Resumo (PT):
presente artigo procura fazer uma contribuição para uma crítica da (in)
operatividade, enquadrada pela cibertextualidade, e esboçada através de dois conceitos ou, mais
especificamente, duas operações: repetição e instrução. A partir desta matriz conceptual, e na
senda de alguns debates provenientes de campos como a teoria da literatura, da textualidade,
da arte contemporânea e da teoria da técnica e dos media – ou das técnicas culturais –, explorarse-
ão configurações programáticas, diagramáticas, cibernéticas, algorítmicas e computacionais
da cibertextualidade. Debruçar-nos-emos sobre certos constrangimentos do grupo OuLiPo –
questionando a célebre La Vie mode d’emploi (1978), de Georges Perec, e Comment j’ai écrit un de
mes livres (1987; 1984), de Italo Calvino –, para, de seguida, pensar obras como ÁRVORE (2018), de
Rui Torres, DEFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOREST (2016), de Joana Moll, degenerative (2005) e
AMAZON (2019), de Eugenio Tisselli, ou ainda Tango For Us Two/Too (2019; 2022) de Joana Chicau.
Na esteira destas reflexões, concluir-se-á com um apelo à ciberliteracia.
Abstract (EN):
This article aims to make a contribution towards a critique of cybertextual (in)
operativity, framed by the notion of cybertextuality, and outlined through two concepts or, more
specifically, two operations: repetition and instruction. Drawing on this conceptual matrix, as well
as on debates that are taking place in areas such as literary theory, textuality, contemporary art,
and technology and media theory, cibertextuality’s programmatic, diagrammatic, cybernetic,
algorithmic, and computational will be addressed. We will begin with an analysis of certain
constraints of the group OuLiPo – questioning Goerges Perec’s La Vie mode d’emploi (1978) and
Italo Calvino’s Comment j’ai écrit un de mes livres (1987; 1984). Afterwards, we will reflect on works
such as ÁRVORE (2018) by Rui Torres, Joana Moll’s DEFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOREST (2016),
degenerative (2005) and AMAZON (2019) by Eugenio Tisselli, and Joana Chicau's Tango For Us
Two/Too (2019; 2022). Finally, in the wake of these reflections, we will conclude with a plea for
cyberliteracy.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica