Psicologia da Educação II: Relação Educativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
63 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS
•Contribuir para a apropriação da reflexão que se tem vindo a desenvolver quer no domínio da relação pedagógica quer no domínio da relação educativa
•Estimular o desenvolvimento de competências de reflexão sobre o campo teórico em causa, decorrente da análise de situações concretas, da discussão com actores educativos ou do contacto com relatos sobre as práticas
•Propiciar a criação de momentos de cooperação e de interpelação e de partilha que sustentem esse investimento na reflexão sobre a problemática em causa.
COMPETÊNCIAS
- Analisar situações educativas concretas, do ponto de vista das relações que os actores estabelecem entre si no âmbito dos contextos educativos formais;
- Analisar situações educativas concretas, do ponto de vista das relações que os actores estabelecem entre si no âmbito dos contextos educativos não-formais;
- Participar em debates a partir da análise das situações em causa;
- Produzir trabalhos por escrito a partir dos momentos de reflexão e dos debates.
Programa
1.Relação educativa e relação pedagógica: Das dimensões comuns às singularidades que as distinguem;
2.A relação pedagógica:
2.1 - O universo educacional que o modelo de educação escolar configura como matriz estruturante da abordagem da relação pedagógica;
2.2 - A relação pedagógica como uma relação singular e diversificada: Factores e dimensões a ter em conta na abordagem da relação pedagógica.
3.A relação educativa no âmbito dos contextos educativos não-formais.
Bibliografia Obrigatória
Coll César 570;
Desenvolvimento psicológico e educação. ISBN: 85-363-0228-3
Postic Marcel;
A^relação pedagógica
Trilla Jaume 570;
Animação sociocultural. ISBN: 972-771-763-2
Bruner Jerome;
The culture of education. ISBN: ISBN 0-674-17952-8
Campos Bártolo Paiva;
Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens. ISBN: ISBN 972-674-037-2 (v.1)
Trindade, Rui; Cosme, Ariana; Escola a Tempo Inteiro: Escola para que te quero? , Profedições, 2007. ISBN: 978-972-8562-50-2
Trindade Rui;
Escola, poder e saber. ISBN: 978-989-8148-34-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Palestras a cargo do docente ou de convidados
Comentários a trabalhos produzidos pelos alunos
Trabalho em grupo
Trabalhos pessoais
Visionamento de fimes
Debates
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Trabalho sobre a relação pedagógica como uma relação sistémica |
Trabalho escrito |
6,00 |
|
|
| Trabalho sobre a relação pedagógica |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
| Trabalho individual: A relação educativa em contextos educativos não.-formais |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Trabalho individual 1 |
Estudo autónomo |
1 |
|
| Trabalho individual 2 |
Estudo autónomo |
1 |
|
| Trabalho de grupo |
Estudo autónomo |
2 |
|
| Trabalho de grupo 3 |
Estudo autónomo |
3 |
|
|
Total: |
7,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes ordinários terão que ter uma participação mínima de 75% no total das aulas previstas para o semestre em que funciona a unidade curricular. Estes estudantes terão, igualmente, de obter, no mínimo, 2 valores no item participação, assim como terão de obter aprovação nos três trabalhos individuais que terão que realizar, tal como se encontra estipulado no quadro referente ao cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Participação (0-4 valores)
1.1 As atividades que serão objeto de avaliação e que se incluem no item «participação» serão apresentados aos alunos através de um documento escrito entregue na primeira aula e publicado no sumário referente a essa atividade letiva.
1.2 No item «participação» inclui-se:
a) um trabalho individual que consiste na escrita de uma narrativa sobre uma relação pedagógica que as/os estudantes entendam como exemplar (0,25);
b) um primeiro trabalho de grupo que consiste na análise de um texto, de forma a caracterizar o tipo de relação pedagógica que o mesmo revela (0,25);
c) um segundo trabalho de grupo que se debruça sobre um outro texto, de forma a caraterizar, igualmente, o tipo de relação pedagógica que aí se revela (0,25);
d) um terceiro trabalho de grupo que se constrói através da escrita de um texto de análise da relação pedagógica expressa no filme: «Ser e Ter»(1,0);
e) a participação num debate onde se discute a relação pedagógica como uma relação sistémica após a leitura de um texto sobre esta problemática (0,25);
f) a elaboração de um trabalho individual que corresponde à síntese de uma atividade de estudo sobre o vínculo entre relação pedagógica e paradigmas pedagógicos (2,00)
Observações:
a) Nenhum destes trabalhos é obrigatório, ainda que os alunos tenham que obter uma nota mínima de 2 valores no conjunto dos trabalhos atrás referidos, sob pena de reprovarem;
b) No caso dos trabalhos referidos nas alíneas a), b), c) e e) os alunos obtêm a cotação máxima nos mesmos, desde que os realizem, respeitando o calendário previsto (publicitado no primeiro dia de aula), e apresentem produtos adequados ao objetivo previsto. Estes trabalhos não são sujeitos a qualquer tipo de revisão, nomeadamente porque constituem o suporte de atividades na sala de aula que ocorrem num tempo previamente determinado;
c) Os trabalhos referidos nas alíneas d) e f), ao contrário, poderão ser objeto de revisão, durante um determinado espaço de tempo, caso o docente os considere insatisfatórios;
d) Todos os trabalhos referidos neste ponto, no âmbito do item «particpação», realizam-se durante o tempo letivo que o 3º semestre delimita.
