Socioantropologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
72 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
•Contribuir para a conceptualização reflexiva das práticas sociais, nomeadamente no campo da educação, como processos de gestão de mudança social.
•Contextualizar o tratamento das problemáticas da gestão da mudança social no âmbito dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
. Competências visadas
•Analisar projectos de educação enquanto instâncias/instrumentos de mudança social.
•Identificar em textos sobre o trabalho social em educação, e nas práticas desse mesmo trabalho, as assunções políticas que os suportam enquanto projectos de desenvolvimento.
Programa
A disciplina aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento, colocando ênfase nas questões ligadas ao desenvolvimento e nos conceitos de desenvolvimento e sua reconfiguração em contexto de globalização, como o âmbito das problemáticas da gestão da mudança social e dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
- Conteúdos programáticos:
1. As teorias do desenvolvimento
2.A tradição e a modernidade: problemas e dilemas da modernização
3.As consequências da modernidade e o debate sobre a pós-modernidade
4.Os impactos da globalização: economia, política e epistemologia.
Bibliografia Obrigatória
Santos Boaventura de Sousa 570;
Globalização. ISBN: 972-36-0569-4
Giddens Anthony;
As^consequências da modernidade. ISBN: 972-8027-27-3
Giddens Anthony;
Modernidade e identidade pessoal. ISBN: 972-8027-11-7
So Alvin Y.;
Social change and development. ISBN: 0-8039-3546-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular, de tipo B, é de carácter teórico-prático.
As metodologias de ensino-aprendizagem contempladas são:
- nas actividades de contacto: exposição, debate, trabalho de grupo, orientação tutorial, avaliação da aprendizagem.
- no trabalho autónomo: leitura e análise de textos, pesquisa bibliográfica, elaboração de trabalhos.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o estipulado no “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE” aprovado pelo Conselho Pedagógico da FPCE/UP e de acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída com exame final) a obtenção de frequência obtém-se se um/a estudante, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Considerando que a avaliação visa fornecer indicações sobre o grau de consecução dos objectivos finais, evidenciar quais os saberes mais relevantes propostos pelo programa e constituir ela própria um instrumento de aprendizagem, a avaliação da disciplina, para os estudantes que obtenham frequência, far-se-á da seguinte forma:
- dinamização, em grupo, de uma sessão com base em bibliografia recomendada e em data a combinar com a docente;
- realização de uma síntese final da disciplina, individual, com possibilidade de consulta e realização presencial, na época normal de avaliação.
O cálculo da classificação final faz-se da seguinte forma:
a) para os estudantes que obtenham frequência:
- dinamização da sessão: 30%;
- síntese final: 70%.
Estes dois momentos serão classificados numa escala de 0 a 20 valores, com as ponderações já referidas na classificação final da disciplina.
b) para os estudantes que não obtenham frequência:
- exame final sem consulta.
Em ambos os casos a classificação final é expressa numa escala de 0 a 20 valores sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o número 4 do artigo 9º do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE” os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a disciplina através da “Avaliação distribuída com exame final” sendo, no entanto, adicionalmente obrigados/as à realização da recensão de uma obra indicada pela docente. A data de entrega da recensão deverá ser combinada com a docente pelo que os/as estudantes nesta situação deverão contactar a docente no decurso do semestre lectivo.
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da disciplina na época de recurso estipulada no calendário escolar.