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Métodos de Obervação em Psicologia

Código: LP103     Sigla: MOP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 150 Plano oficial a partir de 2001/02 1 6 13 -

Objetivos

Os objectivos desta disciplina orientam-se numa dupla vertente: assim pretende-se,
1.que os alunos ganhem competências na utilização das principais técnicas de recolha, tratamento e análise de informação/dados relativos aos fenómenos psico-sociais.
2.que a aquisição destas competências básicas tenha sempre como referência estruturante os quadros meta-teóricos (ontológicos, epistemológicos e metodológicos) que lhes "dão forma". Assim privilegiaremos uma abordagem prático-teórica em que o trabalho de "campo" desenvolvido pelos alunos seja sempre acompanhado por uma reflexão sobre os pressupostos que lhes estão subjacentes implícita ou explicitamente.

Programa

1.Abordagem paradigmática (Questões ontológicas, epistemológica e metodológicas presentes na recolha e tratamento da informação sobre os fenómenos psicossociais).Os paradigmas: a) Burrel & Morgan; b) Lincoln & Guba; c) Berger.
2.Objectivos de Investigação (Descrição; Exploração; Explicação; Avaliação; Investigação -acção).
3.Métodos de Investigação: Lógico-Positivistas (método hipotético-dedutivo); Naturalistas (método holístico-indutivo).
4.Unidades de análise (Indivíduo; Grupo; Organização; Comunidade).
5.Fases do desenvolvimento de uma investigação (Fase exploratória; Fase de elaboração; Fase de verificação).
6.Fontes de informação Primárias (Inquérito; Observação; Simulação); Secundárias (registos áudio e vídeo; textos e estatísticas).
7.As técnicas de recolha de informação : Observação; Inquérito (Entrevista, Questionário).
8.A medida em psicologia: níveis de medida (nominais; ordinais; intervalo; razão).
9.Construção de uma escala: formatos da escala (Thurstone; Gutman; Likert; Diferencial Semântico); Avaliação dos itens.
10.Avaliação das medidas: Validade (Conteúdo; Critério); Fidelidade; Sensibilidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final
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