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Ética e Deontologia em Psicologia

Código: P404     Sigla: EDP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=808
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 285 Plano Oficial 1 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:

1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.

2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.

3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).

4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente códigos deontológicos gerais e setorais (americanos, europeus e português) e padrões de qualidade do exercício profissional

5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.

Programa

1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da acção humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional; caracterização da profissão de psicólogo.

2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis (desenvolvimento ético e epistemológico) e de Kohlberg (desenvolvimento do raciocínio moral); natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.

3. Definição de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.

4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.

5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.

Bibliografia Obrigatória

Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Fisher Celia B.; Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Ordem dos Psicólogos Portugueses ; Código deontológico, Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2011
O.Donohue William ed.; Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004

Bibliografia Complementar

American Psychological Association ; Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct, American Psychological Association , 2002
Federação Europeia de Associações de Psicólogos; Código geral de ética para psicólogos. , Federação Europeia de Associações de Psicólogos, 1995
Prilleltensky, I. ; The Morals and Politics of Psychology: Psychological Discourse and the Status Quo , State University of New York Press, 1994
Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992

Observações Bibliográficas

It will be recommended some reflection/discussion articles about psychological practice produced by Dr. Stephen Behnke, APA Ethics Director [e.g., Behnke, S. (2006). Beyond mere compliance: Three metaphors to teach the APA Ethics Code. Ethics Rounds: Monitor on Psychology, vol. 37, n.º 11].

Those articles will be available in the page of the curricular unit at Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á envolver pequenos grupos de estudantes na construção e concretização de um projeto de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da unidade curricular. A abordagem das questões da ética da intervenção e da investigação psicológica será feita considerando o nível de formação dos estudantes e introduzindo, sempre que oportuno, tópicos que os sensibilizem para a observância de princípios éticos já durante o próprio processo de formação (e.g., como gerir apropriadamente as relações interpessoais com os pares ou terceiros, a necessidade de respeitar o copyright e os direitos de autor nos trabalhos académicos que produzam, etc.). O desenvolvimento das várias fases do projeto (incluindo a sua construção) terá lugar dentro e fora dos tempos de contacto presencial e será acompanhado tutorialmente numa base semanal. Uma vez concluído, o projeto será apresentado e discutido junto com os seus resultados com os pares durante as últimas aulas.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Elaboração e apresentação do projeto Trabalho escrito 15,00
Desenvolvimento e discussão dos resultados do projeto Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 40,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A aprovação nesta unidade curricular depende do cumprimento do pré-requisito de assiduidade (75% das aulas previstas) e da obtenção de uma classificação final não inferior a 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estudante será estimada a partir de duas componentes:

1. Qualidade do projeto apresentado (25%)

2. Qualidade do processo de desenvolvimento do projeto e do produto resultante do mesmo (75%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de atividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes estudantes.

Melhoria de classificação

Sempre que se justifique, a avaliação de recurso ou em tentativa de melhoria de classificação, o estudante deverá realizar um trabalho escrito individual acerca de um tema a definir pelo docente.
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