Seminário de Iniciação a Mediação e Formação: Estratégias de Mediação e de Formação. Oficina de Mediação de Conflitos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Nessa medida afigura-se essencial uma apreciação cuidada da natureza dos conflitos, das partes envolvidas no processo de mediação (sujeitos individuais e/ou colectivos) e dos processos de negociação.
É também objectivo da disciplina contribuir para a análise e configuração de figuras da mediação no campo formativo.
Os learning outcomes esperados da unidade curricular são os seguintes:
- identificar da natureza dos conflitos, tendo em conta as características das partes neles envolvidos;
- dominar de técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir de processos de mediação;
- planear de intervenções de mediação em contextos sócio-educativos.
No fim da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- capacidade de utilizar técnicas básicas de negociação;
- capacidade de exercer a função de mediador.
Programa
1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: da organização do espaço e da recolha inicial de informação até à produção de um acordo entre as partes em conflito, passando pela construção de uma relação de confiança e cooperação, pela identificação dos interesses das partes e pela criação e avaliação de opções de solução para o conflito em questão.
5) a especificidade da mediação em contextos formativos: experiências, competências e figuras.
Bibliografia Obrigatória
Moore Christopher W.;
O processo de mediação. ISBN: ISBN 85-7307-474-4
Carvalho José Crespo de;
Negociação. ISBN: 972-618-403-7
Fisher Roger;
Como conduzir uma negociação?. ISBN: 972-41-1135-0
Vezzula Juan Carlos;
Mediação
Harvard Business Essentials;
Harvard business essentials. ISBN: 1-59139-111-3
Lewicke Roy J.;
Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Raiffa Howard;
The^art and science of negotiation
Torrego Juan Carlos coord.;
Mediação de conflitos em instituições educativas. ISBN: ISBN 972-41-3405-9
Bibliografia Complementar
Burguet Arfelis Marta;
El educador como gestor de conflictos. ISBN: ISBN 84-330-1380-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, Debate, Trabalho de grupo, Simulação de actividades, Orientação tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
84,00 |
|
|
| Reflexão crítica individual, presença e sem consulta acerca da matéria leccionada. |
Exame |
2,00 |
|
2007-12-19 |
| comentário escrito a filme visionado no decurso da unidade curricular. |
Trabalho escrito |
2,00 |
|
2007-12-19 |
| simulações de actividades de negociação e mediação e respectiva análise. |
Exame |
8,00 |
|
2007-12-19 |
| Trabalho de Grupo |
Trabalho escrito |
4,00 |
|
2007-12-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, composta por:
a) trabalho de grupo. Ponderação: 15%
b) reflexão crítica individual, sem consulta. Tempo de realização: 3 horas. Ponderação: 25%;
c) comentário escrito a filme visionado no decurso da unidade curricular. Ponderação: 10%.
d) simulações de actividades de negociação e mediação e respectiva análise. Ponderação: 50%
Provas e trabalhos especiais
A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos da avaliação implicará a reformulação da respectiva componente como condição para a manutenção do estudante no regime de avaliação distribuída.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova oral destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina.
Melhoria de classificação
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da cadeira.