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Sociologia da Educação Familiar

Código: E600     Sigla: SEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 58 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central em análise nesta disciplina. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem da família numa perspectiva sociológica e sócio-histórica, a socialização familiar, a emergencia e centralidade da criança e a actividade parental considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social.

Objectivo Geral:
Fornecer contributos intelectuais capazes de contribuir para o conhecimento para a compreensão dos fenómenos que subjazem às dimensões estruturantes desta disciplina, bem como para a sua aplicação e discussão.

- adquirir conhecimentos propostos nos conteúdos programáticos
- aplicar os conhecimentos segundo os modos de concretizar a avaliação;
- ser capaz de recolher, seleccionar e interpretar informação acerca da temática em estudo;
-ser capaz de produzir um documento escrito teorica e metodologiamente fundamentado e argumentado.

Programa

I - Família e Ciências Sociais
1. A família como instituição social: ocontributo da Antropologia e da História.
1.1 O contributo da Sociologia: a família como grupo social e como grupo social primário.

II - Da família aos grupos domésticos
1.Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos.
2.Os grupos domésticos contemporâneos.
3.Trajectória familiar, curso de vida e ciclo de vida familiar
4.A composição dos grupos domésticos em Portugal.

III - A construção da família moderna
1.A família como unidade afectiva.
2.Transformação do estatuto da criança na família.
3.Da família moderna à família contemporânea: problemas, tensões.

IV – Família e Educação Familiar
1.Estratégias educativas familiares e socialização familiar
2.Continuidades, descontinuidades e tensões entre a educação familiar e a educação escolar.
3.As relações das famílias com as escolas, da participação casual à participação organizada

V- Família e Intervenção social
1. Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental
2. Os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias.
3. A substituição familiar: modalidades de acolhimento institucional para a infância e juventude.

Bibliografia Obrigatória

Ariès Philippe; História social da criança e da família
Delgado Paulo; Acolhimento familiar. ISBN: 978-972-8562-39-7
Fontaine Anne Marie 570; Parceria família-escola e desenvolvimento da criança. ISBN: 972-41-2187-9
Montandon Cléopâtre; Entre parents et enseignants. ISBN: 3-261-03697-4
Segalen Martine; Sociologia da família. ISBN: 972-710-234-4
Saraceno Chiara; Sociologia da família. ISBN: 972-33-1235-2
Wall Karin 570; Famílias em Portugal. ISBN: 972-671-161-4
Cunha Vanessa; O^lugar dos filhos. ISBN: 978-972-671-202-2
Stoer Stephen R. 570; Escola-família. ISBN: 972-0-34171-8
Leandro Maria Engrácia; Sociologia da família nas sociedades contemporâneas. ISBN: 978-972-674-323-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate;Trabalho de grande e pequeno grupo: leitura e análise de textos; Orientação tuturial. ;Trabalho de pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; Elaboração de trabalhos;Avaliação da aprendizagem.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final


Componentes de avaliação
Para a avaliação da Uc propôe-se a realização de um trabalho de pesquisa, realizado em grupo ao longo do semestre, sob temática a escolher/indicar, com ou sem relação com o Simf 6, e orientado nas sessões tutoriais ;
O trabalho em grupo será no máximo de 3 elementos. Este número pode ser revisto no caso da articulação com o Simf6.

Haverá, em data a combinar com os estudantes, uma sessão pública de apresentação dos trabalhos.
Os trabalhos serão entregues na época normal de exames, e com possibilidade de reformulação na época de recurso, será classificado numa escala de 0 a 20 e apresenta uma cotação de 100% na nota final.

.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas serão chamados à prestação de uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Esta prova realizar-se-á sob a forma da realização de um trabalho adicional, a entregar na penúltima semana de aulas, será classificada na escala de 0 a 20 e terá uma ponderação de 30% na nota final.

Melhoria de classificação

Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes poderão requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista.
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