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Psicologia da Motivação

Código: P402     Sigla: PM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 147 Plano Oficial 2007/2008 2 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Compreender a importância da motivação na orientação do comportamento e na da dinâmica da acção humana.
- Compreender a razão da evolução das teorias da motivação ao longo do tempo e das mudanças de perspectivas que as sustentam.
- Demonstrar conhecimentos actualizados no domínio das teorias da motivação, valorizando a complementaridade das várias fontes de informação.
- Analisar os conhecimentos de forma crítica, sistematiza-los e estruturá-los em função dos seus níveis de generalidade e de importância.
- Utilizar os quadros teóricos para analisar problemáticas frequentes em diversos contextos de vida, escolar, profissionais, familiares, de lazer,para apreciar propostas de intervenção no domínio da motivação.
- Integrar, nas suas concepções pessoais sobre a dinâmica da acção, aspectos relevantes das diversas perspectivas abordadas.

Programa

Introdução ao estudo da motivação: Definição e evolução do conceito.
1. Quadros teóricos e aplicações práticas
- Teorias homeostáticas (Hull e Lewin).
- Teorias da expectativa x valor:
teoria da motivação para a realização (Atkinson e McClelland);
ansiedade em situação de avaliação
- Teorias cognitivas e sócio-cognitivas da motivação:
teoria do self-efficacy (Bandura);
teoria da motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan);
teoria atribucional (Weiner);
teoria das concepções pessoais de inteligência (Dweck).
- Teorias do self: o auto-conceito e a auto-estima.

Bibliografia Obrigatória

Fontaine A.M.; Motivação en contexto escolar, Universidade Aberta, 2003. ISBN: 972-674-459-8

Bibliografia Complementar

Bracken, B. A.; Handbook of self-concept: Developmental, social and clinical considerations, New York: John Wiley and Sons, Inc., 1996

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto:
Discussão das teorias, investigações no domínio da motivação, e da sua utilidade na análise de situações habituais, em grande grupo - 30 horas;
Aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação, sujeitas a organização prévia, com debate - 6 horas;
Trabalho autónomo:
Leitura e estudo pelos alunos de artigos e textos sobre as temáticas da motivação, preparação das aulas de debate - 54 horas;
Recolha de artigos e textos e preparação de questões e reflexões sobre os temas, que serão apresentados pelos convidados que estarão presentes nas aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação - 18 horas.


Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A frequência as aulas é desejável na medida em que as aulas são do tipo teórico-prática:
Os alunos devem estar presentes e activos nas aulas, assegurando a preparação necessária ao bom funcionamento das mesmas.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Avaliação contínua facultativa baseada nos trabalhos realizados nas aulas.
- Avaliação final objectiva e por escrito, constituída por questões de resposta curta e de desenvolvimento, expressa numa escala de 0 a 20 valores. O aluno realiza com sucesso a unidade curricular se obtiver uma nota mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Participação na preparação prévia das aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Os alunos devem estar presentes nas aulas abertas sobre investigações em curso no domínio da motivação, e participar nas actividades de organização prévia das mesmas.
Aconselham-se os alunos abrangidos por regimes especiais a virem falar com o docente no início do 2º semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria só poderá ser efectuada na época de recurso subsequente à obtenção de nota mínima de 10 na prova individual de conhecimentos.
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