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Problemas de Personalidade e Patologia do Idoso

Código: P831     Sigla: PPPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 46 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 -
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos se sensibilizem, a nível cognitivo e motivacional,
para a problemática psicogerontológica e tomem conhecimento da bibliografia essencial.

Programa

Prolegómenos introdutórios
Sexualidade do idoso
Espiritualidade e religião do idoso
Educabilidade do idoso
Aspectos psicossociais da terceira idade
O idoso e a morte

Bibliografia
Algumas referências específicas são consultadas a partir dos livros de base:
Barros, J. (2010). Psicologia do envelhecimento e do idoso (4ª ed. revista). Porto: LivPic.
Barros, J. (2008). Pscologia do idoso - Temas complementares. Porto: LivPsic.
Birren, J. e Schaie (Eds) (2001). Handbook of Psychology of Aging (5ª ed.). San Diego: Academic Press

Bibliografia Obrigatória

Barros, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do idoso - Temas complementares, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do idoso - Temas complementares, LivPsic, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Breves exposições na aula sobre temas do programa (40%)
Trabalho teórico com eventual componente prática a expor e discutir na aula (60%)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Breves exposições na aula sobre temas do programa (40%)
Trabalho teórico/prático com discussão na aula (60%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os estudantes (incluindo TE e DA) serão avaliados da mesma forma, mas os TE podem ser dispensados da exposição oral

Melhoria de classificação

Novo trabalho teórico prático
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