Práticas Laboratoriais de Psicologia Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
44 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Introdução à Psicologia Social Experimental pelo contacto e reflexão sobre experiências clássicas versando fenómenos psicossociais nucleares no desenvolvimento da disciplina
- Aquisição de competências metodológicas básicas para a planificação e execução de estudos experimentais em Psicologia Social
- Reflexão sobre a diferenciação da abordagem experimental na investigação psicológica relativamente a outras abordagens
- Contacto com os constrangimentos próprios da execução de estudos experimentais em laboratório
- Reflexão sobre as características do método experimental: inferência causal, realismo mundano e realismo experimental, validade de constructo, validade interna e externa, definições operacionais, etc
- Reflexão sobre as implicações éticas inerentes à investigação psicológica, nomeadamente no domínio da Psicologia Social Experimental
Programa
1. Introdução à experimentação laboratorial em Psicologia Social:
1.1. Contacto com estudos experimentais em domínios clássicos da investigação em Psicologia Social;
1.2. Planeamento em pequenos grupos de trabalho de um estudo experimental sobre uma das temáticas apresentadas (necessidade de adequação da metodologia empregue às condições do LPS)
1.3. Execução material no Laboratório de Psicologia Social do estudo planeado, incluindo todas as etapas requeridas pelo design experimental (desde a execução de materiais, testagem e treino de “guiões” experimentais, recolha de dados, processo de aleatorização mais ou menos complexo … até ao debriefing)
1.4. Discussão em grande grupo sobre aspectos teóricos e metodológicos levantados pelo estudo: “relevância” da investigação sobre o fenómeno em questão, possíveis melhoramentos metodológicos ao estudo realizado, metodologias alternativas,etc
2. Os domínios da investigação em Psicologia Social Experimental abordados na disciplina são ajustados à composição das turmas. Nomeadamente, ao número de alunos que as compõem e ao ano lectivo em que estes se encontram.
2.1. No presente semestre, os domínios abordados em estudos conduzidos pelo docente com a colaboração dos alunos - durante o período da aula - são os seguintes: (1) obediência à autoridade, (2) comportamento de ajuda e (3) discriminação entre-grupos.
Após realização de cada um dos estudos, são discutidos os aspectos metodológicos subjacentes a cada um e é traçado o seu enquadramento teórico nos domínios mais amplos, respectivamente, (1) da influência social, (2) do comportamento pró-social e (3) das relações entre grupos e identidade social.
2.3. Os estudos experimentais planeados e executados pelos grupos de alunos podem focar os seguintes domínios de investigação: (1) dissonância cognitiva, (2) atribuição causal, (3) conflito entre grupos, (4) preconceito e discriminação social, (5) reacção ao desvio nos grupos (6) reactância psicológica, (7) polarização grupal, (8) transmissão de rumores, (9) mera exposição, (10) influência minoritária, (11) persuasão, (12) formação de impressões.
Após realização de cada estudo, e respectivo debriefing, são discutidos no grande grupo a metodologia empregue e o enquadramento teórico do estudo realizado.
3. Conteúdos transversais, sempre abordados na discussão em grande grupo:
3.1. A noção de “cenário experimental” na experimentação em Psicologia Social: a construção de situações/contextos “reais” no laboratório, o controlo experimental, manipulação de variáveis e definições operacionais, realismo experimental vs. realismo mundano, o requisito da aleatorização, etc.
3.2. As noções de “medida” e de “validade” na experimentação: constructos, variáveis e definições operacionais.
3.3. Implicações éticas da investigação com seres humanos, nomeadamente na experimentação em Psicologia Social: consciência dos limites à realização dos estudos, importância do consentimento informado e do debriefing, anonimato e confidencialidade, distinção entre manipulação experimental e “engano”, etc.
Bibliografia Obrigatória
Hogg, M. A. & Vaughn, G. M.; Social Psychology, Prentice Hall, 1995 (316.6 HOG/SOC)
Vala Jorge 570;
Psicologia social. ISBN: 972-31-0845-3
Vala, J., & Monteiro, M. B. ; Psicologia social (6ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 (316.6 VAL/PSI)
Hogg Michael A.;
Social psychology. ISBN: ISBN 0-13-486770-X
Judd Charles M.;
Research methods in social relations. ISBN: ISBN 0-03031149-7
Smith, E. R. & Mackie, D. M. ; Social psychology, Psychology Press, 2000 (316.6 SMI/SOC)
Smith Eliot R.;
Social psychology. ISBN: 0-86377-587-X
Judd, C. M., Smith, E. R., & Kidder, L. H. ; Research methods in social relations, Harcourt Brace Jovanovich, 1991 (303 JUD/RES)
Bibliografia Complementar
Glick, P., Zion, C. & Nelson, C. (1988). What mediates sex discrimination in hiring decision. Journal of Personality and Social Psychology, 55, 178-186.
Levine, J. M. (1980). Reactions to opinion deviance in small groups. Em P. B. Paulus (Ed.) Psychology of group influence (pp. 187-231). Hillsdale, NJ, Erlbaum.
Sherif, M. (1956). Experiments in group conflict. Em A. R. Pratkanis & E. Aronson (Eds.), Social psychology, Volume I (pp. 380-389). New York: University Press.
Festinger, L. e Thibaut J. (1951). Interpersonal communication in small groups. Journal of Abnormal Social Psychology, 46, 92-99.
Jones, E. E., & Harris, V. A. (1967). The attribution of attitudes. Journal of Experimental Social psychology, 3, 1-24.
Aronson, E. & Mills, J. (1959). The effect of severity of initiation on liking for a group. Journal of Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181.
Turner John C.;
Social influence. ISBN: 0-335-15340-2
Moscovici Serge;
Studies in social influence
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas. Trabalhos práticos de planeamento e execução material de estudos experimentais no Laboratório de Psicologia Social
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
| Group work |
Teste |
33,00 |
|
2011-12-10 |
| Report |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
|
2011-12-10 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Execução da experiência preparada em pequeno grupo (30%); Apresentação do tema de base do trabalho de grupo (30%) Relatório de trabalho em pequeno grupo, em formato de artigo (40%)
Melhoria de classificação
Pode ser realizado um novo relatório de grupo.
Observações
COMPONENTES DE AVALIAÇÃO:
Trabalho em pequeno grupo (execução de uma experiência)
Apresentação do tema de base da experiência realizada
Relatório da experiência realizada em formato de artigo