequeno grupo: leitura e análise de textos; Orientação tuturial. ;Trabalho de pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; Elaboração de trabalhos;Avaliação da aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
xxxx
Nota : O modo de avaliação que assim se define resulta do constrangimento estabelecido pelo Sigarra no que se refere à possibilidade de enquadrar o real modo de avaliação praticado. Na verdade, os estudantes realizam ao longo da UC um trabalho que vai sendo orientado e discutido e que tem uma formalização final. Este trabalho é objecto de uma classificação final na época normal e pode ser ainda classificado, caso seja necessário, na época de recurso.