Análise de Políticas Sociais e Educativas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
56 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
3 |
32 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular de Análise de Políticas Sociais e Educativas visa proporcionar uma abordagem destas políticas centrada, sobretudo, na sua análise e na sua desconstrução, de modo a permitir a compreensão do “ciclo político”, desde o nível da elaboração ao da implementação. Estes níveis políticos (a ideologia, a agenda, o processo de decisão, a elaboração e a implementação) são, ao mesmo tempo, referências para o desenvolvimento do programa da unidade curricular e seu objecto.
1. Objectivos:
- Apresentar e discutir as perspectivas teóricas principais sobre a elaboração e implementação das políticas sociais e educativas;
- identificar as metodologias, e respectivas características, utilizadas para o estudo das políticas sociais e educativas;
- identificar e iniciar o desenvolvimento de uma abordagem sociológica das políticas sociais e educativas.
- Conceptualizar as políticas educativas e sociais enquanto projectos de mudança social e gestão dessa mesma mudança;
- introduzir e reforçar procedimentos de análise sociológica de políticas educativas e sociais que permitam uma reflexão crítica sobre as concepções e a gestão da mudança social que lhes estão subjacentes.
2. Competências:
- Compreensão dos processos e dos contextos de elaboração e implementação de políticas educativas e sociais.
- Identificar criticamente os momentos e os actores da elaboração, implementação e avaliação das políticas.
- Analisar a partir de dadas metodologias discursos e documentos de política educativa e social.
3. Resultados da aprendizagem:
- Relacionar a elaboração e implementação das políticas educativas e sociais com dados processos de desenvolvimento sócio-económico e de mudança social;
- Identificação (apoiada em modelos/metodologias de análise) dos diferentes actores e agentes que intervêm no processo político e da potencial influência que estes possam ter na elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos em contextos de educação.
Programa
1. O Que é a Política Educativa e Social
1.1. As dimensões e os pressupostos da análise sociológica de políticas
1.2. Como "ler" a política educativa e social
2. Para um Projecto de Enquadramento das Políticas Educativas e Sociais
2.1. Quem faz a política educativa e social
2.2. O contexto mundial e as políticas educativas e sociais: pensando os efeitos da globalização na política
2.2.1. A política educativa e social como "cultura nacional"
2.2.2. O papel das organizações internacionais
2.3. O Estado e as Políticas Educativas e Sociais
Bibliografia Obrigatória
Magalhães António M. MAgalhães 570;
Reconfigurações. ISBN: 972-8562-20-9
Magalhães António M.;
A^diferença somos nós. ISBN: 972-36-0761-1
ULL;
Journal of education policy. ISBN: 0268-0939
CODD, John A.; "The Construction and Deconstruction of Educational Policy Documents", Journal of Education Policy, 3, 3, 235-247, Taylor & Francis, 1988. ISBN: 0268-0939
DALE, Roger ; “Specifying globalization effects on national policy: a focus on the mechanisms”, in Journal of Education Policy, 1999, Vol. 14, nº 1, pp. 1-17, Taylor & Francis, 1999. ISBN: 0268-0939
DALE, Roger ; “Globalização e Educação: Demonstrando uma ‘Cultura Educational Mundial Comum’ ou ‘Localizando Uma Agenda para a Educação Globalmente Estruturada’?", Educação, Sociedade & Culturas, 16., Afrontamento, 2000. ISBN: 0872-7643
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular, de tipo B, é de carácter teórico-prático.
As metodologias de ensino-aprendizagem contempladas são:
- nas actividades de contacto: exposição, debate, trabalho de grupo, orientação tutorial, avaliação da aprendizagem.
- no trabalho autónomo: leitura e análise de textos, pesquisa bibliográfica, elaboração de trabalhos.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com o estipulado no “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE” aprovado pelo Conselho Pedagógico da FPCE/UP e de acordo com a modalidade de avaliação da unidade curricular (Avaliação Contínua com exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento
Fórmula de cálculo da classificação final
O cálculo da classificação final faz-se da seguinte forma:
a) para os/as estudantes que obtenham frequência:
- a planificação do ensaio (a ser entregue no decurso do semestre, em data a acordar entre a docente e os/as estudantes) terá uma ponderação de 10% na classificação final, sendo avaliados, no documento entregue, a qualidade da estruturação e a argumentação relativa ao foco de análise a privilegiar;
- a versão final e completa do ensaio (a ser entregue no fim do semestre em data a combinar pela docente e pelos/as estudantes) terá uma ponderação de 90% na classificação final sendo avaliados a sua estrutura, foco de análise, pertinência da análise, rigor da análise, mobilização e articulação de conteúdos e a reflexão analítica e crítica.
Estes dois momentos serão classificados numa escala de 0 a 20 valores, com as ponderações já referidas na classificação final da unidade curricular.
b) para os/as estudantes que não obtenham aproveitamento o exame final terá uma ponderação de 100% na classificação final.
Em ambos os casos a classificação final é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o número 4 do artigo 9º do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE” os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a unidade curricular através da “Avaliação distribuída com exame final” sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação da recensão de uma obra a combinar com a docente. A data de entrega da recensão é combinada com a docente pelo que os/as estudantes nesta situação deverão contactar a docente no decurso do semestre lectivo.
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da unidade curricular, na época de recurso estipulada no calendário escolar.
Observações
EXPLICITAÇÃO DO MODO DE AVALIAÇÃO
De acordo com o “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE” aprovado pelo Conselho Pedagógico da FPCE/UP a modalidade de avaliação nesta unidade curricular será a “Avaliação Contínua com exame final”.
Tendo em conta que a avaliação deverá fornecer indicações sobre o grau de consecução dos objectivos de aprendizagem e das competências que se pretendem atingir através da frequência da unidade curricular, bem como constituir-se como um instrumento de aprendizagem, a avaliação será feita através da realização de um ensaio individual que deverá consistir numa análise de uma política educativa ou social a escolher pelos/as estudantes de acordo com os seus interesses de investigação, intervenção e formação. O ensaio será objecto de acompanhamento no âmbito das actividades de tutoria e deverá ser entregue um documento escrito onde conste a planificação do mesmo, no decurso do semestre, em data a acordar entre a docente e os/as estudantes. A sua versão final e completa deverá ser entregue no fim do semestre em data a combinar pela docente e pelos/as estudantes.
Este ensaio pode ser de índole disciplinar ou interdisciplinar, sendo concebido como contributo para actividades de investigação e de formação profissional. O ensaio tem como objectivos mais importantes instigar o aprofundamento e mobilização dos conteúdos do programa e promover uma reflexão do programa científico como um todo.