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Inovação III

Código: OP110     Sigla: I III

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 4 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A.
De Formaçao: fornecer instrumentos conceptuais de natureza sociológica capazes de problematizar a família contemporânea enquanto espaço de diferença; situar a emergência e desenvolvimento da família como instituição educativa no quadro da modernidade e da contemporaneidade; elucidar os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção em educação familiar como sejam a educação e a formação parental, a intervenção sócio-educativa com os pais e a substituição familiar.

DE Aprendizagem:
desenvolver competências de pesquisa sobre as famílias enquanto agentes educativos.

Competencias:
- analisar processos e programas de educaçao parental/intervençao familiar
- formular problemas educativos e definir estrategias de intervençao na perspectiva das Ciencias da educaçao
B -
Nesta disciplina procura-se dar a conhecer o movimento associativo português, situando-o em função de diferentes momentos socio-políticos. Por um lado, visa-se o aprofundamento de uma reflexão crítica sobre as experiências actuais, nomeadamente no que se refere à sustentabilidade do movimento associativo e, por outro lado, defende-se uma formação no âmbito do desenvolvimento de estratégias de animação sociocultural, assentes em lógicas de democracia participativa.

Competências visadas
O trabalho nesta disciplina contribui para o desenvolvimento das capacidades de concepção e análise de projectos no campo do associativismo e da animação sociocultural e de planificação de dispositivos de intervenção no campo da educação não formal.





-

Programa

I_ Da família aos grupos domésticos: Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos; Os grupos domésticos contemporâneos; A composição dos grupos domésticos em Portugal.
II - A construção da família moderna:A família como unidade afectiva; Transformação do estatuto da criança na família.
III - Família, Educação Familiar e e Intervenção social: Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental; Os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias; A substituição familiar: modalidades de acolhimento institucional para a infância e juventude.
B.
1.O movimento associativo português e a sua expressão em diferentes momentos socio-políticos.
2. Mudança social, colectivismo e Sindicalismo: associativismo e cultura do conflito
3. Sustentabilidade do movimento associativo: a relação i) Associações/Estado; ii) Associações/Entidades Financiadoras; iii) Dinâmicas internas ao movimento associativo
4. Lógicas de democracia participativa e desenvolvimento de estratégias de animação socio-cultural


Bibliografia Obrigatória

ARIÈS, Philippe; Historia social da criança e da família, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1978
SEGALEN, Martine ; Sociologia da Família, Lisboa, Terramar, 1999
WALL, Karin (org.),; Famílias em Portugal,, Lisboa, ICS,, 2005
Durning, Paul; Ééducation Familiale
LAVILLE, Jean-Louis e SAINSAULIEU, Renaud (dir) (1997) Sociologie de l´association. Paris: Desclée De Brouwer (. )
BOULIER e outros; Le génie Associatif, Ed Textuel dif Seuil, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate;Trabalho de grande e pequeno grupo: leitura e análise de textos; Orientação tuturial. ;Trabalho de pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; Elaboração de trabalhos;Avaliação da aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

xxxx
Nota : O modo de avaliação que assim se define resulta do constrangimento estabelecido pelo Sigarra no que se refere à possibilidade de enquadrar o real modo de avaliação praticado. Na verdade, os estudantes realizam ao longo da UC um trabalho que vai sendo orientado e discutido e que tem uma formalização final. Este trabalho é objecto de uma classificação final na época normal e pode ser ainda classificado, caso seja necessário, na época de recurso.
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