Psicopatologia do Adulto e do Idoso
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
132 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Competências e Conteúdos
a. Competências a adquirir (learning outcomes)
• Perceber a relação da psicopatologia com as diversas ciências incluindo a psicologia. Compreender a lógica do plano curricular e o interesse da disciplina na formação em psicologia.
• Sustentando-se nos métodos clínico e fenomenológico, perceba o desvio da norma comportamental e desenvolva competências que permitam a aplicação do conhecimento, designadamente em contextos de investigação.
• Compreender e/ou explicar a dinâmica do adoecer. A compreensão psicopatológica aproxima-nos sempre do Homem Total.
b. Conteúdos programáticos (temas) (completar: máximo 10 linhas)
• Bases filosóficas para a compreensão dos métodos clínico e fenomenológico
• O “normal” e o “anormal” em clínica, em psicologia e em psicopatologia
• Dinâmica da personalidade e diálogo desta com o mundo
• Psicopatologia geral (afectividade, senso-percepção, pensamento, consciência, motórica e iniciativa, memória, comunicação)
• Psicopatologia especial (neuroses, psicoses, síndromes demenciais, comportamentos aditivos)
c. Bibliografia básica (3 referências)
• Scharfetter, Ch. (1977): Introdution a la Psicopatologie, Madrid, Ed. Morata
• Schneider, K. (1963): Psicopatologia Clínica, Madrid, Ed. Paz Montalvo
• Jaspers, Karl . (1963): Psicopatologia General, Buenos Aires, Ed. Beta
Programa
Psicopatologia do adulto e do idoso
1. Bases filosóficas, psicológicas e psicopatológicas
2. Do vital ao existencial
3. Do normal ao anormal em psicopatologia
4. Classificações psicopatológicas
5. Psicopatologia geral (semiologia psicopatológica)
6. Psicopatologia especial (o mundo das doenças psíquicas e psicossomáticas)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades do estudante permitindo a aquisição dessas competências
•O discente deverá dedicar aproximadamente 108 horas de estudo e treino de competências relativas à unidade curricular, divididas da seguinte forma:
• 30 horas – expositivas em grupo
• 0 a 6 horas – orientação tutorial individual ou em pequeno grupo
• 8 horas – pesquisas, leitura e revisões de literatura
• 68 horas – estudo autónomo
• 2 horas - avaliação
Trabalho do aluno
a. Tempo: 4 ECTS = 108 horas
b. Horas de contacto: 36H00
c. Tipo de horas de contacto
• T = 30H00
• OT = 6H00
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final resulta da conjugação de dois factores:
Qualitativo: impressão do docente ao longo do semestre, tendo em conta, entre outros elementos eventualmente recolhidos, a assiduidade.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Quantitativo: exame final.
O exame final consta de três partes:
1ª Parte – 100 questões de resposta múltipla
2ª Parte – Uma questão teórica
3ª Parte – Uma questão prática