Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > OP108

Consultoria III

Código: OP108     Sigla: C III

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 4 Plano Oficial 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Capacitar os estudantes para:
- a análise crítica de projectos de consultoria em contextos de educação e formação;
- derivar alternativas de intervenção em consultoria adequadas ao "problema", população e contexto;
- implementar projectos de consultoria em contextos de educação e formação, com a consciência dos problemas que se colocam à sua legitimidade, mobilização e eficácia;
- justificar a opção por modalidades de consultoria colaborativas, atentas às dimensões organizacionais e do contexto de trabalho e empoderantes dos profissionais envolvidos.

Programa

Na continuidade da disciplina de Consultoria I, esta disciplina aprofunda os conteúdos então abordados a partir da análise sistemática de projectos de consultoria em contextos de educação e formação. Assenta, portanto, na revisão sistemática da literatura de forma a identificar projectos e na sua análise e discussão aprofundadas, a partir de elementos paradigmáticos na concepção da intervenção de consultoria, nomeadamente:
(i) a colaboração e envolvimento dos profissionais;
(ii) a ênfase nos problemas, nos profissionais ou no contexto;
(iii) a atenção a dimensões organizacionais e ao contextuais;
(iv) o papel do consultor e o empoderamento dos profissionais envolvidos.

Bibliografia Obrigatória

Dougherty A. Michael; Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Brown Duane; Psychological consultation and collaboration. ISBN: 0-205-41179-7
Lambert Nadine M. 340; Consultee-centered consultation. ISBN: 0-8058-4463-5
Cole Ester ed. lit.; Effective consultation in school psychology. ISBN: ISBN 0-88937-027-3
Gallessich June; The^profession and practice of consultation. ISBN: 0-87589-527-1
Menezes Isabel; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Debate.
Trabalho de grupo.
Pesquisa orientada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final atende à qualidade do trabalho realizado ao longo do semestre na pesquisa orientada e na apresentação e discussão de projectos de consultoria (em grupo), bem como à síntese individual que cada estudante deverá realizar. Esta síntese parte de uma das situações-"problemas" descritas num dos projectos analisados e elabora alternativas de intervenção a partir das limitações identificadas. A classificação do trabalho atende à qualidade, originalidade e consistência teórica do trabalho realizado, bem como ao cumprimento da regras formais de escrita científica.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser obtida através de reformulação da síntese final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 05:18:41 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico