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Estatística II

Código: P207     Sigla: ESTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=689
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 192 Plano Oficial 2007/2008 1 - 6 54 162
Plano Oficial 1 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Compreender o racional associado aos procedimentos estatísticos recorrendo ao software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences);
2. Selecionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, os procedimentos estatísticos mais apropriados aos problemas de investigação apresentados;
3. Interpretar de forma crítica os resultados da investigação;
4. Detetar diferenças entre grupos e entre diferentes medições no tempo;
5. Analisar a relação entre variáveis, bem como identificar os preditores relevantes de um determinado fenómeno;
6. Apresentar os resultados, relevantes para a comunidade científica, utilizando tabelas e gráficos;
7. Realizar estudos simples onde aplicam procedimentos estatísticos;
8. Dominar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação;
9. Desenvolver o pensamento crítico sobre a aplicação dos procedimentos estatísticos em publicações científicas.

Programa

1. Análise de variância (ANOVA) com um fator:
i) Inter-sujeitos (one-way)
ii) Intra-sujeitos (repeated measures)
2. Análise de covariância (ANCOVA)
3. Noção de correlação linear e sua representação gráfica
4. Regressão linear simples e múltipla
5. Estatística não-paramétrica:
i) Medidas de associação
ii) Testes de diferenças

Bibliografia Obrigatória

Costa, P. & Nascimento, I.; Estatística nas Ciências Sociais - diapositivos das aulas de EST I on-line, 2012 (Disponível no portal de e-learning da Universidade do Porto – http://moodle.up.pt)
American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-4338-0561-8
Hair Joseph F. 070; Multivariate data analysis. ISBN: 0-13-930587-4
Maroco João; Análise estatística com utilização do SPSS. ISBN: 972-618-331-6
Tabachnick Barbara G.; Using multivariate statistics. ISBN: 0-321-05677-9
Siegel Sydney; Estatística não paramétrica

Bibliografia Complementar

Bryman Alan; Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Pestana Maria Helena; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-220-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

• Aulas teórico-práticas em pequenos grupos de 25 estudantes, com componente de e-learning.
• Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
• Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).

Software

IBM SPSS Statistics

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 38,50
Trabalho prático Trabalho escrito 30,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo/preparação para exame Estudo autónomo 91,5
Total: 91,50

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 70%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 30%).

A obtenção de uma classificação inferior a 8,0 valores (de 0 a 20) em qualquer uma das modalidades de avaliação leva à reprovação do aluno na unidade curricular.

Os estudantes com classificação de 8 ou 9 valores poderão ser submetidos a um exame oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sob regimes especiais de avaliação, no caso de não terem pelo menos 75% de presenças nas aulas efetuam, ainda, um exame prático na última semana de aulas, de equivalência à ausência de frequência das aulas com resultado apto vs inapto.

Os estudantes que ficarem inaptos no exame de equivalência à assiduidade reprovam na UC.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento.
A melhoria do trabalho prático apenas pode ser efetuada com um novo trabalho no ano letivo seguinte.
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