Sociologia da Educação Familiar
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
59 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central em análise nesta disciplina. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem da família numa perspectiva sociológica e sócio-histórica, a socialização familiar, a emergencia e centralidade da criança e a actividade parental considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social.
Objectivo Geral:
Fornecer contributos intelectuais capazes de contribuir para o conhecimento para a compreensão dos fenómenos que subjazem às dimensões estruturantes desta disciplina, bem como para a sua aplicação e discussão.
- adquirir conhecimentos propostos nos conteúdos programáticos
- aplicar os conhecimentos segundo os modos de concretizar a avaliação;
- ser capaz de recolher, seleccionar e interpretar informação acerca da temática em estudo;
-ser capaz de produzir um documento escrito teorica e metodologiamente fundamentado e argumentado.
Programa
I - Família e Ciências Sociais
1. A família como instituição social: ocontributo da Antropologia e da História.
1.1 O contributo da Sociologia: a família como grupo social e como grupo social primário.
II - Da família aos grupos domésticos
1.Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos.
2.Os grupos domésticos contemporâneos.
3.Trajectória familiar, curso de vida e ciclo de vida familiar
4.A composição dos grupos domésticos em Portugal.
III - A construção da família moderna
1.A família como unidade afectiva.
2.Transformação do estatuto da criança na família.
3.Da família moderna à família contemporânea: problemas, tensões.
IV – Família e Educação Familiar
1.Estratégias educativas familiares e socialização familiar
2.Continuidades, descontinuidades e tensões entre a educação familiar e a educação escolar.
3.As relações das famílias com as escolas, da participação casual à participação organizada
V- Família e Intervenção social
1. Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental
2. Os campos, práticas e contextos privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias.
3. A substituição familiar: modalidades de acolhimento institucional para a infância e juventude.
Bibliografia Básica
ARIÈS, Philippe., (1978) Historia social da criança e da família, Rio de Janeiro, Ed. Guanabara
DELGADO, Paulo, (2007) Acolhimento Familiar. Conceitos, práticas e (in) definições, Porto, Profedições
FONTAINE, Anne Marie (coord) (2000) Parceria Família-Escola e desenvolvimento da criança, Porto, Asa
KELLERHALS, J. e MONTANDON, C., (1991) Les Stratégies Éducatives des Familles, Newchatel: Delachaux et Niestlé
MONTANDON, Cléopâtre e PERRENOUD, Philippe (2001) Entre pais e professores, um diálogo impossível? Para uma análise sociológica das interacções entre a família e a escola, Lisboa, Celta
SARACENO, Chiara (1987) Sociologia da Família, Lisboa, Editorial Estampa
SEGALEN, Martine (1999) Sociologia da Família, Lisboa, Terramar
STOER, Stephen, R. e SILVA, Pedro (2005) Escola-Família. Uma relação em processo de reconfiguração, Porto, Porto Editora.
WALL, Karin (org.), (2005) Famílias em Portugal, Lisboa, ICS,
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição; Debate;Trabalho de grande e pequeno grupo: leitura e análise de textos; Orientação tuturial. ;Trabalho de pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; Elaboração de trabalhos;Avaliação da aprendizagem.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cada um dos trabalhos a apresentar, em alternativa, com entrega na época normal de exames, e com possibilidade de reformulação na época de recurso, será classificado numa escala de 0 a 20 e apresenta uma cotação de 100% na nota final.
Componentes de avaliação
A avaliação poderá revestir-se de duas formas em alternativa:
• a realização de um trabalho em grupo de pesquisa ao longo do semestre sob temática a indicar e orientado nas sessões tutoriais ;
• A realização de um trabalho em grupo de análise de uma situação concreta, considerado o contributo teórico da disciplina por relação com o SIIP ao longo do semestre, e orientado nas sessões tutoriais ;
O trabalho em grupo será no máximo de 3 elementos.
.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas serão chamados à prestação de uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Esta prova realizar-se-á sob a forma da realização de um trabalho adicional, a entregar na penúltima semana de aulas, será classificada na escala de 0 a 20 e terá uma ponderação de 30% na nota final.
Melhoria de classificação
Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes poderão requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista.