Processos de Desenvolvimento Curricular
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Estudos Curriculares |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
70 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- adquirir saberes sobre elementos e processos de desenvolver o currículo escolar em lógicas de territorialização e sobre os modos de concretizar práticas de avaliação formativa e formadora;
- contextualizar o papel dos projectos nas instituições e na educação escolar que concretizem os princípios de uma “escola de sucesso com todos e para todos”;
- questionar práticas educativas e de formação, num espírito de investigação e de reflexividade sobre problemas que nelas ocorrem ou que elas suscitam.
Programa
-A Escola enquanto espaço de decisão curricular
-A organização do trabalho pedagógico/curricular
-Modos de trabalho pedagógico
-A planificação dos processos de ensino-aprendizagem em diferentes modelos de fazer escola
-Os professores e os alunos nas suas relações com o saber
-- Currículo nacional e currículo local
- Projectos Educativos e Projectos curriculares de escola /agrupamento e de turma e a construção da autonomia escolar
-O currículo na pós-modernidade e a emancipação como princípio orientador da educação
-A avaliação como processo abrangente e globalizador do acto educativo
- A opção por uma avaliação formativa e formadora
Bibliografia Obrigatória
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação das aprendizagens dos alunos. Novos contextos novas práticas,, Edições ASA, (2002a)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos: de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in LEITE, C e LOPES, A (0rg). Escola, currículo e formação de identidades, Edições ASA, , (2007)
APPLE, Michael ; “As políticas do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional”, in APLLE, M. Políticas culturais e Educação, Porto Editora, (1999)
LEITE, Carlinda ; “ Projecto Educativo de Escola - porquê? Para quê? E o quê?”, in Para uma escola curricularmente inteligente, , Edições ASA, (2002)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
PERRENOUD, Philipe ; Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas”, in Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. , Porto Alegre: Artmed, (1999)
DOLL, William; Currículo: uma perspectiva pós-moderna, , Porto Alegre: Artmed, (2002
LEITE, Carlinda ; “A Flexibilização Curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva”, in Território Educativo, Porto: DREN., (1999)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação e suas práticas nas novas concepções curriculares”, in Correio da Educação, nº 38, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2002c)
LESNE, Marcel ; Modos de trabalho pedagógico”, in Trabalho pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, (1977)
Leite, Carlinda ; “Um olhar curricular sobre a avaliação”, in Leite et al (1993), Avaliar a avaliação., Edições Asa, (1993)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “Potencialidades e Limites da gestão local do currículo para (e na) construção de uma escola com sentido para todos”, in Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores. , Lisboa: DEB, (2002b)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação das aprendizagens dos alunos. Novos contextos novas práticas,, Edições ASA, (2002a)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos: de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in LEITE, C e LOPES, A (0rg). Escola, currículo e formação de identidades, Edições ASA, , (2007)
APPLE, Michael ; “As políticas do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional”, in APLLE, M. Políticas culturais e Educação, Porto Editora, (1999)
LEITE, Carlinda ; “ Projecto Educativo de Escola - porquê? Para quê? E o quê?”, in Para uma escola curricularmente inteligente, , Edições ASA, (2002)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
PERRENOUD, Philipe ; Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas”, in Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. , Porto Alegre: Artmed, (1999)
DOLL, William; Currículo: uma perspectiva pós-moderna, , Porto Alegre: Artmed, (2002
LEITE, Carlinda ; “A Flexibilização Curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva”, in Território Educativo, Porto: DREN., (1999)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação e suas práticas nas novas concepções curriculares”, in Correio da Educação, nº 38, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2002c)
LESNE, Marcel ; Modos de trabalho pedagógico”, in Trabalho pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, (1977)
Leite, Carlinda ; “Um olhar curricular sobre a avaliação”, in Leite et al (1993), Avaliar a avaliação., Edições Asa, (1993)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “Potencialidades e Limites da gestão local do currículo para (e na) construção de uma escola com sentido para todos”, in Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores. , Lisboa: DEB, (2002b)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
44,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
-Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com as docentes :
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Participação no "fórum", da Unidade Curricular, nomeadamente na análise/debate sobre as questões que nele são alojadas quinzenalmente e, a partir das participações individuais, construção individual de uma síntese final - Ponderação - 20% mais 10%, respectivamente.
- Apresentação de um texto no decurso das aulas (trabalho de grupo) – 35%
- Dinâmica de envolvimento da turma no debate dos temas do programa (trabalho de grupo) – 35%
Provas e trabalhos especiais
Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na Coordenação de ano, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Participação no "fórum", da Unidade Curricular, nomeadamente na análise/debate sobre as questões que nele são alojadas quinzenalmente e, a partir das participações individuais, construção individual de uma síntese final - Ponderação - 20% mais 15%, respectivamente.
- realização de uma recensão de uma obra (exame final)- (65%)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para
melhoria de nota.