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Comportamento Organizacional

Código: P709     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 42 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final da frequência desta disciplina, o aluno deve:
- Evidenciar conhecimento teórico sobre os fenómenos organizacionais e a forma como eles são influenciados e influenciam os factores psicológicos e os processos relacionados com o comportamento individual e de grupo;
- Atestar conhecimento sobre os fundamentos do comportamento individual, de grupo e organizacional.

Programa

1. O campo de estudos do comportamento organizacional
1.1. Fundamentos do comportamento individual, grupal e organizacional
1.2. Desenvolvimentos recentes no Comportamento Organizacional.
2. O comportamento individual nas organizações
2.1. A motivação para o trabalho e a satisfação com o trabalho
3. Processos organizacionais
3.1. A Liderança
3.2. O Stress Ocupacional
3.3. A Mudança Organizacional

Bibliografia Obrigatória

Cunha Miguel Pina e 070; Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 978-972-8871-16-1
Robbins Stephen P.; Fundamentos do comportamento organizacional. ISBN: 85-87918-64-8
Robbins, S. P.; Comportamento Organizacional , Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999
Kreitner, R. & Kinicki, A.; Organizational behavior, Boston, Massachusetts: Irwin McGraw-Hill, 1998
Galpin T. J.; O^lado humano da mudança

Observações Bibliográficas

It is recommended the regular consultation of the following journals:
- Administrative Science Quarterly
. Human Relations
. Organization Studies

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos pelo docente e pelos estudantes;
Análise de casos – trabalho em pequenos grupos seguido de debate;
Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate;
Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados.

Software

Não aplicável.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Pesquisas bibliográficas, trabalho de grupo, preparação da apresentação oral do trabalho, redação do relatório Trabalho escrito 75,00 2011-12-16
Teste com perguntas de escolha múltipla (20) e de pequeno desenvolvimento (2) Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 29
Total: 29,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente 1 - Trabalho de grupo (50%):
a) Avaliação da participação do grupo/estudantes nas reuniões de apoio tutorial (10%);
b) Avaliação das apresentações orais (15%);
c) Avaliação do relatório (25%);
Componente 2 - Exame final (50%) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento.

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante deve:
1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e,
2) obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 4 do Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP).

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente.
Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (e NUNCA depois da 2ª aula) o docente responsável (Filomena Jordão).

Melhoria de classificação

"Os estudantes podem efectuar melhoria de classificação de exame realizado uma
única vez por unidade curricular, numa das duas épocas de exame final imediatamente
subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha
exame previsto." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP").

A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame mantendo-se válida a avaliação obtida na componente "trabalho de grupo".
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