2. Trabalhos individuais
2.1 - Trabalho sobre a relação pedagógica como uma relação ecossistémica (0-3 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será 1, 5 valores;
2.2 - Trabalho sobre relação pedagógica (10 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será de 5 valores;
2.3 - Trabalho sobre relação educativo em contextos educativos não-formais (3 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será de 1,5 valores.
Observações:
a) Todos estes trabalhos serão realizados individualmente e apoiados num roteiro produzido pelo professor da unidade curricular onde, entre outras coisas, se explicitam os critérios de avaliação referentes a cada um desses trabalhos.
b) Trata-se de trabalhos que serão avaliados utilizando uma escala de 0 a 20 valores. A nota obtida por cada estudante será posteriormente convertida em função da escala de avaliação prevista atrás para cada um desses trabalhos.
c) Todos os trabalhos individuais referidos deverão ser entregues e avaliados tanto na época normal como na época de recurso, tal como se encontra estipulado no artº 10º do regulamento de avaliação que o Despacho nº GR.02105/2010 consagra ou na época especial desde que se reúnam as condições que o mesmo despacho precreve para que essa possibilidade se concretize.
d) Se em qualquer um destes trabalhos um/a estudante obtiver uma classificação inferior a 9,5 valores essa ou esse estudante não serão aprovados na presente unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que usufruam da possibilidade de serem submetidos a uma avaliação especial (estudantes-trabalhadores, dirigentes associativos, atletas com o estatuto de alta competição, etc.), e que comprovadamente, não possam frequentar a via ordinária de trabalho atrás enunciada, terão que contatar o docente, o mais tardar até à primeita aula do mês de Outubro, para estabelecerem um calendário de trabalho e de avaliação. Estes estudantes serão avaliados através, apenas, dos três trabalhos individuais já referidos na avaliação dos estudantes ordinários, a saber:
1. Trabalho sobre a relação pedagógica como uma relação ecossistémica (0-5 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será 2,5 valores;
2. Trabalho sobre relação pedagógica (0-10 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será de 5 valores;
3. Trabalho sobre relação educativo em contextos educativos não-formais (0-5 valores), cuja nota mínima para obter aprovação será de 2,5 valores.
Observações:
a) Ao contrário do calendário de avaliação dos estudantes ordinários, estes estudantes começarão por ter um programa de trabalho que deverá culminar na realização do trabalho referido no ponto 1, o qual será sempre objeto de uma discussão com o docente, desde que este aprove esse trabalho. Caso o trabalho seja considerado insuficiente, o estudante terá uma oportunidade para o rever, no período referente ao trabalho letivo do 3º semestre;
b) A etapa seguinte refe-se ao estudo do vínculo entre dimensões da relação pedagógica e paradigmas pedagógicos. Os estudantes terão atividades de estudo que lhes proporcionem as competências necessárias para realizar durante a época normal ou a época de recurso o trabalho referido no ponto 2.
c) O trabalho referido no ponto 3, dado o calendário do semestre, implicará um trabalho de estudo acompanhado pelo docente e a sua entrega e avaliação será feita durante a época normal ou a época de recurso ou mesmo a época especial desde que se reúnam as condições que o mesmo despacho precreve para que essa possibilidade se concretize.
Melhoria de classificação
Qualquer aluno pode requerer a melhoria da classificação obtida, nos períodos que se encontram prescritos no nº 1 do artª 11º do Despacho nº GR.02105/2010. A melhoria da classificação poderá ser obtida através da revisão de qualquer um dos três trabalhos individuais de avaliação já referidos neste documento. Trata-se de uma decisão a tomar mediante um processo de negociação entre estudantes e docente, cabendo ao segundo indicar as opções que se colocam ao primeiro neste domínio.