Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E205

Seminário de Iniciação à Mediação e Formação: Perfis de Mediação e Formação. Oficina de Expressão Escrita

Código: E205     Sigla: SIMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 89 Plano Oficial 2007/2008 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

I. Objectivos

a) Reflectir quer sobre os fundamentos da origem e afirmação da licenciatura em Ciências da Educação, quer sobre o espaço de intervenção dos licenciados em Ciências da Educação;
b) Confrontar-se com os desafios e os projectos que, actualmente, se colocam aos licenciados em Ciências da Educação.

II. Competências

a) Reflectir, individualmente e em grupo, a partir de discursos e de documentos sobre o espaço de reflexão e de intervenção que se atribui às Ciências da Educação;
b) Participar em debates com licenciados em Ciências da Educação relacionados com as mais diversas área do saber;
c) Produzir reflexões por escrito sobre esses debates e sobre o papel e a identidade profissional dos licenciados em Ciências da Educação.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

A oficina de escrita propõe-se situar a escrita enquanto processo de trabalho sobre si, pela experiência da descoberta de potencialidades criativas da escrita, ultrapassando o puro exercício estético e desenvolvendo uma reflexão aprofundada sobre as dimensões formativas das práticas da escrita

Desenvolver estratégias de articulação entre a produção escrita de saber e o desenvolvimento pessoal
Desenvolver experiências de partilha e análise crítica da escrita pessoal e académica
Reconhecer experiências pessoais enquanto portadoras de saberes e competências
Distinguir entre diversos tipos de escrita e os seus momentos e espaços de aplicação
Reconhecer e ultrapassar obstáculos à produção da escrita pessoal e académica/científica
Realizar correctamente documentos de cariz académico e científico


Programa

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

1. Origem e desenvolvimento das licenciaturas em Ciências da Educação;
2. Os discursos públicos sobre as Ciências da Educação.
3. Espaços de intervenção e particularidades profissionais dos licenciados em Ciências da Educação.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Conteúdos programáticos - Tópicos:

a. Escrita narrativa e (auto)biográfica
b. Escrita criativa
c. A escrita literária e jornalística
d. A escrita académica e científica. Características, princípios a observar, regras, normas, tipologias, referênciação bibliográfica e recursos

Conteúdos programáticos - Organização sequêncial :

Escrita narrativa e escrita (auto)biográfica. Da 1ª à 3ª pessoa
Escrita criativa e ficcional
Escrita literária e jornalística. Riqueza temática e semântica, estilística e estrutural. Tipologias (ensaio, artigo de opinião, entrevista e crónica)
Escrita académica e científica. Características, regras, recursos e normas. Citação e Paráfrase. Referênciação bibliográfica.
Escrita académica e científica. Tipologias em suporte escrito. Artigo. Ensaio. Recensão. Resenha crítica. Relatório. Monografia. Dissertação. Tese
Escrita académica e científica.Tipologias em Suportes Oral/visual/Misto. Comunicação. Conferência. Apresentação em PowerPoint. Poster.



Bibliografia Obrigatória

DUMAZEDIER, J.; LESELBAUM, N. . ; ). “Emergence d’un nouveau secteur des sciences de l’éducation: la sociologie de l’autoformation”, Révue Française de Pedagogie, nº102, pp 5-16, 1993
PACHECO, Natércia; TERRASÊCA, Manuela; CARAMELO, João ; "Formar/Formar-se - que estratégias?", , (CIFOPLEP). Praia, (1999)
BARBIER, René ; “Le journal d'itinérance en formation de formateurs”. , Paris: AECSE (CNAM), (1993) (trad Pacheco Natércia)
As^palavras e as coisas (000057483 972-44-0531-1 Foucault Michel )
PINEAU, G.; MICHÈLE, M. ; Produire sa vie: autoformation et autobiographie, Paris: Edilig, 1983
CIFALI, M. (1996). ; “Démarche clinique, formation et écriture”, , 1996 (tradução de PACHECO N. , Terraseca M. e CARAMELO J.)
VANCRAYENEST, A. ; “L’écriture descriptive des pratiques educatives comme outils de changement”, Pratiques de Formation, nº 20, pp. 45-56., (1990).
BOURDIEU Pierre ; Razões Práticas Sobre a teoria da acção , Lisboa: Celta., (1997)
LOURAU R. ; Le journal de recherche, matériau pour une théorie de l’implication, Paris. Méridiens Klincksieck, (1988)
HESS, Rémi ; "Uma técnica de formação e intervenção: o diário institucional”. , Hess, Rémi; Savoye, Antoine Paris Meridien, (1988) (Tradução: Natércia Pacheco; João Cara)
CALVINO Italo; Se Numa Noite de Inverno Um Viajante, Porto: Público, (2002) ( )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

- Debates;
- Seminários;
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;
- Trabalhos de análise documental.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Exposição, análise documental, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Trabalho Oficinal e tutorial
- Realização de actividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos)
- Análise e reflexão sobre textos indicados
- Trabalho de pesquisa e preparação de apresentações para debate nas aulas
- Trabalho de escrita individual
- Realização de exercícios em grupo
- Orientação do estudo e do trabalho
- Exposição de trabalhos, discussão e avaliação

Trabalho autónomo:
- Leitura e análise da bibliografia recomendada e de outros textos indicados
- Trabalho de pesquisa e preparação para debate nas aulas
- Trabalho de escrita individual
- Construção do trabalho final

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 105,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

1. É obrigatória a presença a, pelo menos, 75% das aulas dadas.

