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Introdução às Ciências Sociais

Código: E101     Sigla: ICS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 0 Plano de transição 1 - 6 65 162
LCED 102 Plano Oficial 2007/2008 1 - 6 65 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apresentação:
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.
Pretende-se contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais. Do ponto de vista pedagógico, mobilizam-se temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrista. Em conformidade, visa-se o entendimento da ciência como forma particular de conhecimento e como prática científica, por um lado, chamando à atenção para os procedimentos específicos de carácter teórico e metodológico, e por outro, estimulando, o desenvolvimento da imaginação sociológica e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica.

Deste modo, consideram-se os seguintes objectivos para a UC:
- Observar e analisar contextos e situações da vida quotidiana;
- Identificar nos contextos observados temas e problemas educativos e neles a expressão de fenómenos sociais mais gerais;
- Reflectir sobre a complexidade dos fenómenos identificados, mobilizando, privilegiadamente, o contributo da História, Antropologia e Sociologia;
- Percepcionar e interrogar criticamente a realidade sócio-educativa;
- Adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação e comunicação;
- Iniciar o contacto com os procedimentos teoricos, metodológicos e éticos requeridos na prática científica, bem como com os seus aspectos mais formais

Programa

1. Introdução à compreensão da especificidade da realidade humana enquanto realidade social:
indivíduo, sociedade, natureza e culturas.

2. As Ciências Sociais como forma particular de conhecimento sobre a realidade social: a unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais

3. A constituição das Ciências Sociais: o contributo de Durkheim, Marx e Weber.


Bibliografia Obrigatória

Nunes A. Sedas; Questões preliminares sobre as ciências sociais
Coulson Margaret A.; Introdução crítica à sociologia
Giddens Anthony; Sociologia. ISBN: 972-31-0758-9
Silva A. Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Cuche Denys; A noção de cultura nas ciências sociais. ISBN: ISBN 972-754-142-9
Mills C. Wright; A imaginação sociológica
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Nunes Adérito Sedas; Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tipo de trabalho - Teórico-prático

A- Actividades de contacto (total de horas 65)
Exposição - 30h
Debate - 15h
Tutorias dedicadas à orientação do trabalho de campo - 20h

B - Trabalho autónomo (total de 97h)
Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica - 17h
Pequeno estudo empírico, de carácter exploratório, realizado em grupo: 80h
(incluindo i) pesquisa bibliográfica; ii) comunicação das leituras efectuadas e sua discussão em grupo; iii) recolha de informações no terreno; iv) análise e interpretação das informações recolhidas; v) discussão dos resultados do estudo; vi) redacção do trabalho; vii) preparação para a apresentação do trabalho

C - Avaliação
Apresentação de trabalhos pelos estudantes/Avaliação - 9h

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia
Humanidades > História
Ciências Sociais > Antropologia

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 65,00
Trabalho de terreno - recolha de dados Trabalho laboratorial 30,00
Apoio à realização de trabalhos de investigação Trabalho escrito 35,00
Avaliação dos trabalhos final (apresentação escrita e oral) Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Leitura e análise de textos Estudo autónomo 30
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Obtem-se frequência a esta unidade curricular:
- com nota igual ou superior a 10 valores no trabalho de investigação desenvolvido em ao longo do semestre e apresentado em formato escrito;
- com nota igual ou superior a 10 valores na apresentação oral do trabalho de investigação realizado ao longo do semestre.
Podem ir a exame os/as estudantes que frequentem um mínimo de 75% das horas de contacto previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do trabalho escrito realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 70% no cálculo da nota final da UC.

A classificação da apresentação oral do trabalho realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 30% no cálculo da nota final da UC.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sem frequência às aulas práticas e que por lei podem ser delas dispensados deverão realizar uma prova especial destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular. A realização desta prova decorrerá de acordo com a calendarização sujeita ao acordo formalizado entre estudantes nestas condições e as docentes.

Melhoria de classificação

O processo de melhoria de classificação final realizar-se-á apenas uma vez, consistindo na elaboração de uma reflexão escrita individual em torno dos conteúdos da Unidade Curricular e sua articulação com o trabalho de investigação realizado ou exame a designar.

Observações

Modalidade e procedimentos de avaliação:
Tendo como finalidade exercitar a imaginação sociológica e promover a iniciação nos processos de produção de conhecimento da realidade social através da realização de pequenos trabalhos de pesquisa a propósito de problemáticas socioeducativas contemporâneas, a avaliação nesta Unidade Curricular assumirá a forma de um pequeno trabalho-síntese da disciplina com as seguintes características:
(i) condições de realização: pequeno estudo empírico de carácter exploratório, realizado ao longo do semestre e em articulação com o trabalho a desenvolver no SIMF.
(ii) âmbito: o(s) tema(s) deverão articular-se e reflectir o contributo de conteúdos abordados na disciplina.
(iii) natureza: trabalho de pequeno grupo
O trabalho será apresentado publicamente no período de interrupção lectiva destinado à avaliação e a entregar, por escrito após a mesma.

Critérios de avaliação no trabalho escrito final:
- rigor conceptual,
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica dos dados
- coerência interna da exposição
- originalidade e pertinência
- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor (referências bibliográficas, citações)


Na apresentação pública do trabalho:
- clareza da exposição oral
- gestão das oportunidades de participação
- usos da comunicação verbal e não verbal (ao nível da interpelação, atitude mantida durante a apresentação)
- mobilização criativa de suportes audiovisuais
- consistência e domínio revelados na contra-argumentação
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