Introdução às Ciências Sociais
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentação:
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.
Pretende-se contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais. Do ponto de vista pedagógico, mobilizam-se temáticas emergentes da realidade social que permitam reflectir sobre a especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, idealista e etnocentrista. Em conformidade, visa-se o entendimento da ciência como forma particular de conhecimento e como prática científica, por um lado, chamando à atenção para os procedimentos específicos de carácter teórico e metodológico, e por outro, estimulando, o desenvolvimento da imaginação sociológica e de uma atitude analítica, reflexiva e crítica.
Deste modo, consideram-se os seguintes objectivos para a UC:
- Observar e analisar contextos e situações da vida quotidiana;
- Identificar nos contextos observados temas e problemas educativos e neles a expressão de fenómenos sociais mais gerais;
- Reflectir sobre a complexidade dos fenómenos identificados, mobilizando, privilegiadamente, o contributo da História, Antropologia e Sociologia;
- Percepcionar e interrogar criticamente a realidade sócio-educativa;
- Adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação e comunicação;
- Iniciar o contacto com os procedimentos teoricos, metodológicos e éticos requeridos na prática científica, bem como com os seus aspectos mais formais
Programa
1. Introdução à compreensão da especificidade da realidade humana enquanto realidade social:
indivíduo, sociedade, natureza e culturas.
2. As Ciências Sociais como forma particular de conhecimento sobre a realidade social: a unidade do social e a pluralidade das Ciências Sociais
3. A constituição das Ciências Sociais: o contributo de Durkheim, Marx e Weber.
Bibliografia Obrigatória
Nunes A. Sedas;
Questões preliminares sobre as ciências sociais
Coulson Margaret A.;
Introdução crítica à sociologia
Giddens Anthony;
Sociologia. ISBN: 972-31-0758-9
Silva A. Santos 570;
Metodologia das ciências sociais
Cuche Denys;
A noção de cultura nas ciências sociais. ISBN: ISBN 972-754-142-9
Mills C. Wright;
A imaginação sociológica
Santos Boaventura de Sousa;
Um discurso sobre as ciências. ISBN: 972-36-0174-5
Nunes Adérito Sedas;
Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tipo de trabalho - Teórico-prático
A- Actividades de contacto (total de horas 65)
Exposição - 30h
Debate - 15h
Tutorias dedicadas à orientação do trabalho de campo - 20h
B - Trabalho autónomo (total de 97h)
Leitura e análise da bibliografia recomendada + Pesquisa bibliográfica - 17h
Pequeno estudo empírico, de carácter exploratório, realizado em grupo: 80h
(incluindo i) pesquisa bibliográfica; ii) comunicação das leituras efectuadas e sua discussão em grupo; iii) recolha de informações no terreno; iv) análise e interpretação das informações recolhidas; v) discussão dos resultados do estudo; vi) redacção do trabalho; vii) preparação para a apresentação do trabalho
C - Avaliação
Apresentação de trabalhos pelos estudantes/Avaliação - 9h
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia
Humanidades > História
Ciências Sociais > Antropologia
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
65,00 |
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| Trabalho de terreno - recolha de dados |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
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| Apoio à realização de trabalhos de investigação |
Trabalho escrito |
35,00 |
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| Avaliação dos trabalhos final (apresentação escrita e oral) |
Exame |
2,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Leitura e análise de textos |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtem-se frequência a esta unidade curricular:
- com nota igual ou superior a 10 valores no trabalho de investigação desenvolvido em ao longo do semestre e apresentado em formato escrito;
- com nota igual ou superior a 10 valores na apresentação oral do trabalho de investigação realizado ao longo do semestre.
Podem ir a exame os/as estudantes que frequentem um mínimo de 75% das horas de contacto previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação do trabalho escrito realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 70% no cálculo da nota final da UC.
A classificação da apresentação oral do trabalho realiza-se numa escala 0-20 e terá uma ponderação de 30% no cálculo da nota final da UC.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes sem frequência às aulas práticas e que por lei podem ser delas dispensados deverão realizar uma prova especial destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular. A realização desta prova decorrerá de acordo com a calendarização sujeita ao acordo formalizado entre estudantes nestas condições e as docentes.
Melhoria de classificação
O processo de melhoria de classificação final realizar-se-á apenas uma vez, consistindo na elaboração de uma reflexão escrita individual em torno dos conteúdos da Unidade Curricular e sua articulação com o trabalho de investigação realizado ou exame a designar.
Observações
Modalidade e procedimentos de avaliação:
Tendo como finalidade exercitar a imaginação sociológica e promover a iniciação nos processos de produção de conhecimento da realidade social através da realização de pequenos trabalhos de pesquisa a propósito de problemáticas socioeducativas contemporâneas, a avaliação nesta Unidade Curricular assumirá a forma de um pequeno trabalho-síntese da disciplina com as seguintes características:
(i) condições de realização: pequeno estudo empírico de carácter exploratório, realizado ao longo do semestre e em articulação com o trabalho a desenvolver no SIMF.
(ii) âmbito: o(s) tema(s) deverão articular-se e reflectir o contributo de conteúdos abordados na disciplina.
(iii) natureza: trabalho de pequeno grupo
O trabalho será apresentado publicamente no período de interrupção lectiva destinado à avaliação e a entregar, por escrito após a mesma.
Critérios de avaliação no trabalho escrito final:
- rigor conceptual,
- articulação teoria-prática
- nível de interpretação crítica dos dados
- coerência interna da exposição
- originalidade e pertinência
- apresentação formal do trabalho e observância das normas académicas em vigor (referências bibliográficas, citações)
Na apresentação pública do trabalho:
- clareza da exposição oral
- gestão das oportunidades de participação
- usos da comunicação verbal e não verbal (ao nível da interpelação, atitude mantida durante a apresentação)
- mobilização criativa de suportes audiovisuais
- consistência e domínio revelados na contra-argumentação