Ética e Deontologia em Psicologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
285 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
1. Identificar, reconhecer e refletir criticamente sobre as dimensões política, axiológica, ética e deontológica da psicologia, como ciência e profissão, com destaque para as práticas profissionais da psicologia.
2. Diferenciar ética e deontologia enquanto dimensões reguladoras das práticas profissionais em Psicologia.
3. Integrar os elementos estruturantes das dimensões ética e deontológica da cultura profissional dos psicólogos considerando estruturas (princípios) e processos (normas/regras).
4. Compreender e apreciar criticamente documentos normativos da profissão de psicólogo, nomeadamente códigos deontológicos gerais e setorais (americanos, europeus e português) e padrões de qualidade do exercício profissional
5. Mobilizar princípios e valores éticos e regras e normas deontológicas em situações e contextos específicos do exercício profissional do papel do psicólogo.
Programa
1. Enquadramento filosófico e psicológico da dimensão ética da acção humana; clarificação dos conceitos de "ética" e de "deontologia" profissional; caracterização da profissão de psicólogo.
2. Desenvolvimento profissional dos psicólogos: recuperação dos modelos de Perry, Cooper e Lewis (desenvolvimento ético e epistemológico) e de Kohlberg (desenvolvimento do raciocínio moral); natureza dos compromissos éticos e axiológicos dos psicólogos e conflitos de interesses; ética, deontologia, cultura e política na intervenção e na investigação psicológicas.
3. Definição de grupos de problemáticas e de grupos populacionais especialmente relevantes para uma aprendizagem reflexiva sobre a prática profissional ética e deontologicamente competente.
4. Implicações éticas e deontológicas da organização da profissão de psicólogo e da regulação do seu acesso e exercício.
5. Apresentação e discussão de problemas/dilemas ético-deontológicos decorrentes do exercício profissional da Psicologia.
Bibliografia Obrigatória
Bersoff, D.; Ethical conflicts in Psychology (2nd Edition), Washington: American Psychological Association , 1999
Fisher Celia B.;
Decoding the ethics code. ISBN: ISBN 0-7619-2619-4
Francis, R., D.; Ética para psicólogos, Lisboa: Instituto Piaget, 2004
Ordem dos Psicólogos Portugueses ; Código deontológico, Ordem dos Psicólogos Portugueses , 2011
O.Donohue William ed.;
Handbook of professional ethics for psychologists. ISBN: ISBN 0-7619-1189-8
Ricou, M.; Ética e Psicologia: Uma prática integrada, , Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004
Bibliografia Complementar
American Psychological Association ; Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct, American Psychological Association , 2002
Federação Europeia de Associações de Psicólogos; Código geral de ética para psicólogos. , Federação Europeia de Associações de Psicólogos, 1995
Prilleltensky, I. ; The Morals and Politics of Psychology: Psychological Discourse and the Status Quo , State University of New York Press, 1994
Taborda, M. (Coord.); Ética em Psiquiatria, Ordem dos Médicos: Colégio de Psiquiatria, 1992
Observações Bibliográficas
It will be recommended some reflection/discussion articles about psychological practice produced by Dr. Stephen Behnke, APA Ethics Director [e.g., Behnke, S. (2006). Beyond mere compliance: Three metaphors to teach the APA Ethics Code. Ethics Rounds: Monitor on Psychology, vol. 37, n.º 11].
Those articles will be available in the page of the curricular unit at Sigarra.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procurar-se-á envolver pequenos grupos de estudantes na construção e concretização de um projeto de aprendizagem que incida sobre um tema relevante do programa da unidade curricular. A abordagem das questões da ética da intervenção e da investigação psicológica será feita considerando o nível de formação dos estudantes e introduzindo, sempre que oportuno, tópicos que os sensibilizem para a observância de princípios éticos já durante o próprio processo de formação (e.g., como gerir apropriadamente as relações interpessoais com os pares ou terceiros, a necessidade de respeitar o copyright e os direitos de autor nos trabalhos académicos que produzam, etc.). O desenvolvimento das várias fases do projeto (incluindo a sua construção) terá lugar dentro e fora dos tempos de contacto presencial e será acompanhado tutorialmente numa base semanal. Uma vez concluído, o projeto será apresentado e discutido junto com os seus resultados com os pares durante as últimas aulas.
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
Elaboração e apresentação do projeto |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
|
Desenvolvimento e discussão dos resultados do projeto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
40,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A aprovação nesta unidade curricular depende do cumprimento do pré-requisito de assiduidade (75% das aulas previstas) e da obtenção de uma classificação final não inferior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final do estudante será estimada a partir de duas componentes:
1. Qualidade do projeto apresentado (25%)
2. Qualidade do processo de desenvolvimento do projeto e do produto resultante do mesmo (75%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa das aulas) estão sujeitos ao mesmo plano de atividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de classificação dos restantes estudantes.
Melhoria de classificação
Sempre que se justifique, a avaliação de recurso ou em tentativa de melhoria de classificação, o estudante deverá realizar um trabalho escrito individual acerca de um tema a definir pelo docente.