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Processos de Desenvolvimento Curricular

Código: E301     Sigla: PDC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Curriculares

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 70 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- adquirir saberes sobre elementos e processos de desenvolver o currículo escolar em lógicas de territorialização e sobre os modos de concretizar práticas de avaliação formativa e formadora;

- contextualizar o papel dos projectos nas instituições e na educação escolar que concretizem os princípios de uma “escola de sucesso com todos e para todos”;

- questionar práticas educativas e de formação, num espírito de investigação e de reflexividade sobre problemas que nelas ocorrem ou que elas suscitam.

Programa

-A Escola enquanto espaço de decisão curricular
-A organização do trabalho pedagógico/curricular
-Modos de trabalho pedagógico
-A planificação dos processos de ensino-aprendizagem em diferentes modelos de fazer escola
-Os professores e os alunos nas suas relações com o saber
-- Currículo nacional e currículo local
- Projectos Educativos e Projectos curriculares de escola /agrupamento e de turma e a construção da autonomia escolar
-O currículo na pós-modernidade e a emancipação como princípio orientador da educação
-A avaliação como processo abrangente e globalizador do acto educativo
- A opção por uma avaliação formativa e formadora

Bibliografia Obrigatória

LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação das aprendizagens dos alunos. Novos contextos novas práticas,, Edições ASA, (2002a)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos: de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in LEITE, C e LOPES, A (0rg). Escola, currículo e formação de identidades, Edições ASA, , (2007)
APPLE, Michael ; “As políticas do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional”, in APLLE, M. Políticas culturais e Educação, Porto Editora, (1999)
LEITE, Carlinda ; “ Projecto Educativo de Escola - porquê? Para quê? E o quê?”, in Para uma escola curricularmente inteligente, , Edições ASA, (2002)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
PERRENOUD, Philipe ; Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas”, in Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. , Porto Alegre: Artmed, (1999)
DOLL, William; Currículo: uma perspectiva pós-moderna, , Porto Alegre: Artmed, (2002
LEITE, Carlinda ; “A Flexibilização Curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva”, in Território Educativo, Porto: DREN., (1999)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação e suas práticas nas novas concepções curriculares”, in Correio da Educação, nº 38, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2002c)
LESNE, Marcel ; Modos de trabalho pedagógico”, in Trabalho pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, (1977)
Leite, Carlinda ; “Um olhar curricular sobre a avaliação”, in Leite et al (1993), Avaliar a avaliação., Edições Asa, (1993)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “Potencialidades e Limites da gestão local do currículo para (e na) construção de uma escola com sentido para todos”, in Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores. , Lisboa: DEB, (2002b)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação das aprendizagens dos alunos. Novos contextos novas práticas,, Edições ASA, (2002a)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos: de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in LEITE, C e LOPES, A (0rg). Escola, currículo e formação de identidades, Edições ASA, , (2007)
APPLE, Michael ; “As políticas do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional”, in APLLE, M. Políticas culturais e Educação, Porto Editora, (1999)
LEITE, Carlinda ; “ Projecto Educativo de Escola - porquê? Para quê? E o quê?”, in Para uma escola curricularmente inteligente, , Edições ASA, (2002)
LEITE, Carlinda ; “A avaliação e o ensino-aprendizagem em função de competências – porquê? como?”, Correio da Educação, nº 71, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2006)
PERRENOUD, Philipe ; Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas”, in Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. , Porto Alegre: Artmed, (1999)
DOLL, William; Currículo: uma perspectiva pós-moderna, , Porto Alegre: Artmed, (2002
LEITE, Carlinda ; “A Flexibilização Curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva”, in Território Educativo, Porto: DREN., (1999)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; Avaliação e suas práticas nas novas concepções curriculares”, in Correio da Educação, nº 38, , Suplemento especial, CRIAP/Asa, (2002c)
LESNE, Marcel ; Modos de trabalho pedagógico”, in Trabalho pedagógico e formação de adultos, Fundação Calouste Gulbenkian, (1977)
Leite, Carlinda ; “Um olhar curricular sobre a avaliação”, in Leite et al (1993), Avaliar a avaliação., Edições Asa, (1993)
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “Potencialidades e Limites da gestão local do currículo para (e na) construção de uma escola com sentido para todos”, in Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores. , Lisboa: DEB, (2002b)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Ciências da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 44,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

-Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com as docentes :
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.


Fórmula de cálculo da classificação final

- Participação no "fórum", da Unidade Curricular, nomeadamente na análise/debate sobre as questões que nele são alojadas quinzenalmente e, a partir das participações individuais, construção individual de uma síntese final - Ponderação - 20% mais 10%, respectivamente.
- Apresentação de um texto no decurso das aulas (trabalho de grupo) – 35%
- Dinâmica de envolvimento da turma no debate dos temas do programa (trabalho de grupo) – 35%

Provas e trabalhos especiais

Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na Coordenação de ano, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Participação no "fórum", da Unidade Curricular, nomeadamente na análise/debate sobre as questões que nele são alojadas quinzenalmente e, a partir das participações individuais, construção individual de uma síntese final - Ponderação - 20% mais 15%, respectivamente.
- realização de uma recensão de uma obra (exame final)- (65%)

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para
melhoria de nota.
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