Consultoria III
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
4 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
65 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Capacitar os estudantes para:
- a análise crítica de projectos de consultoria em contextos de educação e formação;
- derivar alternativas de intervenção em consultoria adequadas ao "problema", população e contexto;
- implementar projectos de consultoria em contextos de educação e formação, com a consciência dos problemas que se colocam à sua legitimidade, mobilização e eficácia;
- justificar a opção por modalidades de consultoria colaborativas, atentas às dimensões organizacionais e do contexto de trabalho e empoderantes dos profissionais envolvidos.
Programa
Na continuidade da disciplina de Consultoria I, esta disciplina aprofunda os conteúdos então abordados a partir da análise sistemática de projectos de consultoria em contextos de educação e formação. Assenta, portanto, na revisão sistemática da literatura de forma a identificar projectos e na sua análise e discussão aprofundadas, a partir de elementos paradigmáticos na concepção da intervenção de consultoria, nomeadamente:
(i) a colaboração e envolvimento dos profissionais;
(ii) a ênfase nos problemas, nos profissionais ou no contexto;
(iii) a atenção a dimensões organizacionais e ao contextuais;
(iv) o papel do consultor e o empoderamento dos profissionais envolvidos.
Bibliografia Obrigatória
Dougherty A. Michael;
Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Brown Duane;
Psychological consultation and collaboration. ISBN: 0-205-41179-7
Lambert Nadine M. 340;
Consultee-centered consultation. ISBN: 0-8058-4463-5
Cole Ester ed. lit.;
Effective consultation in school psychology. ISBN: ISBN 0-88937-027-3
Gallessich June;
The^profession and practice of consultation. ISBN: 0-87589-527-1
Menezes Isabel;
Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Debate.
Trabalho de grupo.
Pesquisa orientada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final atende à qualidade do trabalho realizado ao longo do semestre na pesquisa orientada e na apresentação e discussão de projectos de consultoria (em grupo), bem como à síntese individual que cada estudante deverá realizar. Esta síntese parte de uma das situações-"problemas" descritas num dos projectos analisados e elabora alternativas de intervenção a partir das limitações identificadas. A classificação do trabalho atende à qualidade, originalidade e consistência teórica do trabalho realizado, bem como ao cumprimento da regras formais de escrita científica.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação pode ser obtida através de reformulação da síntese final.