Epistemologia e História da Ciência
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação em Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
68 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina visa iniciar os/as estudantes tanto em debates estruturantes do campo epistemológico como no pensamento de autores/as representativos/as das principais tradições de análise historico-epistemológica da ciência. Pretende-se debater a natureza do conhecimento científico e da verdade na sua articulação com o processo de investigação científica. Estes debates e tradições serão posteriormente articulados com a análise da construção socio-histórica da cientificidade em educação, visando o desenvolvimento de um espírito investigativo crítico. Entende-se que este é um espaço onde podem reflectir sobre os processos de produção de conhecimento científico e da investigação enquanto prática social.
Pretende-se que os/as estudantes adquiriram conhecimento sobre diferentes formas de produzir conhecimento, diferentes modelos de investigação e de argumentação.
Procura-se estimular uma postura crítica perante fenómenos, processos, discursos, nomeadamente os que dizem respeito à construção do conhecimento científico, bem como contribuir para a formação de posturas argumentativas perante paradigmas científicos distintos que significam igualmente distintas opções políticas e éticas, o que estende a discussão sobre a ciência para a discussão sobre a sociedade.
LERANING OUTCOMES
- Identificar diferentes paradigmas que indiciam distintas démarches de investigação e que têm subjacentes diferentes considerações sobre os sujeitos, os objectos e as problemáticas;
- Discutir o conceito de conhecimento científico e de verdade a partir do contacto com vários/as autores/as;
- Reconhecer a produção de diferentes tipos de conhecimento sobre um mesmo fenómeno;
- Discutir os paradigmas na construção socio-histórica da cientificidade em ciências da Educação;
- Articular o debate sobre a ciência e a cientificidade em ciências da educação com modos de fazer investigação científica em ciências da educação, nomeadamente a partir de um modelo topológico de investigação;
- Adquirir postura crítica perante os problemas e questões principais abordadas na unidade curricular.
COMPETÊNCIAS
- Identificação de pressupostos que estão na base de teorias, argumentos e posições presentes em discursos e no quotidiano;
- Identificação de diferentes perspectivas e opiniões sobre uma determinada realidade;
- Curiosidade intelectual pela diversidade cultural e intelectual de indivíduos, instituições e comunidades;
- Capacidade crítica e leitura analítica em torno de diferentes racionalidades no quotidiano;
- Capacidade para a observação e análise de problemas, situações e acções.
Programa
1.Debates da epistemologia da investigação científica:
1.1. O debate entre o paradigma dominante e o paradigma emergente;
1.2. O debate entre os eixos explicativo e compreensivo e sua articulação com os modelos experimental, funcionalista, estruturalista e etnometodológico;
2.Modelos de análise historico-epistemológicos da ciência:
2.1.Comte e o positivismo;
2.2.Karl Popper e racionalismo crítico;
2.3.Thomas Khun e a teoria das revoluções científicas;
2.4. Michel Foucault e a arqueologia-genealogia do saber;
2.5. Pierre Bourdieu e a sociologia da ciência.
2.6. Donna Haraway e Sandra Harding – a questão da ciência no feminismo. A teoria feminista do conhecimento científico: situated knowledge e stand point theory.
3.A construção socio-histórica da cientificidade em educação.
3.1. A relação sujeito/objecto, subjectividade/objectividade, neutralidade/implicação e sua integração no processo de investigação;
3.2.O estatuto da verdade em Ciências da Educação.
4.Um modelo topológico da investigação científica: os 4 campos da prática de pesquisa (procura social, axiológico, doxológico e epistémico).
Bibliografia Obrigatória
Foucault Michel;
A^vontade de saber. ISBN: 972-708-240-8
Popper Karl R.;
La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8
Harding Sandra;
The science question in feminism. ISBN: 0-8014-9363-3
Bachelard Gaston;
O^novo espírito científico
Correia José Alberto;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Kuhn Thomas S.;
A^tensão essencial
Harding Sandra;
Whose science? Whose knowledge?. ISBN: ISBN 0-8014-9746-9
Kuhn Thomas S.;
A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Coulon Alain;
Ethnométhodologie et éducation. ISBN: 2-13-045236-1
Bruyne Paul de;
Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Bachelard Gaston;
A^epistemologia
Baptista Manuel António;
O^discurso pós-moderno contra a ciência. ISBN: 972-662-829-6
Bourdieu Pierre;
Science de la science et réflexivité. ISBN: 2-912107-14-8
Hadji Charles;
Investigação e educação
Aron Raymond;
As^etapas do pensamento sociológico. ISBN: 972-20-0922-2
Foucault Michel;
A^arqueologia do saber. ISBN: 85-218-0344-3
Stengers Isabelle;
L.invention des sciences modernes. ISBN: 2-08-081308-0
Bourdieu Pierre;
Para uma sociologia da ciência
Santos Boaventura de Sousa;
Um discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Bibliografia Complementar
Allègre Claude;
Dictionnaire amoureux de la science. ISBN: 2-286-01283-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular é de tipo A, desenvolvendo-se em grande grupo e sendo predominantemente de carácter teórico. No entanto, e dado os objectivos da unidade curricular, equilibram-se métodos mais expositivos com aulas de debate em torno das problemáticas a tratar.
De forma sucinta, os métodos de ensino são:
-Aulas de exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes;
- Estudo autónomo.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
|
| Reflexão escrita sobre um trabalho de investigação em educação |
Trabalho escrito |
18,00 |
|
2009-12-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura e análise de textos |
Estudo autónomo |
35 |
|
|
Total: |
35,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtem-se frequência a esta unidade curricular:
- com assiduidade a 75% das aulas leccionadas.
- com nota igual ou superior a 10 valores no trabalho desenvolvido ao longo do semestre: reflexão individual escrita sobre um trabalho de investigação em educação à luz de textos de apoio à UC.
- com nota igual ou superior a 10 valores no exame final (escrito, individual, sem consulta e presencial com duração de duas horas). Podem ir a exame final os/as estudantes que frequentem um mínimo de 75% das horas de contacto previstas.
A falta ao exame final ou a não realização/apresentação de alguma actividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a não obtenção de frequência à Unidade Curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Exame final (60%) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento;
b) Reflexão individual escrita sobre um trabalho de investigação em educação à luz de textos de apoio à UC - 40%
(60% + 40% = 100%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os/As estudantes com estatutos específicos (e.g., TE) serão avaliados da mesma forma que os outros.
Os/As estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho prático e exame final. Para tal, deverão contactar no início do semestre a docente responsável.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota. A melhoria de nota através de exame refere-se à classificação obtida no exame final e na avaliação distribuída.
Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista (Artigo 11.°, ponto 1. do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos da FPCE”).