Psicologia do Desenvolvimento de Jovens e Adultos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
87 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Com base numa perspectiva ecológica e histórico-social do desenvolvimento humano ao longo do ciclo vital são abordados domínios e tarefas do desenvolvimento (cognitivo, corporal, moral, interpessoal, vocacional, identidade, sexual, ...) ao longo da adolescência e idade adulta em vários contextos da existência (escola, trabalho, família, lazer, ...), visando:
- contribuir para o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento dos jovens e dos adultos como um processo histórico-social resultante da interacção entre o indivíduo e os seus contextos de vida:
-promover as capacidades de análise das principais tarefas e transições desenvolvimentais ao longo do ciclo vital; e
- estimular o derivar de implicações relevantes para a intervenção sócio-educativa no domínio da educação e da formação.
Programa
1º Cap. A perspectiva do ciclo vital e a sua relevância para intervir em educação
Relevância de uma perspectiva ecológica e histórico-social para a compreensão do desenvolvimento humano como desenvolvimento-em-contexto. A conceptualização de Bronfenbrenner dos ecossistemas do desenvolvimento humano.
Principais mudanças ao longo de ciclo vital a partir da teoria psicossocial de Erikson. A construção da identidade como tarefa nuclear da adolescência - os estatutos de identidade de Marcia. Intimidade, generatividade e integridade como tarefas nucleares da idade adulta.
2º Cap. Educação e desenvolvimento psicológico:
O desenvolvimento psicológico como objectivo da educação - reflexão sobre o impacto das experiências educativas formais e não-formais sobre o desenvolvimento.
O caso específico da educação para a cidadania como objectivo transversal do sistema educativo português. Definições de cidadania. Atitudes e formas de envolvimento e participação cívica e política em Portugal numa perspectiva comparada.
3º Cap. O desenvolvimento corporal ao longo do ciclo vital:
As mudanças corporais e a imagem corporal ao longo da vida.
4º Cap. O desenvolvimento cognitivo ao longo do ciclo vital:
A perspectiva estrutural-cognitiva: concepções e processos de mudança, invariantes funcionais (assimilação e acomodação), conceito de estádio. Potencialidades e limites do pensamento formal.
O pensamento pós-formal e a noção de sabedoria na idade adulta.
5º Cap. O desenvolvimento do raciocínio moral ao longo do ciclo vital:
A diferenciação entre forma e conteúdo e a perspectiva de Kolhberg.
A intervenção educativa: estratégias centradas em conteúdos vs. estratégias centradas em processos.
6º Cap. O desenvolvimento interpessoal ao longo do ciclo vital:
A importância do grupo de pares. As relações de intimidade ao longo do ciclo vital.
Estruturas cognitivas do desenvolvimento interpessoal.
A intervenção educativa: estratégias para a resolução de conflitos interpessoais.
7º Cap. O desenvolvimento psicossexual ao longo do ciclo vital:
Ambivalências, mal-entendidos e atribuições sobre a sexualidade adolescente; componentes do processo de socialização sexual; principais comportamentos sexuais; os processos e contextos de educação sexual.
O desenvolvimento psicossexual na idade adulta: homo e heterossexualidade.
A dessexualização do idoso.
8º Cap. O desenvolvimento no contexto familiar:
A perspectiva sistémica da família. Estádios de desenvolvimento da família.
A maternidade/paternidade; o processo de se tornar mãe/pai; as práticas educativas e a comunicação familiar; relações pais-filhos na adolescência.
Divórcio e o recasamento.
9º Cap. O desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo vital:
A adolescência como período privilegiado de escolhas vocacionais. A importância das formações e do trabalho. Expectativas e pressões sociais e familiares. Duas visões do desenvolvimento vocacional: a descoberta e a construção. Estádios e tarefas do desenvolvimento vocacional.
Processos nucleares da intervenção educativa para o desenvolvimento da carreira vocacional: exploração e investimento.
Bibliografia Obrigatória
Miranda Guilhermina Lobato 570;
Psicologia da educação. ISBN: 972-708-830-9
Lourenço Orlando M.;
Psicologia de desenvolvimento cognitivo. ISBN: 972-40-1002-3
Vandenplas-Holper Christiane;
Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Campos Bártolo Paiva;
Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens. ISBN: ISBN 972-674-037-2 (v.1)
Menezes Isabel;
Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social
Costa Maria Emília;
Divórcio monoparentalidade e recasamento. ISBN: 972-41-1408-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, esperando-se dos estudantes um contributo activo e participativo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final do aluno resulta da soma da classificação do trabalho individual e da prova escrita.
No caso da classificação final se situar entre 7,5 e 9,4 valores, o aluno deverá realizar uma prova oral, a agendar num período nunca inferior a 48 horas após a publicação das avaliações.
Provas e trabalhos especiais
Realização de uma pequena entrevista biográfica e sua análise de acordo com o modelo desenvolvimental-ecológico do ciclo vital. Este trabalho é obrigatório e concorre com 30% para o cálculo da classificação final (6 valores). Os estudantes que não entregarem o trabalho individual terão de realizar uma pergunta adicional de desenvolvimento no exame (3 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segue o regulamento geral da FPCE-UP.
Melhoria de classificação
Segue o regulamento geral da FPCE-UP.
Observações
Recomenda-se aos alunos a consulta dos sumários das aulas que incluem bibliografia específica (obrigatória e de aprofundamento) para cada tema, e que dão indicações mais específicas sobre os conteúdos.