Laboratório de Metodologias de Investigação Quantitativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação em Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
56 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Este laboratório visa complementar a formação dos alunos no domínio das metodologias de investigação, na continuidade das disciplinas de Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação, propiciando o conhecimento e domínio de metodologias quantitativas de investigação através do envolvimento dos estudantes na realização de pequenos estudos de investigação sobre questões educativas relevantes.
Programa
Pressupostos das metodologias de investigação quantitativa.
Definição de questões de investigação. Desenho metodológico e definição da população.
Métodos de recolha de dados. Especificidade da investigação com inquéritos e questionários (formulação de questões, pré-teste, anonimato, extensão, …). Problemas de validade e fiabilidade.
Planeamento e implementação de um pequeno estudo. Métodos de revisão da literatura. Recolha e codificação dos dados. Construção de uma base de dados num programa informático. Selecção de procedimentos de análise de dados e sua execução num programa informático. Análise e discussão dos resultados.
Escrita e apresentação pública do relatório de investigação.
Bibliografia Obrigatória
Moreira João Manuel;
Questionários. ISBN: 972-40-2142-4
Cohen Louis;
Research methods in education. ISBN: 0-415-10235-9
Hill Manuela Magalhães;
Investigação por questionário. ISBN: 972-618-273-5
Ghiglione Rodolphe;
O^inquérito
Balnaves Mark;
Introduction to quantitative research methods. ISBN: ISBN 0-7619-6804-0
Oppenheim A. N.;
Questionnaire design, interviewing, and attitude measurement. ISBN: ISBN 0-8264-5176-4
Hernández Sampieri Roberto;
Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Orientação tutorial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Segue as regras gerais da FPCE-UP, com a expectativa de participação nas horas de contacto e de realização do trabalho de grupo.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação terá em conta a qualidade do trabalho realizado em grupo e que envolve a recolha (trabalho de campo) e análise de dados e do relatório da investigação concretizado através de uma apresentação e discussão em formato de poster e de comunicação oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segue o regulamento geral da FPCE-UP.
Melhoria de classificação
Exige a realização de novo projecto, na sua componente de trabalho de campo ou poster ou apresentação oral.