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Teoria e Fundamentos do Currículo

Código: E201     Sigla: TFC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Curriculares

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 82 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

APRESENTAÇÃO
Inserida numa formação de 1º ciclo em Ciências da Educação, esta unidade curricular “Teoria e Fundamentos do Currículo” estrutura-se em torno de duas dimensões: uma, que se prende com a aquisição de um conhecimento nesta área do saber; outra, que diz respeito aos processos de formação e ao desenvolvimento de competências de análise e de intervenção crítica, e que se orientam por um paradigma reconceptualista que perspectiva o currículo e a formação como emancipatórios e geradores de mudanças sociais.
No quadro destas duas dimensões, os OBJECTIVOS da unidade curricular são os seguintes:
- adquirir saberes no domínio de conceitos, teorias e paradigmas que integram a área da educação e do currículo e que, no quadro das Ciências da Educação, forneçam suporte para análises do Sistema Educativo e dos processos formais de educação/formação;
- pré-figurar intervenções curriculares justificadas no quadro de linhas teóricas.
- construir um pensamento crítico e teoricamente fundamentado sobre o currículo no Sistema Educativo Português, nomeadamente no que concerne aos seus objectivos, processos organizativos, papéis atribuídos aos diversos actores, respostas que dá aos desafios colocados pela complexidade das situações presentes nos espaços escolares e de formação pelas características diversas da população nele presentes.
Esta unidade curricular contribui, pois, para o desenvolvimento das seguintes COMPETÊNCIAS:
- configurar processos de observação e de análise de contextos de educação formal e de projectos curriculares;
- capacidade de delinear, sob supervisão adequada, processos de pesquisa em contextos educacionais.



Programa

-Evolução dos papéis atribuídos à escola e à educação
-A educação em Portugal na transição de séculos e sua relação com os pilares da educação para o séc. XXI (UNESCO)
- O currículo no Sistema Educativo Português – princípios com que se compromete e modos como se organiza
- Modelos de organização do currículo
-O direito de todos à educação e os desafios que se colocam à escola nas sociedades actuais
*O currículo e a diversidade sociocultural
*Modos de atenção ao multiculturalismo
-Evolução nas concepções de currículo na sua relação com papéis atribuídos à educação escolar e aos seus agentes
- As relações teoria-prática nos processos de estudo e de investigação curriculares
- Teorias do currículo e paradigmas de Desenvolvimento curricular nas suas relações com os modos de trabalho pedagógico e com os mandatos atribuídos à escola

Bibliografia Obrigatória

LEITE, Carlinda ; “Teorias curriculares. Até uma teoria crítica do currículo”, in LEITE, Carlinda, O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, (2002
LEITE Carlinda e TERRASÊCA Manuela ; Ser Professor/a num Contexto de Reforma, Ed. ASA, (1993
LEITE, Carlinda ; “Os desafios de uma escola para todos numa sociedade multicultural”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003a)
LEITE Carlinda ; “Sinais e percursos da educação e do currículo, em Portugal, nas últimas décadas”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003b)
CONNEL, R. W; “La justicia curricular”, in Escuelas y justicia social, Madrid: Edições , 1997
LEITE, C. e FERNANDES, P. ; “Desafios de um currículo comprometido com a inclusão”, in LOPES, A. E MACEDO, E. (orgs.) et al., Políticas de currículo no Brasil e em Portugal. , Porto: Profedições, pp. 117-132, (2008).
LEITE, Carlinda ; “Multiculturalismo e educação escolar - Cenários do passado e do presente, , Actas do III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , 1995
DELORS, Jaques e al; “Os quatro pilares da educação”, in Educação um tesouro a descobrir, Ed. ASA, 1996
LEITE, Carlinda ; O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo, . Paulo: Papirus Editora, 2001
ZABALA, A. ; “A organização de conteúdos”, in A prática educativa. Como ensinar. , Porto Alegre: ARTMED, (1998)
CONNEL, R. W; “La justicia curricular”, in Escuelas y justicia social, Madrid: Edições , 1997
LEITE Carlinda; “O lugar das questões sobre o currículo nas Ciências da Educação”, Actas do VIII Congresso da SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , (2005)
FERNANDES, Preciosa ; “Perspectivas curriculares de suporte ao ensino básico no sistema educativo português (1989-2005) in Carlinda Leite, Alice Casimiro Lopes, Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil. , Livpsic, pp.35-53 , (2008).

Bibliografia Complementar

Beane, James ; “Integração curricular: a essência de uma escola democrática”, , Fronteiras, v.3, n.2, pp. 91-110, Jul/Dez., 2003
PACHECO, José A .“O que é o Currículo?”,, in Pacheco (2005)."Estudos curriculares", in Para uma compreensão crítica da educação., Porto: Porto Editora, pp. 31-45. , (2005)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Trabalho de campo orientado
Apresentação de trabalhos pelos estudantes
Simulação de actividades
Orientação tutorial
Avaliação da aprendizagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 63,00
Elaboração de uma pesquisa sobre o sistema educativo Trabalho escrito 26,00
avaliação Exame 2,50
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
pesquisa bibliográfica Estudo autónomo 5
Participação nos fóruns Estudo autónomo 25
Total: 30,00

Obtenção de frequência

-Obtenção de frequência com classificação mínima de 8 valores exigida pelo regulamento
(cf. art.º 9) nos vários momentos de avaliação
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá, desde que atempadamente tenha negociado com as docentes :
- realizar os trabalhos previstos para avaliação, com as devidas ponderações e adequações nas formas de os apresentar;
- realizar um exame final escrito com ponderação final de 100%.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Realização de um trabalho de pesquisa sobre o Sistema de Educativo Português e apresentação oral em situação de aula (trabalho realizado em pequenos grupos - máximo 4 elementos) - Ponderação 50%.
- Apresentação, em grupos de 2 elementos, de um texto à turma com suporte PPT/Apresentação de uma síntese sobre ideias veiculadas num fórum - Ponderação 30%.
- Participação nos "fóruns" - Ponderação 20%.
Nota: apreciação qualitativa das participações nas aulas, nomeadamente no debate de questionamento aos grupos que apresentem textos ou sínteses de fóruns




Provas e trabalhos especiais

Em casos específicos, devidamente comprovados e acordados na Coordenação de semestre, as provas escritas podem ser substituídas por provas orais;
No caso de algum aluno não obter frequência, poderá realizar exame final escrito com ponderação final de 100%


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade
às aulas, deverão realizar as componentes de avaliação definidas anteriormente:
- Participação semanal no "fórum" sobre as questões que nele são alojadas, e elaboração de uma síntese final sobre o contributo que teve para a formação no âmbito desta unidade curricular e da formação de um/a mediador/a sócio-educativo e da formação Ponderação 60%.
-realização de duas fichas de leitura de textos de suporte teórico à unidade curricular - 40%





Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame em que poderá ser usada a época de recurso
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