Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
158 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
3 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do Semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Demonstrar competências de observação do desenvolvimento.
2. Planear apropriadamente as situações de observação.
3. Demonstrar uma atitude crítica construtiva face ao seu próprio trabalho de observação e à interacção estabelecida com a criança observada.
Programa
1. Observação: métodos e instrumentos de registo
2. Aspectos específicos da observação de crianças durante os primeiros anos de vida:
. importância da qualidade da interacção com a criança;
. equilíbrio entre estrutura e responsividade aos interesses da criança;
. dificuldades de registo
3. Áreas desenvolvimentais a considerar na observação.
Bibliografia Obrigatória
Papalia Diane E.;
O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Linder Toni 340;
Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 978-1-55766-871-4
Linder Toni W.;
Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 1-55766-162-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
44,00 |
|
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Construção do instrumento de observação |
Teste |
15,00 |
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Aplicação do instrumento de observação em contexto |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
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|
Relatório e apresentação do trabalho |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
12,00 |
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
É requerida a classificação mínima correspondente a 8 valores em cada um dos componentes de avaliação.
No caso de o aluno faltar a mais de 75% e não ter estatuto que lhe permita a não frequência das mesmas (e.g., estudante trabalhador), terá que frequentar a unidade curricular no ano seguinte.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das notas obtidas nos seguintes componentes:
1. Processo de construção do instrumento de observação acerca das competências desenvolvimentais das crianças - 30% (6 valores);
2. Aplicação do instrumento de observação em situações de observação em contexto a decorrer em instituições dotadas de valências de creche, jardim de infância e actividades de tempos livres - 30% (6 valores)
3. Relatório escrito e apresentação do trabalho realizado - 40% (8 valores)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, este terá que realizar todo o trabalho individualmente, sendo a nota final calculada com base nas componentes cotadas de igual forma aos restantes estudantes:
1. Processo de construção do instrumento de observação acerca das competências desenvolvimentais das crianças - 30% (6 valores);
2. Aplicação do instrumento de observação em situações de observação em contexto a decorrer em instituições dotadas de valências de creche, jardim de infância e actividades de tempos livres - 30% (6 valores)
3. Relatório escrito e apresentação do trabalho realizado - 40% (8 valores)
Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.
Observações
O Relatório escrito deverá ser entregue na última aula do semestre.