Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E501

Socioantropologia do Desenvolvimento

Código: E501     Sigla: SD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 2 Plano de transição 3 - 4,5 -
LCED 62 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

•Contribuir para a conceptualização reflexiva das práticas sociais, nomeadamente no campo da educação, como processos de gestão de mudança social.
•Contextualizar o tratamento das problemáticas da gestão da mudança social no âmbito dos processos de globalização na sociedade portuguesa.

. Competências visadas

•Analisar projectos de educação enquanto instâncias/instrumentos de mudança social.
•Identificar em textos sobre o trabalho social em educação, e nas práticas desse mesmo trabalho, as assunções políticas que os suportam enquanto projectos de desenvolvimento.



Programa

A disciplina aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, colocando ênfase nas questões ligadas ao desenvolvimento e nos conceitos de desenvolvimento e sua reconfiguração em contexto de globalização, como o âmbito das problemáticas da gestão da mudança social e dos processos de globalização na sociedade portuguesa.
A disciplina aborda teorias antropológicas e sociológicas do desenvolvimento e da cultura, colocando ênfase nas questões ligadas ao desenvolvimento e nos conceitos de desenvolvimento e sua reconfiguração em contexto de globalização, como o âmbito das problemáticas da gestão da mudança social e dos processos de globalização na sociedade portuguesa.

- Conteúdos programáticos:


1.Os impactos da globalização: economia, política e epistemologia
2.A tradição e a modernidade: problemas e dilemas da modernização
3.As consequências da modernidade
4.O debate sobre a pós-modernidade.

- Bibliografia básica

•Beck, Ulrich (1992) Risk Society, Towards a New Modernity, Londres: Sage.
•Giddens, Anthony (1992) As Consequências da Modernidade, Lisboa: Celta.
•Harvey, David (1989) Condição Pós-Moderna, São Paulo: Edições Loyola.
•Magalhães, António M. (1998) A Escola na Transição Pós-Moderna, Lisboa:
Instituto de Inovação Educacional.
•Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2005), A Diferença Somos Nós: a Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
•Silva, Augusto Santos (1994) "Alguns Temas para Pensar a Mudança Social", Educação, Sociedade & Culturas, 1, 105-128.



Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição
- Trabalho de grupo
- Discussão em pequeno e grande grupo
- Orientação tutorial
- Avaliação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Considerando que a avaliação visa fornecer indicações sobre o grau de consecução dos objectivos finais; evidenciar quais os saberes mais relevantes propostos pelo programa e constituir ela própria um instrumento de aprendizagem, a avaliação da disciplina assumirá a forma de uma síntese da disciplina com as seguintes características:
. tempo de realização: 2 horas;
. âmbito: os temas respeitarão as matérias tratadas;
. condições de realização: trabalho individual sem consulta.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 80%.
Apresentação oral - 20%.

Provas e trabalhos especiais

Apresentação de um texto em trabalho de grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos Erasmus.

Melhoria de classificação

Época de Recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 16:10:37 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico