Métodos de Investigação em Educação (com Laboratório de Metodologias de Investigação Qualitativa)
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação em Educação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
74 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
9 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes de conhecimentos que lhes permitam investigar os fenómenos sociais e educativos, construindo coerências e pertinências teóricas, metodológicas e analíticas no processo de investigação.
Para tal, esta unidade curricular constitui-se também como um espaço de exercício de aplicação de conhecimentos teorico-metodológicos. Pretende-se que a partir das experiências e situações vividas pelos/as estudantes em contexto de investigação se discutam os dilemas éticos e técnicos que surgem da pesquisa sobre realidades sócio-educativas.
De modo específico considera-se que no final da UC os/as estudantes devem saber:
- Caracterizar diferentes dispositivos teorico-metodológicos de produção de práticas investigativas no campo da educação;
- Analisar diferentes instrumentos técnicos de recolha e tratamento da informação, inserindo-os em protocolos pertinentes com as restantes dimensões dos objectos de investigação;
- Reconhecer a produção de diferentes tipos de conhecimento sobre um mesmo fenómeno;
- Demonstrar capacidade crítica e leitura analítica em torno de diferentes racionalidades no quotidiano.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Capacidade de observação e análise de problemas, situações e acções;
- Capacidade de adaptação a situações e contextos muito diversificados;
- Capacidade para elaborar um projecto de investigação centrado sobre situações-problema em contextos e realidades diversas tendo como objectivo uma intervenção sócio-educativa.
Programa
1. O planeamento de um projecto de investigação: considerações teóricas, metodológicas e práticas. As várias etapas de um processo de investigação. A validação da investigação.
2. Modos e instrumentos de recolha e tratamento da informação. Métodos e técnicas de investigação qualitativa: Etnografia; Entrevistas; Métodos biográficos; Focus groups; Análise de conteúdo.
3. Modelo quadripolar da dinâmica da investigação e a sua tradução em educação: os métodos (fenomenologia, interaccionismo simbólico e grounded theory), os quadros de referência (compreensão), os modos de investigação (estudos de caso, estudos interpretativos e estudos comparativos) e os quadros de análise (tipos-ideais e tipologias).
• Becker, Howard (1998) Tricks of the Trade – how to think about your research while you’re doing it. Chicago: The University of Chicago Press.
• Bogdan, Robert & Biklen, Sari (1994) Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
• Correia, José Alberto (1998) Para uma Teoria Crítica da Educação. Porto: Porto Editora.
• De Bruyne, Paul; Herman, Jacques e de Schoutheete, Marc (1991). Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais – os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.
• Ferréol, G., Deubel, P. (1993) Méthodologie des Sciences Sociales. Paris: Armand Colin.
• Harding, Sandra (1991) Whose Science? Whose Knowledge?: Thinking from Women's Lives Cornell University Press. New York.
• Lessard-Hebert, M., Goyette, G., e Boutin, G. (1990) Investigação qualitativa. Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.
• Quivy, Raymond & Van Campenhoudt (1998) Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
• Silverman, David (1995) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text And Interaction. Londres: Sage.
• Stengers, Isabelle (1993) L'Invention des Sciences Modernes. Paris: La Découverte.
Bibliografia Obrigatória
Bardin Laurence;
Análise de conteúdo. ISBN: 972-44-0898-1
Silva Augusto Santos 570;
Metodologia das ciências sociais
Bogdan Robert C.;
Investigação qualitativa em educação. ISBN: 972-0-34112-2
Bruyne Paul de;
Dynamique de la recherche en sciences sociales
Ghiglione Rodolphe;
O^inquérito
Morgan David L.;
Focus groups as qualitative research. ISBN: ISBN 0-7619-0343-7
Quivy Raimond;
Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Plummer Ken;
Documents of life. ISBN: 0-04-321030-9
Silverman David;
Interpreting qualitative data. ISBN: 0-8039-8758-7
Atkinson Paul 340;
Handbook of ethnography. ISBN: 0-7619-5824-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Teórico-prático
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Os/As estudantes obtêm frequência com nota igual ou superior a 10 valores nos momentos de avaliação:
a) exame presencial e sem consulta acerca da matéria leccionada e do trabalho empírico realizado no decurso da disciplina. Tempo de realização: 2 horas. Ponderação: 40%.
b) trabalho de terreno realizado em grupo ao longo do semestre. Ponderação: 60%.
A falta a qualquer momento da avaliação distribuída implica a reprovação na UC.
A detecção de situações de plágio, ou outras fraudes, em qualquer um dos momentos de avaliação tem como consequência imediata a anulação da prova (trabalho ou exame) e pode conduzir à abertura de um processo disciplinar.
De acordo com o Artigo 14.° - Fraudes - do Regulamento de Avaliação de estudantes:
A fraude cometida na realização de uma prova implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar.
No quadro da FPCEUP, entende-se como fraude a cópia, o plágio ou qualquer outra prática de onde resulte um benefício ilícito para a classificação do aluno.
O Conselho Pedagógico assume-se na FPCEUP, até alteração dos estatutos em vigor, como órgão competente para a condução do processo disciplinar que eventualmente se siga a práticas fraudulentas, dele podendo resultar a reprovação do aluno à disciplina, a suspensão ou a expulsão do aluno, além da anulação da prova.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame tem uma ponderação de 40% no cálculo da nota final;
O trabalho de terreno tem uma ponderação de 60% no cálculo da nota final, sendo que 40% corresponde à entrega do relatório final (máximo 20 páginas), 10% à primeira apresentação oral do trabalho e 10% à segunda apresentação oral.
A falta em qualquer momento da avaliação distribuída implica a reprovação na UC.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/As estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho prático em grupo, respectivas apresentações e exame final. Deverão contactar no início do semestre o/a docente responsável.
Melhoria de classificação
A classificação obtida no trabalho pode ser melhorada quer através de uma prova oral. A classificação obtida no exame pode ser melhorada através da realização do exame de recurso. Em cada caso a nova classificação obtida - se mais elevada do que a anterior - substituirá, na ponderação prevista, a classificação anteriormente obtida nessa componente da avaliação.