Comunicação em Grupos e Organizações
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
65 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos de aprendizagem:
- Reconhecer a comunicação em grupos e organizações como encerrando processos específicos;
- Identificar os processos específicos presentes na comunicação intragrupo e intergrupo;
- Definir grupo a partir do paradigma do grupo minimal;
- Identificar os processos e componentes (nomeadamente a identidade pessoal e a identidade social) que explicam a competição intergrupos;
- Inventariar as condições inerentes à complementaridade intergrupos e seu impacto nas identidades;
- Descrever as relações entre os processos cognitivos e os processos expressivos no estabelecimento do "consenso de trabalho";
- Identificar as características comuns às organizações complexas;
- Compreender a importância da tripla estrutura interna dos sistemas organizacionais no condicionamento das relações interpessoais nas organizações;
- Identificar a criação de rotinas nas organizações como favorável à delimitação de zonas não regulamentadas do sistema;
- Identificar as condições inerentes à liderança e aos participantes que asseguram a melhoria da tomada de decisões em grupo;
- Conhecer condições e dispositivos de exercício de poder nas organizações.
Competências:
- mediar processos de intervenção social e educativa construindo as sinergias necessárias ao seu desenvolvimento e impacto;
- acompanhar e executar projectos de intervenção social e educativa tendo em conta o papel da comunicação grupal e organizacional na acção social;
- acompanhar e executar tarefas de investigação tendo em conta a comunicação grupal e organizacional como mediação social e educativa;
- acompanhar e executar tarefas de formação tendo em conta o lugar da comunicação grupal e organizacional no impacto da formação.
Programa
Apresentação
Por relação com outras unidades curriculares do plano de estudos que lhe estão próximas, esta UC distingue-se por ter por referência a comunicação e relação humana em si mesma, ou seja, por incidir nos grupos e nas organizações a partir desse ponto de vista. A unidade curricular focaliza a comunicação em contextos grupais (formais e informais) e/ou em contextos organizacionais, a partir de contributos teóricos da psicologia social e da psicossociologia das organizações. Procura-se fornecer elementos teóricos básicos no que concerne a especificidade da comunicação nos grupos e nas organizações, promover experiências práticas dos processos que lhe estão associados e oferecer oportunidades de análise desses mesmos processos.
Conteúdos programáticos
1. Grupos, organizações e comunicação e relação humana
- Problemas da comunicação em grupos e organizações
- Problemática da comunicação em grupos e organizações
2. Interacção grupal e identidade
- Definições e tipos de grupo
- O paradigma do grupo minimal
- Categorização, comparação, pertença e identidade social
- Competição e complementaridade intergrupos
- Consenso de trabalho, identidade e tarefas
3. Decisão e cooperação
- O grupo, as culturas e a tomada de decisão
- Confiança recíproca e consenso
- Polarização
- Estratégias para melhorar as decisões em grupo
4. Sistemas organizacionais
- Definições e tipos de organização
- A tripla estrutura dos grupos formais
- Fontes de poder nas organizações
- Tipologia das organizações com base no tipo de poder e de interesse dos indivíduos que as constituem
- As organizações como sistemas sócio-técnicos
- Os grupos nas organizações
5. Liderança
- funções da liderança
- liderança e mediação
- liderança e direcção
- liderança e supervisão
Bibliografia Obrigatória
MARC, E.; PICARD, D. ; A interacção social. Porto: Rés., Porto: Rés, (1992)
MOSCOVICI, S.; DOISE, W. ; Dissensões e consenso: Uma teoria geral das decisões colectivas. , Lisboa: Livros Horizonte, (1991)
Petit François;
Introduction à la psychosociologie des organisations. ISBN: ISBN 2-7089-13328
DOISE, W.& MOSCOVICI, S.; Las decisiones en grupo. In S. Moscovici, Psicología Social. , Barcelona: Paidós., (1986)
Tajfel Henri;
Grupos humanos e categorias sociais
Malarewicz Jacques-Antoine;
Guide du voyageur perdu dans le dédale des relations humaines. ISBN: 2-7101-0868-2
Littlejohn Stephen W.;
Fundamentos teóricos da comunicação humana
Pagès Max;
A^vida afetiva dos grupos
Lipiansky Edmond Marc;
Identité et communication. ISBN: 2-13-044200-5
MCCALL, G., & SIMMONS, JL. ; Identities and interactions - an examination of human association in everiday life., London: Free Press., 1978
Lopes Maria Amélia da Costa;
Libertar o desejo, resgatar a inovação
Jesuíno Jorge Correia;
Processos de liderança
Bibliografia Complementar
PAGÉS, M., BONETTI, M., GAULEJAC, V. & DESCENDRE, D.; O poder nas organizações, Atlas, 2008. ISBN: 978-85-224-0223-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino e aprendizagem nas horas de contacto:
Exposição, debate, dinâmicas de grupo (organizadas pela docente e/ou pelos estudantes), análise de textos e de filmes, orientação tutorial e avaliação da aprendizagem.
Modos de aprendizagem nas horas de trabalho autónomo:
Leitura e análise de textos, pesquisa sobre dinâmicas de grupo, pesquisa teórica, elaboração de trabalhos em suportes diversos.
Software
Não aplicável a esta UC
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
46,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. A obrigatoriedade de presença é de 3/4 do número de aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação em dinâmicas de comunicação em grupo, avaliada com base numa reflexão individual escrita sobre duas dessas dinâmicas (3 páginas) e o envolvimento em todas elas - 35%
Critérios de avaliação da reflexão
- Qualidade da reflexão
-Articulação com a dimensão teórica
- Qualidade da escrita
Análise de um caso de comunicação vivenciada em grupos e/ou organizações, mobilizando os conteúdos teóricos da unidade curricular (máximo 8 páginas) - 65%
Critérios de avaliação
- Adequação da situação de comunicação analisada
- Mobilização, na análise, dos conteúdos teóricos essenciais
- Ausência de equívocos teóricos
-Capacidade de reflexão crítica
- Correcção formal
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas serão chamados à prestação de uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina. Esta prova realizar-se-á sob a forma de uma síntese crítica sobre os conteúdos da unidade curricular, a entregar na penúltima semana de aulas, será classificada na escala de 0 a 20 e terá uma ponderação de 100% na nota final. Para tal os/as estudantes deverão contactar a docente responsável na primeira semana de aulas a fim de se acordar um plano de formação que possibilite a realização da prova referida.
Melhoria de classificação
Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes poderão requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista. A melhoria realizar-se-à através da reformulação do trabalho de análise de um caso de comunicação.