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Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Projecto I. Concepção de Projectos

Código: E505     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 57 Plano Oficial 2007/2008 3 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- adquirir saberes no domínio de conceitos, teorias e modelos sobre projectos;

- compreender a importância de projectos que adequadamente articulem os seus diversos elementos (objectivos, problemas, situações, acções, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização, …);

- tomar posição face a projectos educacionais e de formação instituídos;

- mobilizar conhecimentos sobre concepção de projectos em desenhos de projectos;

- analisar projectos relativos a diferentes contextos sócio-educativos e de formação;

- desenhar projectos adequados à diversidade de situações e dos contextos sócio-educativos e de formação

Programa

- Razões e sentidos dos projectos
- Os projectos e a fundamentação da acção: tipos e características de projectos
- Elementos configuradores de um projecto
- O projecto enquanto meio organizador de acções/intervenções
- Modelos e processos de concepção de projectos
- Fases do desenho de um projecto
- A escolha do tema/problema/… enquanto ponto de partida para o projecto
- Análise de desenhos de projectos
- A gestão e o acompanhamento de projectos
- Que lugar para um/a mediador/a sócio-educativo e da formação?
- A avaliação de projectos
* Questões teóricas e epistemológicas em torno da avaliação de projectos.
* Apresentação de dimensões e etapas de avaliação na perspectiva de alguns autores
* Análise de projectos a partir de dados recolhidos em visitas a instituições

Bibliografia Obrigatória

ROEGIERS, Xavier ; Analyser une action d’Education ou de Formation, Bruxelas: De Boeck Université, (1997)
BOUTINET, Jean Pierre. ; Antropologia do Projecto, Ed. Piaget, (1996)
LEITE, Carlinda, GOMES, Lúcia, FERNANDES, Preciosa; Projectos curriculares de escola e de turma,, Edições ASA., (2001)
BARBIER, Jean-Marie; Elaboração de Projectos de Acção e Planificação,, Porto Editora, (1993)
HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat; A organização do currículo por projectos de trabalho, , Porto Alegre: Artmed, (1998)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
trabalho de grupo Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 25,00
apresentação de textos pelos estudantes Trabalho escrito 20,00
elaboração de um projecto Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
debate Participação presencial 12,00
avaliação Exame 4,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
orientação tutorial Estudo autónomo 15
Total: 15,00

Obtenção de frequência

-Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com o/a docente :
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.



Fórmula de cálculo da classificação final

-trabalhos de grupo realizados no decurso das aulas (SIMF –S) – 30%
- análise de textos e sua apresentação à turma com respectiva síntese escrita (SIMF- TP) - 30%
- plano de um Projecto devidamente fundamentado (exame final) - (40%)



Provas e trabalhos especiais

Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na Coordenação de ano, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade
às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente:
-análise de textos com respectiva síntese escrita (SIMF- TP) - 30%
- plano de um Projecto devidamente fundamentado (exame final) - (70%)

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para
melhoria de nota.
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