Estatística II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Compreender o racional associado aos procedimentos estatísticos recorrendo ao software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences);
2. Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, os procedimentos estatísticos mais apropriados aos problemas de investigação apresentados;
3. Interpretar de forma crítica os resultados da investigação;
4. Detetar diferenças entre grupos e entre diferentes medições no tempo;
5. Analisar a relação entre variáveis, bem como identificar os preditores relevantes de um determinado fenómeno;
6. Apresentar os resultados, relevantes para a comunidade científica, utilizando tabelas e gráficos;
7. Realizar estudos simples onde aplicam procedimentos estatísticos;
8. Dominar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação;
9. Desenvolver o pensamento crítico sobre a aplicação dos procedimentos estatísticos em publicações científicas.
Programa
1. Análise de variância (ANOVA) com um fator:
i) Inter-sujeitos (one-way)
ii) Intra-sujeitos (repeated measures)
2. Análise de covariância (ANCOVA)
3. Noção de correlação linear e sua representação gráfica
4. Regressão linear simples e múltipla
5. Estatística não-paramétrica:
i) Medidas de associação
ii) Testes de diferenças
Bibliografia Obrigatória
Costa, P. & Nascimento, I.; Estatística nas Ciências Sociais - diapositivos das aulas de EST I on-line, 2012 (Disponível no portal de e-learning da Universidade do Porto – http://moodle.up.pt)
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-4338-0561-8
Hair Joseph F. 070;
Multivariate data analysis. ISBN: 0-13-930587-4
Maroco João;
Análise estatística com utilização do SPSS. ISBN: 972-618-331-6
Tabachnick Barbara G.;
Using multivariate statistics. ISBN: 0-321-05677-9
Siegel Sydney;
Estatística não paramétrica
Bibliografia Complementar
Bryman Alan;
Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Pestana Maria Helena;
Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-220-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
• Aulas teórico-práticas em pequenos grupos de 25 estudantes, com componente de e-learning.
• Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
• Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).
Software
IBM SPSS Statistics
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,50 |
|
|
| Trabalho prático |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo/preparação para exame |
Estudo autónomo |
91,5 |
|
|
Total: |
91,50 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 70%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 30%).
A obtenção de uma classificação inferior a 8,0 valores (de 0 a 20) em qualquer uma das modalidades de avaliação leva à reprovação do aluno na unidade curricular.
Os estudantes com classificação de 8 ou 9 valores poderão ser submetidos a um exame oral.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes sob regimes especiais de avaliação, no caso de não terem pelo menos 75% de presenças nas aulas efetuam, ainda, um exame prático na última semana de aulas, de equivalência à ausência de frequência das aulas com resultado apto vs inapto.
Os estudantes que ficarem inaptos no exame de equivalência à assiduidade reprovam na UC.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento.
A melhoria do trabalho prático apenas pode ser efetuada com um novo trabalho no ano letivo seguinte.