Psicologia da Educação I: Aprendizagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
87 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
a) dotar os alunos de um conjunto de instrumentos conceptuais que lhes permitam construir uma reflexão sustentada acerca da articulação entre a Psicologia e a Educação, dos processos de influência educativa que possam ter lugar em contextos formais e, consequentemente, da gestão do processo de ensino-aprendizagem.
b) criar oportunidades de reflexão colectiva e cooperada sobre as temáticas atrás enunciadas.
c) contribuir para a construção de saberes na área da Psicologia da Educação, partindo das temáticas atrás enunciadas.
Competências
a) Ler e analisar textos de referência, no domínio da Psicologia da Educação, relacionados com as temáticas do programa da unidade curricular;
b) Reflectir, individualmente e em grupo, sobre a relação entre educação e aprendizagem;
c) Animar e/ou participar em fóruns que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação entre educação e aprendizagem;
c) Produzir trabalhos escritos, individualmente e em grupo, que tanto constituam a memória dos processos de aprendizagem vividos, como o repositório dos projectos de estudo e de reflexão que os estudantes foram construindo.
Programa
1. Educação e processos de influência educativa
1.1 O paradigma da instrução e a abordagem comportamentalista em educação: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas;
1.2 O paradigma da aprendizagem e a abordagem cognitivista em educação: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas;
1.3 O paradigma da comunicação e a abordagem sócio-construtivista: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas.
2. A acção docente como uma acção de interlocução qualificada
Bibliografia Obrigatória
Vigotsky, L. S.; A formação social da mente, S. Paulo: Martins Fontes, 1998. ISBN: 85-336-0818-7
Oliveira, Martha Khol; Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento - Um processo sócio-histórico, S. Paulo: Editora Scipione, 1997. ISBN: 85-262-1936-7
Trindade Rui;
As^escolas do ensino básico como espaços de formação pessoal e social. ISBN: 972-0-34411-3
Bruner Jerome;
The culture of education. ISBN: ISBN 0-674-17952-8
Silva, Carlos Fernandes da et. al.; Incidentes críticos na sala de aula: Análise Comportamental Aplicada, Coimbra: Quarteto, 2000. ISBN: 972-8535-45-7
Vygotsky L. S.;
Mind in society. ISBN: 0-674-57628-4
Bruner Jerome;
Actos de significado. ISBN: ISBN 972-44-1174-5
Ausubel David P.;
Aquisição e retenção de conhecimentos. ISBN: ISBN 972-707-364-6
Vygotsky L. S.;
Thought and language
Gardner Howard;
Inteligências múltiplas. ISBN: 85-7307-044-7
Gonçalves Óscar F.;
Terapias cognitivas. ISBN: ISBN 975-36-0285-7
Coll César 570;
Desenvolvimento psicológico e educação. ISBN: 85-363-0228-3
Almeida Leandro S.;
Teorias da inteligência
Meirieu Philippe;
Aprender... sim, mas como?. ISBN: ISBN 85-7307-298-9
Meirieu Philippe;
A^pedagogia entre o dizer e o fazer. ISBN: 85-7307-879-0
Trindade Rui;
Educar e aprender na escola. ISBN: 978-989-8151-12-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas expositivas / Conferências;
- Debates, sujeitos a temáticas prefenciais, animados pelo docente ou pelos alunos;
- Trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
63,00 |
|
|
| Trabalhos autónomos de pesquisa |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
| Ensaio |
Teste |
28,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação nesta unidade curricular realiza-se em função de duas alternativas possíveis:
a) Uma primeira opção permite que os estudantes possam concretizar o seu processo de avaliação através:
- da sua participação em debates e na produção de trabalhos de reflexão, individuais ou me grupo, a realizar na sala de aula (6 valores)
- da realização de uma prova presencial sobre a problemática da relação entre educação e aprendizagem (14 valores).
Para que os estudantes possam optar por esta alternativa deverão participar em 75% das aulas efectivamente leccionadas. Caso não cumpram esta condição só poderão optar pela alternativa que se enuncia na alínea seguinte.
b) A segunda opção que se oferece aos estudantes desta unidade curricular passa pela realização de um exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final obtém-se:
a) no caso da primeira opção enunciada, calculando-se a média das notas atribuídas nas duas componentes da avaliação enunciadas no ponto anterior. Em nenhuma das componentes os estudantes poderão obter classificações inferiores a sete valores e meio.
b) no caso da segunda opção enunciada, a nota final a atribuir será a nota obtida no exame final O aluno será considerado aprovado desde que obtenha nove valores e meio. Caso obtenha menos de oito valores será considerado reprovado, podendo ser proposto a uma prova oral se obtiver entre sete valores e meio e nove valores e quatro décimas.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não há qualquer regime de avaliação especial, tendo em conta que o regime proposto contempla todo os tipos de situações que poderão ser abrangidas por esse regime.
Melhoria de classificação
Qualquer estudante pode requerer a revisão das suas provas, através da apresentação de um recurso a apresentar para o efeito. Neste caso, o professor deverá cumprir os requisitos a que a legislação em vigor o obriga.
A melhoria da classificação tanto poderá ocorrer através da realização de um novo exame, no período estipulado para o efeito, como pode consistir na revisão de um ou mais trabalhos que o estudante tenha realizado, seguindo as indicações do docente da unidade curricular