Práticas Laboratoriais de Psicologia Social
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
34 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Contacto com experiências de Psicologia Social na perspectiva do experimentador.
2. Familiarização com a planificação e implementação de estudos experimentais em diversas áreas de investigação da Psicologia Social.
3. Introdução aos conceitos relacionados com as experiências em Laboratório de Psicologia Social.
4. Reflexão sobre as implicações éticas da experimentação em Psicologia Social.
Programa
1. Introdução à “prática” laboratorial em Psicologia Social com recurso à apresentação, reprodução e discussão de experiências em domínios clássicos:
a. Processos de influência social (ex. obediência à autoridade e conformidade ao grupo)
b. Processos de grupo (ex. as reacções ao desvio e a emergência da liderança)
c. Estereótipos
d. Etnocentrismo, preconceito e discriminação social
e. Formação de impressões
f. Intervenção em emergências
g. Rumores
h. Atribuições causais
2. A noção de “cenário experimental” na experimentação em Psicologia Social: controlo experimental e construção de situações “reais” em laboratório.
3. As noções de “medida” e “validade” na experimentação: os conceitos de constructo, variável e operacionalização; o recurso a instrumentação especial na experimentação.
4. Implicações éticas da experimentação em Psicologia Social: consciência dos limites à realização da investigação –a importância do consentimento informado e do debriefing; distinção entre manipulação experimental e “engano”; anonimato e confidencialidade.
Bibliografia Obrigatória
Hogg, M. A. & Vaughn, G. M.; Social Psychology, Prentice Hall, 1995 (316.6 HOG/SOC)
Vala, J., & Monteiro, M. B. ; Psicologia social (6ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2004 (316.6 VAL/PSI)
Smith, E. R. & Mackie, D. M. ; Social psychology, Psychology Press, 2000 (316.6 SMI/SOC)
Judd, C. M., Smith, E. R., & Kidder, L. H. ; Research methods in social relations, Harcourt Brace Jovanovich, 1991 (303 JUD/RES)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição com ilustrações práticas e vídeos. Exercícios orientados. Trabalhos práticos em pequeno grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
| Exercício de grupo |
Teste |
2,00 |
|
2008-12-19 |
| Monografia individual |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
27,00 |
|
2009-01-28 |
| Relatório de grupo |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
22,00 |
|
2008-12-19 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
É obrigatória a presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Prova prática de grupo (30%); Relatório de grupo (20%); Monografia individual (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não existem provas ou trabalhos especiais. Todo(a)s o(a)s aluno(a)s devem realizar a Prova prática de grupo, o Relatório de grupo e a Monografia individual.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes que por lei estão dispensados da assistência às aulas, inclui, além da monografia individual, um trabalho destinado a demonstrar que possuem as competências básicas necessárias à implementação de estudos experimentais de Psicologia Social (Artigo 9.°, ponto 4, do Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos da FPCE). As notas deste trabalho e da monografia individual têm o mesmo peso na nota final. Para efeitos de aprovação na disciplina, a nota mínima para ambas as componentes é 8 valores (ponto 6 do artigo 9º do Regulamento). Em todo o caso, os estudantes nestas condições deverão contactar o docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota só pode ser realizada relativamente à componente individual, devendo o(a) aluno(a) apresentar uma nova monografia individual que pode ser a reformulação da anterior. A classificação da nova monografia terá o mesmo peso na nota final (50%).