Resumo (PT):
A rádio reflecte o nosso tempo e a forma como nos relacionamos com o tempo. Na internet a rádio inaugura uma nova temporalidade. De todas as características definidoras do meio a noção do tempo é, provavelmente, a que mais profundamente se alterou, o que também espelha o quanto se modificou a forma como hoje vivemos o dia-a-dia: acelerado e em “pause”; eterno e fugaz; episódico e contínuo. Os tempos mudaram e os tempos da rádio e dos seus ouvintes acompanharam essa evolução estabelecendo não um tempo único, como antigamente, mas múltiplos tempos, uma profusão de horários, tendencialmente tantos quantos os ciberouvintes e os seus estados de alma.
Nesta reflexão temos por objectivo abordar as transformações que a tecnologia e a sua apropriação pelo ouvinte operaram na temporalidade da rádio tradicional e na internet, no ouvinte e no ciberouvinte.
Abstract (EN):
The radio reflects our time and how we relate to time. On the internet radio launches a new temporality. Of all the defining characteristics the time is probably the most profoundly changed, which also reflects how much has changed the way we live the every day life: accelerated and in pause; eternal and fleeting, episodic and continuous. Times have changed and the time of radio and their listeners have followed that trend by establishing not only a time, as before, but multiple times, usually as many as the listeners and their moods.
In this reflection we aim to address the changes that technology and its appropriation by the listener operated in the temporality of traditional radio, the webradio, and the listener.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
aisabelreis@gmail.com
Notas:
http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/879
Tipo de Licença: