Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Projecto I. Concepção de Projectos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
57 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- adquirir saberes no domínio de conceitos, teorias e modelos sobre projectos;
- compreender a importância de projectos que adequadamente articulem os seus diversos elementos (objectivos, problemas, situações, acções, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização, …);
- tomar posição face a projectos educacionais e de formação instituídos;
- mobilizar conhecimentos sobre concepção de projectos em desenhos de projectos;
- analisar projectos relativos a diferentes contextos sócio-educativos e de formação;
- desenhar projectos adequados à diversidade de situações e dos contextos sócio-educativos e de formação
Programa
- Razões e sentidos dos projectos
- Os projectos e a fundamentação da acção: tipos e características de projectos
- Elementos configuradores de um projecto
- O projecto enquanto meio organizador de acções/intervenções
- Modelos e processos de concepção de projectos
- Fases do desenho de um projecto
- A escolha do tema/problema/… enquanto ponto de partida para o projecto
- Análise de desenhos de projectos
- A gestão e o acompanhamento de projectos
- Que lugar para um/a mediador/a sócio-educativo e da formação?
- A avaliação de projectos
* Questões teóricas e epistemológicas em torno da avaliação de projectos.
* Apresentação de dimensões e etapas de avaliação na perspectiva de alguns autores
* Análise de projectos a partir de dados recolhidos em visitas a instituições
Bibliografia Obrigatória
ROEGIERS, Xavier ; Analyser une action d’Education ou de Formation, Bruxelas: De Boeck Université, (1997)
BOUTINET, Jean Pierre. ; Antropologia do Projecto, Ed. Piaget, (1996)
LEITE, Carlinda, GOMES, Lúcia, FERNANDES, Preciosa; Projectos curriculares de escola e de turma,, Edições ASA., (2001)
BARBIER, Jean-Marie; Elaboração de Projectos de Acção e Planificação,, Porto Editora, (1993)
HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat; A organização do currículo por projectos de trabalho, , Porto Alegre: Artmed, (1998)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| trabalho de grupo |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
25,00 |
|
|
| apresentação de textos pelos estudantes |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
| elaboração de um projecto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
|
|
| debate |
Participação presencial |
12,00 |
|
|
| avaliação |
Exame |
4,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| orientação tutorial |
Estudo autónomo |
15 |
|
|
Total: |
15,00 |
|
Obtenção de frequência
-Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com o/a docente :
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.
Fórmula de cálculo da classificação final
-trabalhos de grupo realizados no decurso das aulas (SIMF –S) – 30%
- análise de textos e sua apresentação à turma com respectiva síntese escrita (SIMF- TP) - 30%
- plano de um Projecto devidamente fundamentado (exame final) - (40%)
Provas e trabalhos especiais
Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na Coordenação de ano, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade
às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente:
-análise de textos com respectiva síntese escrita (SIMF- TP) - 30%
- plano de um Projecto devidamente fundamentado (exame final) - (70%)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para
melhoria de nota.