Métodos de Investigação em Psicologia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
139 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta Unidade Curricular pretende desenvolver nos estudantes competências no domínio:
- do planeamento, implementação e monitorização de processos de investigação;
- dos critérios de avaliação da qualidade dos processos de inferência da qualidade dos processos de inferência utilizados;
- das técnicas de recolha de informação.
Programa
- Questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas subjacentes às metodologias e instrumentos de recolha e tratamento da informação;
- Metodologias de Investigação: Lógico-positivistas (método hipotético-dedutivo) versus Naturalistas (método holístico-indutivo) e os critérios de qualidade que lhes estão associados;
- A qualidade e a quantidade como referências de "medida" em Psicologia;
- As técnicas de recolha de informação: Observação; Inquérito (Entrevista, Questionário) e Documental (textos, imagens, estatísticas)
Bibliografia Obrigatória
Burgess Robert G.;
A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Ghiglione Rodolphe;
O^inquérito
Cresswell, J. W.; Research design: qualitative & quantitative approaches, Sage Publications, 1994
León, O. G. & Montero, I.; Métodos de Investigación en Psicologia y Educación, McGrawHill, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e análise de artigos científicos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame e Trabalho escrito.