Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E305

Seminário de Iniciação a Mediação e Formação: Estratégias de Mediação e de Formação. Oficina de Mediação de Conflitos

Código: E305     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 0 Plano de transição 2 - 9 -
LCED 63 Plano Oficial 2007/2008 2 - 9 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Nessa medida afigura-se essencial uma apreciação cuidada da natureza dos conflitos, das partes envolvidas no processo de mediação (sujeitos individuais e/ou colectivos) e dos processos de negociação.
É também objectivo da disciplina contribuir para a análise e configuração de figuras da mediação no campo formativo.
Os learning outcomes esperados da unidade curricular são os seguintes:
- identificar da natureza dos conflitos, tendo em conta as características das partes neles envolvidos;
- dominar de técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir de processos de mediação;
- planear de intervenções de mediação em contextos sócio-educativos.
No fim da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- capacidade de utilizar técnicas básicas de negociação;
- capacidade de exercer a função de mediador.


Programa

1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: da organização do espaço e da recolha inicial de informação até à produção de um acordo entre as partes em conflito, passando pela construção de uma relação de confiança e cooperação, pela identificação dos interesses das partes e pela criação e avaliação de opções de solução para o conflito em questão.
5) a especificidade da mediação em contextos formativos: experiências, competências e figuras.

Bibliografia Obrigatória

Moore Christopher W.; O processo de mediação. ISBN: ISBN 85-7307-474-4
Carvalho José Crespo de; Negociação. ISBN: 972-618-403-7
Fisher Roger; Como conduzir uma negociação?. ISBN: 972-41-1135-0
Vezzula Juan Carlos; Mediação
Harvard Business Essentials; Harvard business essentials. ISBN: 1-59139-111-3
Lewicke Roy J.; Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Raiffa Howard; The^art and science of negotiation
Torrego Juan Carlos coord.; Mediação de conflitos em instituições educativas. ISBN: ISBN 972-41-3405-9

Bibliografia Complementar

Burguet Arfelis Marta; El educador como gestor de conflictos. ISBN: ISBN 84-330-1380-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, Debate, Trabalho de grupo, Simulação de actividades, Orientação tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 84,00
Reflexão crítica individual, presença e sem consulta acerca da matéria leccionada. Exame 2,00 2007-12-19
comentário escrito a filme visionado no decurso da unidade curricular. Trabalho escrito 2,00 2007-12-19
simulações de actividades de negociação e mediação e respectiva análise. Exame 8,00 2007-12-19
Trabalho de Grupo Trabalho escrito 4,00 2007-12-12
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final, composta por:
a) trabalho de grupo. Ponderação: 15%
b) reflexão crítica individual, sem consulta. Tempo de realização: 3 horas. Ponderação: 25%;
c) comentário escrito a filme visionado no decurso da unidade curricular. Ponderação: 10%.
d) simulações de actividades de negociação e mediação e respectiva análise. Ponderação: 50%

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos da avaliação implicará a reformulação da respectiva componente como condição para a manutenção do estudante no regime de avaliação distribuída.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova oral destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na ficha de disciplina.

Melhoria de classificação

Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da cadeira.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 02:26:56 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico