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Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Perfis de Mediação e Formação. Oficina de Expressão Escrita

Código: E205     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 89 Plano Oficial 2007/2008 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

I. Oficina de Expressão Escrita

A presente UC, correspondendo a uma modalidade disciplinar de “Seminário”, procura dar resposta a diferentes objectivos de formação dos/estudantes. A componente de Oficina de Expressão Escrita, porém, representa uma unidade privilegiada para o contacto e o trabalho autónomo dos/as estudantes em torno de preocupações de natureza narrativa, criativa e argumentativa das práticas de escrita. A Oficina de Expressão de Escrita procura constituir-se num espaço alargado de formação, cujas dinâmicas favoreçam a emergência de uma relação com a escrita subjectivamente situada, mas construída à luz das suas potencialidades de aprendizagem para o campo da produção textual de tipo argumentativo e crítico. Após um primeiro bloco de aulas que tem em vista abrir e diversificar o universo das práticas de escrita, dar-se-á atenção, posteriormente, à produção escrita orientada para um exercício académico, cujo ensaio tem por objectivo desenvolver o conjunto de capacidades argumentativas que se implicam na escrita de contexto académico.
Objectivos:
- Reflectir sobre a diversidade de operações que se implicam nos processos de escrita;
- Realizar e partilhar diferentes actividades de escrita, atendendo à sua importância sob o ponto de vista pessoal, crítico e académico;
- Investir em modos pessoais de escrita, com especial tónica nas suas dimensões narrativas, autobiográficas, projectivas, criativas, argumentativas e críticas;
- Escrever textos através do recurso a exercícios individuais e de grupo;
- Contactar com as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas.

II. Perfis de Mediação e Formação
O módulo “Perfis de Mediação e Formação”, não possuindo uma ligação “directa” com as actividades da Oficina, constituiu-se num espaço para o contacto com os discursos científicos e públicos das Ciências da Educação/Educação, e com experiências e percursos de trabalho de licenciados em ciências da educação. Este módulo surge na sequência do SIMF do 1º semestre, a partir do qual tem-se por objectivo que os/as estudantes progressivamente construam uma reflexão pessoal sobre a sua formação como licenciados/as em ciências da educação.
Objectivos:
- Reflectir sobre as características e os desafios da Licenciatura em Ciências da Educação e dos espaços de intervenção dos/as licenciados/as em ciências da educação;
- Contactar com experiências pessoais/percursos de trabalho no campo das CE/Educação (ciclo de conferências temáticas).

Programa

A organização programática desta UC contempla dois espaços de formação (em horários e tempos distintos), repartidos do seguinte modo:

Oficina de Expressão Escrita
1. A escrita: a complexidade de um “fenómeno” e a especificidade de um objecto
1.1 Dimensões narrativas e (auto)biográficas da escrita:
1.1.1 A escrita de si e a escrita do outro
1.1.2 Narrativa e ficção
2. A escrita: entre o gesto e a visão
2.1 Dimensões projectivas/criativas da escrita:
2.1.1 Um exercício “visionário”
2.1.2 Experiências sensoriais e escrita
3. Deontologias da produção textual
3.1 Dimensões argumentativas e críticas da escrita:
3.1.1 Especificidades da produção escrita de tipo “académico”
3.1.2 Tipologias textuais académicas. Características e princípios
3.1.3 A dimensão argumentativa e crítica na produção textual. O Ensaio

Módulo “Perfis de Mediação e Formação”
1. Origem e desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Educação.
2. Os discursos científicos e públicos sobre as Ciências da Educação. Algumas referências.
3. Espaços de intervenção e particularidades dos licenciados em Ciências da Educação.

Bibliografia Obrigatória

DUMAZEDIER, J.; LESELBAUM, N. . ; ). “Emergence d’un nouveau secteur des sciences de l’éducation: la sociologie de l’autoformation”, Révue Française de Pedagogie, nº102, pp 5-16, 1993
PACHECO, Natércia; TERRASÊCA, Manuela; CARAMELO, João ; "Formar/Formar-se - que estratégias?", , (CIFOPLEP). Praia, (1999)
BARBIER, René ; “Le journal d'itinérance en formation de formateurs”. , Paris: AECSE (CNAM), (1993) (trad Pacheco Natércia)
As^palavras e as coisas (000057483 972-44-0531-1 Foucault Michel )
PINEAU, G.; MICHÈLE, M. ; Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Paris: Edilig, 1983
CIFALI, M. (1996). ; “Démarche clinique, formation et écriture”, , 1996 (tradução de PACHECO N. , Terraseca M. e CARAMELO J.)
VANCRAYENEST, A. ; “L’écriture descriptive des pratiques educatives comme outils de changement”, Pratiques de Formation, nº 20, pp. 45-56., (1990).
BOURDIEU Pierre ; Razões Práticas Sobre a teoria da acção , Lisboa: Celta., (1997)
LOURAU R. ; Le journal de recherche, matériau pour une théorie de l’implication, Paris. Méridiens Klincksieck, (1988)
HESS, Rémi ; "Uma técnica de formação e intervenção: o diário institucional”. , Hess, Rémi; Savoye, Antoine Paris Meridien, (1988) (Tradução: Natércia Pacheco; João Cara)
CALVINO Italo; Se Numa Noite de Inverno Um Viajante, Porto: Público, (2002) ( )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza teórico-prática e oficinal desta UC privilegiam-se os seguintes métodos:
- Exposição, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial;
- Realização de actividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos);
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;
- Trabalho de escrita individual;
- Realização de exercícios/reflexões em grupo.

Para o Módulo "Perfis de Mediação e Formação" prevê-se a particpação dos/as estudantes num ciclo de conferências (com debate), cujas temáticas atravessam as questões da educação, autarquias, justiça, cultura, acolhimento social, formação, entre outras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 65,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sem exame final, regime de avaliação da aprendizagem, definido para esta disciplina, prevê a “avaliação ao longo do ano/semestre, segundo as formas definidas no art.º 9, sem que exista exame final,” (cf artº 7).

Em termos de princípios gerais, a avaliação articula-se com o estatuto teórico-prático da disciplina pelo que a obtenção de frequência exige que o estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas. Daqui decorre como orientação geral para a avaliação e classificação a valorização da presença e participação activa e regular dos estudantes nas sessões, o que se relaciona com a necessária assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da CF global da UC é obtido pelo somatório de dois elementos:

1. Oficina de Expressão Escrita: Trabalho individual – “Ensaio argumentativo” da obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de E. Morin (10 páginas); Ponderação de 70% na CF

2. “Perfis de Mediação e Formação”: Trabalho de grupo (3/4 elementos); Síntese final e reflexão crítica sobre o papel e a singularidade dos licenciados em ciências da educação, a partir das discussões/experiências retratadas nas conferências (8 páginas); Ponderação de 30% na CF

Qualquer um destes elementos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

A não obtenção de 8 valores na classificação de qualquer um dos elementos de avaliação implica, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um trabalho individual escrito sobre os conteúdos e a temática da UC, de acordo com o presente programa.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”
A opção escolhida neste âmbito é a realização do trabalho escrito individual que sempre que possível e preferencialmente deverá ser elaborado e acompanhado no decurso do semestre entrgue na época prevista para frequências e exames no final do semestre.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes dispõem de uma oportunidade para reformular o trabalho individual realizado no âmbito da Oficina de Expressão Escrita (Ensaio argumentativo).
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