Psicologia da Motivação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
147 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na da dinâmica da acção humana.
- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspectivas que as sustentam.
- Demonstrar conhecimentos actualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade das várias fontes de informação.
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematiza-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância.
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida, escolar, profissionais, familiares, de lazer,para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação.
- Integrar, nas suas concepções pessoais sobre a dinâmica da acção, aspectos relevantes das diversas perspectivas abordadas.
Programa
Introdução ao estudo da motivação: Definição e evolução do conceito.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin).
- Teorias da expectativa x valor:
teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
ansiedade em situação de avaliação
- Teorias cognitivas e sócio-cognitivas da motivação:
teoria do self-efficacy (Bandura);
teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
teoria atribucional (Weiner);
teoria das concepções pessoais de inteligência (Dweck).
- Teorias do self: o auto-conceito e a auto-estima.
Bibliografia Obrigatória
Fontaine A.M.; Motivação en contexto escolar, Universidade Aberta, 2003. ISBN: 972-674-459-8
Bibliografia Complementar
Bracken, B. A.; Handbook of self-concept: Developmental, social and clinical considerations, New York: John Wiley and Sons, Inc., 1996
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto:
Discussão das teorias, investigações no domínio da motivação, e da sua utilidade na análise de situações habituais, em grande grupo - 30 horas;
Aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação, sujeitas a organização prévia, com debate - 6 horas;
Trabalho autónomo:
Leitura e estudo pelos alunos de artigos e textos sobre as temáticas da motivação, preparação das aulas de debate - 54 horas;
Recolha de artigos e textos e preparação de questões e reflexões sobre os temas, que serão apresentados pelos convidados que estarão presentes nas aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação - 18 horas.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A frequência as aulas é desejável na medida em que as aulas são do tipo teórico-prática:
Os alunos devem estar presentes e activos nas aulas, assegurando a preparação necessária ao bom funcionamento das mesmas.
Fórmula de cálculo da classificação final
- Avaliação contínua facultativa baseada nos trabalhos realizados nas aulas.
- Avaliação final objectiva e por escrito, constituída por questões de resposta curta e de desenvolvimento, expressa numa escala de 0 a 20 valores. O aluno realiza com sucesso a unidade curricular se obtiver uma nota mínima de 10 valores.
Provas e trabalhos especiais
Participação na preparação prévia das aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Os alunos devem estar presentes nas aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação, e participar nas actividades de organização prévia das mesmas.
Aconselham-se os alunos abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do 2º semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria só poderá ser efectuada na época de recurso subsequente à obtenção de nota mínima de 10 na prova individual de conhecimentos.