Problemas de Personalidade e Patologia do Idoso
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
46 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
3 |
4 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos se sensibilizem, a nível cognitivo e motivacional,
para a problemática psicogerontológica e tomem conhecimento da bibliografia essencial.
Programa
Prolegómenos introdutórios
Sexualidade do idoso
Espiritualidade e religião do idoso
Educabilidade do idoso
Aspectos psicossociais da terceira idade
O idoso e a morte
Bibliografia
Algumas referências específicas são consultadas a partir dos livros de base:
Barros, J. (2010). Psicologia do envelhecimento e do idoso (4ª ed. revista). Porto: LivPic.
Barros, J. (2008). Pscologia do idoso - Temas complementares. Porto: LivPsic.
Birren, J. e Schaie (Eds) (2001). Handbook of Psychology of Aging (5ª ed.). San Diego: Academic Press
Bibliografia Obrigatória
Barros, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do envelhecimento e do idoso, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do idoso - Temas complementares, LivPsic, 2008
Barros, J.; Psicologia do idoso - Temas complementares, LivPsic, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Breves exposições na aula sobre temas do programa (40%)
Trabalho teórico com eventual componente prática a expor e discutir na aula (60%)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Breves exposições na aula sobre temas do programa (40%)
Trabalho teórico/prático com discussão na aula (60%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os estudantes (incluindo TE e DA) serão avaliados da mesma forma, mas os TE podem ser dispensados da exposição oral
Melhoria de classificação
Novo trabalho teórico prático