2. No caso dos estudantes que estejam ao abrigo de estatutos especiais, consagrados como tal pela legislação em vigor, a regra enunciada no ponto anterior não se aplica;

2.1 No caso em apreço é obrigatório que os estudantes possam negociar com os professores um plano de trabalho, de estudo e de avaliação alternativo;
2.2 Para concretizar a intenção anunciada no ponto 2.1 será necessário que os estudantes entrem em contacto com os professores, no máximo, até à terceira semana de aulas.


OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Obrigatória a presença a, pelo menos, 75% das aulas dadas.

Aplicação da classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento (cf. art.º 9) a todo e qualquer trabalho, actividade ou prova fazendo parte do processo de avaliação contínua.

De acordo com o que estipula o art.º 12, determina-se que na OEE, as consequências da falta ou da não apresentação de algum dos componentes previstos na avaliação implica a sua apresentação pelo estudante na época de recurso, ou, em última intância, a sua exclusão do processo de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Produção de um portefólio reflexivo:
a) Trabalho de grupo sobre o dossiê de imprensa (1 valor);
b) Debate e reflexão por escrito sobre o dossiê de imprensa (2 valores);
c) Presença em cada palestra (0,25);
d) Trabalhos de reflexão decorrentes da presença nas palestras (1 valor);
e) Trabalho sobre documentos e artigos produzidos em congressos (1 valor);
f) Debate e reflexão sobre o trabalho produzido a partir desses documentos e artigos (2,25);
g) Trabalho de reflexão final sobre o papel e a singularidade dos licenciados em Ciências da Educação (10 valores).

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Procedimentos de Avaliação

Avaliação Distribuída, sem exame final. Como parâmetros de avaliação serão tidos em conta:
- a assiduidade, a participação efectiva e interactiva;
- o empenhamento do estudante ao longo de todo o processo e a qualidade dos produtos realizados, sendo estes constituídos por todos os materiais produzidos pelo estudantes ao longo das aulas, ou resultantes do trabalho autónomo;
- originalidade, rigor, coerência interna, e qualidade da apresentação do trabalho final individual, enquanto resultado de um trabalho de estudo, investigação, análise e reflexão, a e ainda enquanto produto capaz de dar conta de todo um processo desenvolvido numa perspectiva de rigor científico e metodológico, e onde se revelam os conhecimentos e competências adquiridas, desenvolvidas e aplicadas ao nível dos diversos tipos escrita.

As classificações dos estudantes serão apresentadas numa escala de 0 a 20, em qualquer um dos componentes da avaliação.

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) assiduidade e participação (25%);
b) empenhamento no processo e construção de produtos (35%);
c) trabalho final individual enquanto produto elaborado segundo uma marca pessoal (40%).

(25% + 35%+ 40% = 100%)

NOTA: Data limite para entrega do trabalho final - 15.06.2011

Provas e trabalhos especiais

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Não estão previstos.

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

Produção de textos, exercícios e outros materiais escritos durante as sessões de trabalho oficinal;
Análise e reflexão oral e/ou escrita sobre materiais/textos, individualmente ou em grupo;
Apresentação de pequenos trabalhos nas aulas, resultantes de trabalho autónomo dos estudantes;
Realização do trabalho final individual, o qual deve, ainda, espelhar o modo como cada estudante apreendeu, se apoderou e é capaz de aplicar os conteúdos programáticos, de acordo com os objectivos da Oficina de Expressão Escrita, através de uma reflexão individual final que sintetize esse percurso.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Cf. item «Obtenção de Frequência».

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA
A negociar com cada estudante com base no requerimento definido pelo C. Pedagógico

Melhoria de classificação

SEMINÁRIO: PERFIS DE MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO

Qualquer estudante pode requerer a revisão das suas provas, através da apresentação de um recurso a apresentar para o efeito. Neste caso, o professor deverá cumprir os requisitos a que a legislação em vigor o obriga.

A melhoria da classificação será oblecto de indicações precisas, quanto ao(s) trabalho(s) a realizar e aos critérios de valorização dos mesmos, por parte da docente da unidade curricular

OFICINA DE EXPRESSÃO ESCRITA

A negociar caso a caso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-19 às 09:05:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico