Socioantropologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
•Contribuir para a conceptualização reflexiva das práticas sociais, nomeadamente no campo da educação, como processos de gestão de mudança social.
•Contextualizar o tratamento das problemáticas da gestão da mudança social no âmbito dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
. Competências visadas
•Analisar projectos de educação enquanto instâncias/instrumentos de mudança social.
•Identificar em textos sobre o trabalho social em educação, e nas práticas desse mesmo trabalho, as assunções políticas que os suportam enquanto projectos de desenvolvimento.
Programa
A disciplina aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, colocando ênfase nas questões ligadas ao desenvolvimento e nos conceitos de desenvolvimento e sua reconfiguração em contexto de globalização, como o âmbito das problemáticas da gestão da mudança social e dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
A disciplina aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, colocando ênfase nas questões ligadas ao desenvolvimento e nos conceitos de desenvolvimento e sua reconfiguração em contexto de globalização, como o âmbito das problemáticas da gestão da mudança social e dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
- Conteúdos programáticos:
1.Os impactos da globalização: economia, política e epistemologia
2.A tradição e a modernidade: problemas e dilemas da modernização
3.As consequências da modernidade
4.O debate sobre a pós-modernidade.
- Bibliografia básica
•Beck, Ulrich (1992) Risk Society, Towards a New Modernity, Londres: Sage.
•Giddens, Anthony (1992) As Consequências da Modernidade, Lisboa: Celta.
•Harvey, David (1989) Condição Pós-Moderna, São Paulo: Edições Loyola.
•Magalhães, António M. (1998) A Escola na Transição Pós-Moderna, Lisboa:
Instituto de Inovação Educacional.
•Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2005), A Diferença Somos Nós: a Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
•Silva, Augusto Santos (1994) "Alguns Temas para Pensar a Mudança Social", Educação, Sociedade & Culturas, 1, 105-128.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição
- Trabalho de grupo
- Discussão em pequeno e grande grupo
- Orientação tutorial
- Avaliação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Considerando que a avaliação visa fornecer indicações sobre o grau de consecução dos objectivos finais; evidenciar quais os saberes mais relevantes propostos pelo programa e constituir ela própria um instrumento de aprendizagem, a avaliação da disciplina assumirá a forma de uma síntese da disciplina com as seguintes características:
. tempo de realização: 2 horas;
. âmbito: os temas respeitarão as matérias tratadas;
. condições de realização: trabalho individual sem consulta.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final - 80%.
Apresentação oral - 20%.
Provas e trabalhos especiais
Apresentação de um texto em trabalho de grupo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos Erasmus.
Melhoria de classificação
Época de Recurso.